Imagem digital de mão segurando teia de conexões

Como montar um serviço de provedor de internet?

Se hoje você está lendo este post é graças a um provedor de Internet, sabia? Todos os escritórios, empresas, indústrias e afins possuem acesso à Internet. Aliás, qual empresa sobrevive sem essa belezinha hoje em dia? Por esse motivo, esta é uma ótima área para empreender e crescer junto a competitividade do serviço.

Mas afinal, como montar um provedor de internet? Acompanhe a leitura que nós vamos ajudar você a traçar o caminho certo, rumo ao empreendedorismo. E acredite, é possível deixar o percurso um pouco mais fácil a partir de estratégias de mercado. Confira!

Imagem digital de cifrão em neon azul

Afinal, como ser um provedor de Internet que se destaca no mercado?

Montar um serviço/empresa não é difícil, porém requer resiliência. A complexidade que muitas pessoas sentem está na riqueza de detalhes que precisam ser organizados antes de colocar a mão na massa. A falta de planejamento e de um plano de ação são os principais vilões do trajeto, tornando o processo mais complexo do que realmente deveria ser.

As corporações são influenciadas por inúmeros pontos externos e internos, seja por meio do ambiente social, do concorrente direto ou indireto. Tudo que você não consegue controlar é um influenciador externo. Já os fatores internos estão ligados aos processos que acontecem dentro da empresa, como estratégias de marketing e vendas.

Que tal conferir algumas dicas – pensadas para o contexto externo e interno – para ter sucesso no início do seu negócio? Veja:

Imagem digital de uma teia de comunicação com vários ícones

1. Compreenda sua atuação no mercado

Um dos pilares da venda do serviço é ter noção do impacto que sua empresa causa, tanto em questões sociais expandidas como em influência individual cotidiana. Por isso, pesquise em sites confiáveis como a Anatel, a situação que encontra esse nicho e sua prospecção futura.

2. Mapeie os concorrentes nacionais e locais

A nível nacional, temos as gigantes da comunicação, entre elas: OI, CLARO, TIM, VIVO, SKY, NET e outras. Mesmo com essa quantidade de provedores de Internet, o Brasil é um país extenso e apenas as citadas não dão conta de oferecer cobertura total de qualidade para o país. Sendo assim, há grande espaço para abertura de empresas locais, vale aproveitar!

Em todos os estados há serviços de Internet com alta tecnologia e boa conexão. Para citarmos alguns:

  • Rio Grande do Sul temos a Tchê Turbo, Naja Telecomunicações, GTC;
  • Ceará temos a Mob Telecom, Arena Net e Multiplay Telecom;
  • Rio de Janeiro temos a FHP Internet, West, Mundivox.

Estes são alguns exemplos, mas a quantidade existente é enorme. Por esse motivo, mapeie todas as nacionais que estão presentes na sua cidade, como também as regionais, já que elas também influenciam em seu negócio.

Imagem digital de sinal de wi-fi azul neon

3. Entenda os concorrentes diretos e indiretos

Esta etapa está intrínseca a anterior, sendo extremamente necessário entendê-la por completo. Assim, liste os diferentes concorrentes do seu negócio e os distinguia entre diretos e indiretos.

  • Concorrentes Diretos: são as empresas que oferecem o mesmo serviço que o seu, com semelhanças no ticket médio, para o mesmo público alvo e com diretrizes de venda aproximadas.
  • Concorrentes Indiretos: são os serviços que não têm o mesmo objetivo da sua empresa, porém atingem o mesmo público-alvo com estratégia de produto substituto.

4. Trace estratégias antes de entrar no mercado

Nessa fase do projeto, é fundamental utilizar as ferramentas de marketing para entrar no mercado com segurança. Afinal, “abrir as portas” sem plano de ação, escolhendo qualquer PDV (ponto de venda), sem o mix de produtos do nicho, sem análise de SWOT ou sem entender o público alvo e persona, é um tiro no pé.

Potencialize seus resultados com um planejamento antecipado para que sua atuação seja produtiva, engajada e de alta performance.

