Integração Via API: quais as vantagens deste sistema?

Provavelmente você já utilizou algum sistema com integração via API e nem sabe. Entender o que é essa maneira de integração e como ela pode impactar positivamente em um negócio é sem dúvida uma missão importantíssima para pessoas do meio empresarial.

Se você nunca ouviu falar nessa sigla antes, fique tranquilo(a)! Aqui no Descomplik vamos te mostrar o que é e quais as vantagens da integração via API para sua empresa. Vem na sequência:

Afinal, o que é integração via API?

A sigla API vem do inglês e significa Application Progamming Interface, que pode ser traduzido literalmente como interface de programação de aplicação. Parece difícil não é mesmo? Mas garantimos que o conceito de API é mais fácil de entender do que parece.

De maneira simplificada, o API para integração é um conjunto de padrões e instruções que permitem dois sistemas diferentes se relacionarem. Tudo isso sem a necessidade de intervenção humana, apenas com uma conexão de internet. Se você trabalha com programação, já deve ter percebido como isso é útil, não é mesmo?

A integração via API permite que informações transitem de forma prática e eficiente, o que abre espaço para automatização de tarefas. Assim, quando um novo dado chega a um sistema, esse já transmite a informação para outro que inclusive já pode gerar uma ação.

Quais as vantagens da integração via API para empresas?

Agora que você já sabe o que é um software API, chegou a hora de entender quais as vantagens que ele oferece para o seu negócio. Em um mundo cada vez mais digital, e que exige informações sempre atualizadas na tomada de decisão, os sistemas de integração se tornam cada vez mais importantes. Confira mais detalhes na sequência!

Compartilhamento de informações

Empresas com grande volume de informação pode encontrar sérias dificuldades para manter vários sistemas internos com dados atualizados. Essa dificuldade ainda gera mais um problema: a retenção de pessoal qualificado em uma tarefa manual que poderia ser automatizada.

É aqui que as APIs entram em jogo. Configuradas de maneira estratégica, elas analisam e enviam os dados para outros sistemas internos – o que garante a eficiência no processo. Além disso, o acesso a informações “frescas” pode impactar positivamente em todo um setor.

Otimização de tempo

Como já citamos anteriormente, a integração via API automatiza o processo de gerenciamento de dados. Isso é interessante não só para grandes empresas, mas também para pequenas e médias. Negócios menores devem priorizar ainda mais o desenvolvimento de ações estratégicas e outras demandas, deixando o manuseio de dados com o software API.

Isso também facilita a administração estratégica da equipe. Além de ter acesso à uma rede de dados atualizada, ela dispõe de tempo extra e que pode ser aplicado para um desenvolvimento mais rápido e assertivo.

Otimização nos processos do time de T.I

A API também funciona como tradutora entre os sistemas interligados, mas não de forma literal. Softwares desse tipo podem ser usados mesmo em sistemas com construção diferente um do outro. A integração via API também permite que programadores não necessitem se prolongar muito em tarefas simples para realizar o desenvolvimento da aplicação.

Segurança no manuseio de dados

Não é coincidência que a integração via API esteja presente tanto em aplicativos de transações bancárias – como Paypal e Cielo – como também em sistemas que compartilham até mesmo a localização de alguém. Podemos citar diversos nomes de redes sociais para fins de exemplificação.

Isso acontece, porque a segurança oferecida por esse tipo de software é realmente eficiente. A ponte que existe entre os sistemas só pode ser atravessada por uma construção bem específica de dados. Isso cria um acesso restrito que garante a segurança das informações enviadas!

Como escolher um software API para minha empresa?

Para realizar a integração via API é preciso escolher uma opção que cumpra as exigências do procedimento, assim como as estratégias digitais utilizadas na empresa. Para tanto, é preciso conhecer os diferentes tipos de APIs e suas aplicações em cada contexto. Confira mais informações sobre os 3 tipos principais de API logo abaixo:

  • API privado: utilizadas de forma restrita dentro das corporações;
  • API Compartilhado: pode ser utilizada entre sistemas de clientes por exemplo;
  • API pública: como o nome já diz, essa API pode ser acessada livremente.

Também podemos separar as APIs em integração, integração com hardware e modificação de dados. A primeira está presente na grande maioria das transações feitas através de aplicativos e outros sistemas com acesso a internet. Já a segunda pode ser vista em apps que interagem com algum tipo de hardware, como uma câmera de celular.

As APIs com leitura e modificação de dados também são extremamentes comuns e – como o nome já deixa claro – podem não só realizar a leitura de dados, como também modificá-los. Cada um desses fatores deve ser analisado para que a escolha do software API seja feita com mais assertividade.

Gostou do post? Agora você já sabe as vantagens de utilizar uma API no seu negócio. Não deixe acompanhar o blog da Ibyte para receber outros conteúdos relevantes sobre o universo dos negócios digitais, que irão impactar positivamente no desenvolvimento da sua empresa.

Obrigado e até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket