A crise chegou no seu negócio? Confira 10 dicas de como superá-la!

Se você é um pequeno empreendedor, provavelmente já lidou com diversos desafios para fazer o seu negócio dar certo. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo em diversos segmentos, hoje em dia, tão importante quanto ter produtos e serviços de qualidade, superar problemas também é essencial.

Entretanto, até o ano de 2020, o que muitos donos de empresas não esperavam era uma crise global como consequência de uma pandemia, na qual impactaria comércios físicos e digitais em todos os países do mundo. Com isso, a superação se tornou o carro-chefe na lista de preocupações dos empreendedores, principalmente os iniciantes.

Caso essa seja a sua realidade, continue a leitura deste texto e saiba quais são as 10 estratégias para os pequenos empreendedores superarem a crise do coronavírus e aproveite para colocar esse plano de ação em prática ainda hoje, para que o seu empreendimento tenha menos impactos possíveis por conta dessa situação global.

1- Desacelere os processos

Desde o começo da readaptação do mercado brasileiro em relação a pandemia, em março de 2020, muitos empreendedores tiveram uma série de dúvidas sobre o cenário nacional, como quais seriam os métodos viáveis de trabalho e se esse seria o melhor momento de tomar à frente e criar estratégias para sobreviver a crise.

Porém, a melhor maneira de se sobressair em meio a tantas dificuldades é desacelerar os processos, ou seja, deixar para fazer grandes investimentos em um momento que a sociedade esteja mais preparada para voltar no mesmo fluxo de ação, mas dessa vez com mais proteção e cuidado com o próximo.

2 – Mantenha o padrão de qualidade

A crise que surgiu como consequência da pandemia atingiu grandes âmbitos de negócios, tecnologia, moda, gastronomia, entre muitos outros, principalmente os gerenciados por pequenos empreendedores. No entanto, em contrapartida com a diminuição do fluxo de trabalho, o padrão de qualidade deve ser mantido para garantir o sucesso do cliente.

Isso quer dizer que as necessidades das pessoas mudaram e, juntamente a isso, a sua maneira de consumir também mudou, pois os consumidores estão mais preocupados com a forma que as empresas manuseiam seus produtos. Dessa forma, para se adaptar a essa realidade, os profissionais precisam desdobrar sua atenção em relação a qualidade.

3 – Economize com equipamentos

A maioria dos momentos de dificuldades no setor empresarial está envolvido com a redução de custos. Porém, tão importante quanto aliviar a saúde financeira, escolher soluções práticas e eficientes também é fundamental para que o negócio continue crescendo, mesmo de forma mais lenta.

Por isso, ao invés de investir grandes quantias em aquisição de computadores e notebooks, alugue equipamentos para sua empresa. Dessa forma, além de aproveitar os benefícios de aparelhos atuais e que suprem suas necessidades, você economiza e tem todo o suporte para realizar manutenções e atualizações de software.

4 – Elabore planos a curto prazo

Todo negócio bem sucedido depende de um bom planejamento, no entanto, em momentos como esse, o pequeno empreendedor precisa criar estratégias a curto prazo, tendo em vista que estamos vivendo uma realidade inconsistente, na qual tudo pode mudar a qualquer momento.

Assim, se você possui uma equipe responsável pelo desenvolvimento da sua empresa, sugira ações que competem os próximos 6 meses, envolvendo tanto as questões financeiras como organizacionais. Assim, deixe para criar planos a longo prazo quando a situação do mercado nacional estiver mais sólida.

5 – Mantenha a transparência com seus funcionários

Ter uma relação transparente com os colaboradores é um dos pilares que sustentam qualquer organização. Agora, mais do que nunca existe a necessidade de manter uma comunicação transparente e precisa com aqueles que dependem da sua empresa para sobreviver.

Por isso, vale a pena identificar juntamente com a sua equipe financeira e de gestão de pessoas quais são as melhores maneiras de estabelecer o sistema de trabalho dos funcionários, seja home office ou trabalho híbrido, como também partir para ações como dar férias para funcionários, aproveitar o banco de horas, entre outras.

6 – Invista no digital

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), caso os empreendedores de empresas de pequeno porte tenham a possibilidade de trabalhar no meio digital, é importante adaptar o seu negócio. Isso porque com a criação de decretos voltados ao fechamento do comércio, o digital se torna a única opção de vender.

Além disso, com a necessidade do isolamento social, cada vez mais pessoas estão presentes nas redes sociais buscando novas formas de se entreter e de consumir produtos. Dessa forma, ao atuar no âmbito online, você também tem mais chances de ser visto por aqueles que ainda não conheciam a sua marca.

7 – Faça atendimentos aà distância

A crise pegou muitos empreendedores de surpresa, por isso, é comum haver a necessidade de realizar atendimentos com os profissionais responsáveis pelas normas do Microempreendedor Individual (MEI). No entanto, em caso de dúvidas sobre as relações de trabalho, entre em contato pelo site ou redes sociais.

Caso você utilize produtos e serviços de fornecedores, também é imprescindível optar pela comunicação aà distância. Afinal, com a necessidade do isolamento social, evitar o contato direto com outras pessoas é essencial tanto para a proteção do próximo quanto para que essa realidade mude o quanto antes.

8 – Revise os contratos com seus fornecedores

Assim como você conferiu no primeiro tópico deste post, atualmente é o momento de desacelerar os processos. Por isso, vale a pena fazer uma revisão dos termos acordados com os seus fornecedores. Isso porque você pode encontrar maneiras de readequar a prestação de serviços que mais beneficiem o seu negócio.

Algumas das formas de revisar os contratos é começar identificando quais são os principais benefícios que a sua empresa tem a ganhar com os seus fornecedores e se realmente você tem a necessidade de contar com tudo o que adquiriu ao assinar a documentação. Caso a melhor opção seja a readequação do contrato, sugira um novo acordo.

9 – Busque parcerias

Como você conferiu neste conteúdo, o momento é de proteger uns aos outros por meio do isolamento, no entanto, é muito importante unir forças, mesmo de longe, para sobressair a essa realidade que afeta tantas pessoas no mundo todo. Então, vale a pena buscar parcerias de outras empresas que têm o mesmo objetivo que você.

Para exemplificar, se você possui uma empresa de gastronomia, encontrar um parceiro para delivery é uma excelente oportunidade para ampliar os seus negócios. Já se o seu negócio é voltado a tecnologia, nesse caso é mais indicado contar com fornecedores que te ofereçam todo o suporte necessário em caso de manutenção dos equipamentos.

10 – Organize o seu financeiro

Ter o financeiro da sua empresa bem organizado é uma das estratégias essenciais para o seu negócio passar pela crise sem grandes prejuízos. Com o caixa estruturado, você terá mais capacidade de identificar suas prioridades, assim, evitará fazer investimento em soluções caras e sem grandes retornos.

Caso você tenha a necessidade de comprar ou trocar os equipamentos da sua equipe, é válido conversar com um consultor especializado, que te auxiliará a identificar os melhores aparelhos e que não exijam gastos expressivos. Assim você mantém a sua equipe com todo o aparato necessário sem ficar no vermelho.

A realidade dos pequenos empreendedores na pandemia

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a pandemia do coronavírus afetou mais de 5 milhões de pequenas empresas no país, na qual tiveram que alterar o seu funcionamento para conseguir atender seus clientes. Além disso, mais de 10 milhões tiveram que parar seus serviços temporariamente.

Ainda segundo a pesquisa, várias empresas estão investindo mais no digital e realizando suas vendas somente por meio do delivery e com horário reduzido. Tudo isso para conseguir driblar o prejuízo financeiro, no qual os dados apontam uma piora do faturamento mensal de quase 80%.

Por isso, conclui-se que o momento atual ainda é de desaceleração e cuidado. Por esse motivo, tanto os pequenos, quanto os médios e grandes empreendedores, precisam lidar com essa situação de forma cautelosa e respeitando todos os protocolos estabelecidos pelo seu município, além de colocar as estratégias de readaptação em prática.

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