A internet mudou o mundo. Um fato fácil de constatar desde a sua criação, no final dos anos 60, até os dias atuais! Com isso, o empreendedor de sucesso precisou adaptar seu modelo de negócio para ser competitivo em sua área de atuação, não é mesmo?
A estratégia digital surge diante desse cenário como o primeiro passo para guiar sua empresa rumo à lucratividade usando as tecnologias mais ideais para você! Como resultado, seu negócio conquista autoridade na internet, processos internos são otimizados e a inovação no ambiente de trabalho passa a ser parte intrínseca das iniciativas digitais do seu empreendimento!
Quer saber como replicar esse efeito na sua empresa? Continue a leitura e descubra tudo sobre estratégia digital e como ela impacta nos mais diversos setores do seu negócio, como marketing, comercial, operacional e muito mais!
O que é estratégia digital?
O conceito de estratégia digital pode ser entendido como a preparação necessária para uma longa viagem! Com um destino estabelecido (objetivo), será preciso determinar a rota (métodos e etapas) para selecionar o que irá na sua mala (recursos) de acordo com o meio de transporte escolhido (tecnologia).
Se você pretende viajar de carro, faz sentido usar o GPS do celular ou do seu próprio carro para não errar e perder tempo em caminhos que te distanciam do objetivo final. Esse tipo de tecnologia simplificada, por exemplo, não faria sentido se você fosse conduzir um avião. Seria preciso tecnologias de localização e monitoramento do tempo bem mais sofisticadas para evitar falhas, certo?
É exatamente este tipo de raciocínio que vamos utilizar na construção de uma boa estratégia digital para empresas. Por meio de estudos aprofundados, cria-se condições ideais para aplicar o modelo de negócio estruturado usando tecnologias que vão destacar sua empresa no nicho de atuação usando tecnologias próprias para a sua logística.
A presença na internet em redes sociais, site, blog e email marketing já é o primeiro indicativo de que o empreendimento deve ter uma estratégia digital clara e concisa. Afinal, negócios digitais lucrativos integram toda a sua comunicação, criação e oferta de novos produtos e serviços com a operação de tecnologias adaptadas aos seus perfis!
Qual é a importância de se adotar estratégia digital?
A estratégia digital consegue definir como o seu empreendimento se tornará mais competitivo e, consequentemente, referência em excelência para seu público alvo. Ou seja, é a metodologia que pode alavancar o desempenho da sua empresa colocando-a no mapa!
Durante a elaboração da estratégia digital, sua importância se apresenta em cada etapa do planejamento. Para decidir quais são as melhores tecnologias que podem otimizar os processos que estão dificultando a sua logística ou prejudicando o seu lucro final, será necessário mapear a logística da empresa, suas dores e que tipo de valor a tecnologia digital pode agregar à vida do seu cliente.
O que difere estratégia digital de transformação digital?
Podemos elencar aqui alguns aspectos importantes a serem considerados nessa diferenciação de dois grandes conceitos para o mundo empreendedor! Tanto a estratégia quanto a transformação digital colocam a tecnologia em foco para obter respostas de como gerenciar os recursos da organização.
A principal diferença entre os dois conceitos está no modo como eles atuam sobre o modelo de negócio da empresa. A estratégia digital respeita a forma como a empresa entrega valor ao consumidor e propõe mudanças a partir dela. Já quando se trata de transformação digital, as propostas de alteração começam no modelo de negócio e seguem para as operações e a experiência do cliente.
Se você está em busca de tornar o seu empreendimento em um negócio digital, está na hora de entender e desenvolver as etapas que uma boa estratégia digital requer. Vamos juntos descobrir quais são elas? Leia o próximo tópico!
Como criar uma boa estratégia digital?
Agora que entendemos a definição de estratégia digital e o seu objetivo para atuar em prol de uma boa gestão empresarial, vamos aos principais passos para estruturar táticas nesse viés!
Para iniciar o trabalho estratégico, é importante refletir sobre os seguintes aspectos da sua empresa:
- Como o mundo digital afeta a sua empresa?
- Quais são as tendências que o seu nicho vem apresentando em relação à implementação de tecnologias digitais?
- Quais recursos digitais sua empresa utiliza para melhorar a experiência do seu cliente?
- Como a tecnologia digital pode ajudar a sua empresa se diferenciar da concorrência?
Após esse levantamento inicial de informações baseado nos últimos desempenhos do seu empreendimento e conhecimento adquirido em contato com seu público alvo, a estratégia digital começa a ser desenhada da seguinte maneira:
1) Defina uma liderança responsável pelo projeto
Quando citamos projeto, nos referimos à proposta de criar uma estratégia digital que irá remodelar o formato de trabalho até então desenvolvido. Por isso, é importante que se tenha aval dos superiores para que as sugestões de mudança possam ser efetivadas em seguida.
2) Liste ameaças e oportunidades da empresa
Todo negócio, seja digital ou não, deve ter noção de como o ambiente externo ao gerenciamento dele podem afetar seus processos operacionais. Primeiro, elenca-se os fatores negativos que podem prejudicar a evolução do seu negócio chamados de ameaças, como o cenário econômico do país.
Em seguida, é válido listar os aspectos positivos, tanto para a empresa quanto para o cliente que apareceram conforme as últimas mudanças em seu nicho de atuação. Os dados considerados servirão para orientar as suas próximas decisões!
3) Coloque em ação sua visão empreendedora
Ao entender o perfil da sua empresa e mapear as dificuldades pelas quais ela está passando, ou já passou, que tal mudar a sua perspectiva para encontrar novas soluções?
Se é na dificuldade que encontramos boas oportunidades, esta fase da elaboração da estratégia digital avalia quais são as vantagens que cada recurso digital tem a oferecer tanto ao seu negócio quanto à vida do seu cliente.
A análise feita contribuirá no momento de delinear quais mudanças devem ser feitas e quais novas tecnologias serão implementadas. Tudo isso com prazos definidos, responsáveis nomeados e métodos de controle para permitir uma avaliação condizente. Ou seja: verificar se a estratégia digital está funcionando de forma quantitativa.
Estratégia digital para o marketing: por onde começar?
Tendo em mente que toda ação de marketing requer um alinhado afiada no quesito planejamento, execução e monitoramento, é lógico pensar que a estratégia digital de uma empresa deve contemplar a divulgação da marca em suas táticas.
No caso do marketing digital, cujo pano de fundo é a internet, a conversa com seu público alvo pode gerar grandes resultados. Para isso, você deve:
- Elencar os objetivos da comunicação da sua empresa;
- Definir a persona com base no conhecimento que você tem sobre o seu público alvo;
- Escolher os canais de comunicação a serem usados, respeitando o tipo de linguagem que cada um exige;
- Listar os temas pertinentes à sua área de atuação que façam parte dos interesses de seu cliente;
- Fazer o cronograma dos conteúdos a serem veiculados para impulsionar o tráfego qualificado;
- Escolher o método de levantar os resultados gerados e formas de análise.
Com o planejamento de marketing digital pronto em mãos, a estratégia digital ganha força para tirar o melhor proveito dos recursos tecnológicos. Tudo o que você precisa para tirar ideias de negócios digitais do papel e iniciar uma jornada lucrativa!
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Aproveite!
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