5. Entenda a proposta da sua empresa

Você sabe a diferença entre provedor de Internet e servidor de Internet? É uma questão básica que perguntam, porém se você responder de forma errônea pode quebrar a confiança na sua marca e no seu negócio.

Entender por completo a sua técnica de venda é essencial, juntamente com os objetivos do serviço e seu impacto no dia a dia do usuário. Já que provedor é quem dá acesso à Internet e o servidor controla as informações da rede.

Imagem digital de pessoa navegando pelo notebook

6. Tenha planejamento e organização

Ter um planejamento organizado e atualizado é fundamental para a perspectiva onisciente do projeto. Utilize de ferramentas disponíveis na internet, como o Trello, Google Workspace e Microsoft Team para te auxiliar no processo de organização. Veja qual melhor se adapta a sua rotina e o mantenha com dados e informações atualizadas.

7. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo

Em resumo, as metas são conquistas que sua empresa quer atingir. Dessa maneira, elenque objetivos com base no ciclo de vida de cada tarefa, o quanto de atuação precisam previamente e lembre-se de mensurar seus resultados após concluídas. Esteja sempre atento a atualizações, notícias e tendências do mercado de provedores de internet.

8. Missão, visão e valores

Os três pilares do seu serviço! Esses pontos são definidos logo no início para que você, seus colaboradores e seus consumidores entendam o propósito da empresa existir, até que ponto quer expandir e quais são os comportamentos, atitudes e valores que são devem ser levados em consideração durante toda a jornada. Tenha isso claro, desde o princípio!

9. Garanta autorização da Anatel

Para atuar legalmente como SCM (Serviço e Comunicação Multimídia) é necessário conseguir a autorização da Anatel, então, faça a regulamentação conforme os pré-requisitos e veja em qual modalidade sua empresa se adequa. Saiba que prestar esse serviço para menos de cinco mil usuários por radiação restrita ou acessos cabeados, não é necessário. Apenas para as empresas que possuem números superiores a cinco mil.

Além disso, é fundamental que esteja dentro do regime tributário ideal, sendo o Simples Nacional o mais comum dentro deste nicho, o melhor é pesquisar e entender as alternativas que melhor atendem a sua necessidade.

10. Estabeleça a área de atuação

Depois que você pesquisou o mercado no âmbito externo, é o momento de montar o projeto de rede. Neste momento, você mensura a sua área de atuação por quantidade de casas, quadras, ruas e regiões, assim, é possível dimensionar a distribuição e planejar o fornecimento ideal.

Se preferir use as ferramentas disponíveis na internet para visualizar informações precisas e seguras, como o Smart.COM da Cianet Labs.

11. Tenha infraestrutura de qualidade

O produto é a internet, mas como você vai levá-la até o usuário é a chave. Desse modo, garanta que os equipamentos utilizados têm boa performance e que continuem com ótimo desempenho mesmo com intempéries, .

Alguns produtos são obrigatórios para iniciar o projeto de rede, confira a lista dos equipamentos iniciais:

Imagem de modem preto com 4 antenas

  • Conectores;
  • Máquina de fusão;
  • OTDR – Optical Time Domain Reflectometer;
  • OLT – Optical Line Terminal;
  • ONT – Optical Network Terminal;
  • Caixas de Terminação e Emenda;
  • Cabo drop low friction;
  • Splitters.

12. Profissionalize na área técnica e administrativa

Empreendedores de sucesso escolhem a dedo seus colaboradores e no seu negócio não é diferente. Trabalhe com pessoas que estão alinhados com os objetivos empresariais e que realmente colaboram para o ótimo desempenho. Implemente as técnicas de endomarketing para ter cultura de inovação e clima organizacional agradável, como também reconheça e beneficie seus companheiros pelos seus esforços.

13. Divulgue em redes sociais

As redes sociais permitem expansões gigantescas e nada melhor do que usar isso ao seu favor. Então, use a rede social que seu publico está e faça as estratégias de marketing para aumentar autoridade dentro da internet. Uma das melhores estratégias é criar conteúdo relevante para seu público e desenvolver relacionamento com o cliente

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Ibyte e descomplique sua vida. Aproveite para conferir o post sobre internet das coisas e fique por dentro deste universo tecnológico.

Até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket