Reinvenção se tornou a palavra-chave dos profissionais que trabalham no setor da gastronomia desde o início da pandemia global por causa do novo Coronavírus. As medidas de segurança como isolamento social e restrição de horários foram apenas alguns fatores que os levaram a buscar meios de continuar na ativa.
Um desses meios é o marketing para empresas, que desde março de 2020 serviu como a principal maneira de atingir as pessoas de forma positiva e, assim, não ser esquecido pelo turbilhão de postagens e anúncios que diariamente são divulgados tanto nas redes sociais quanto nas ruas da cidade.
Por isso, se você trabalha nesse ramo de negócios e ainda não sabe como se reinventar, veja alguns passos de marketing para restaurantes e bares que selecionamos com base em especialistas. Além disso, aprenda a se sobressair nessa situação que já impactou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
O cenário atual dos restaurantes e bares
A pandemia global está sendo um desafio para muitas empresas, principalmente para aquelas do ramo alimentício. Isso porque esse é um setor que usa em sua maior parte o serviço de capital humano para sobreviver.
Ou seja, independentemente do tamanho do negócio, um restaurante ou bar precisa de cozinheiros, garçons, entregadores, profissionais de administração, entre outros. Tudo isso para que o trabalho aconteça.
Além disso, todo o seu capital gira por meio de pessoas, essas que entram em contato todos os dias com a empresa, seja indo ao local ou recebendo o pedido em casa. No entanto, com as medidas sanitárias, tudo mudou.
Por isso, hoje o cenário dos restaurantes e bares é bem diferente do que estávamos acostumados: as portas estão fechadas, os serviços reduzidos e as dúvidas sobre o futuro não param de crescer.
A boa notícia é que a reinvenção serviu como a luz no fim do túnel para que mesmo assim o setor possa se desenvolver e garantir um cenário positivo. Grandes companhias do segmento já saíram na frente com estratégias efetivas para driblar essa realidade e hoje estão lucrando ainda mais. Continue a leitura e saiba mais.
Por que o marketing para restaurantes e bares é tão importante?
O marketing para restaurantes e bares é fundamental atualmente, pois essa atividade não funciona somente como divulgadora da marca, mas também como criadora de relacionamento voltado às experiências dos clientes a fim de fidelizá-los e conquistar novos adeptos.
Sabendo disso, muitos empreendimentos, antes mesmo do cenário que vivemos hoje, já buscavam por estratégias voltadas a intensificar a comunicação entre restaurante e consumidor.
Um grande exemplo disso é a rede de fast food MCDonald’s, um case de sucesso global e que usa o marketing para atingir as pessoas de maneira efetiva, coerente e que desperte o interesse de crianças, jovens e adultos.
Se não fosse pelas suas estratégias bem sucedidas, você pode ter certeza que mesmo sendo uma empresa que vale bilhões, eventualmente poderia ser superada pelos concorrentes que estão na corrida para se tornar a número 1.
5 passos para fazer marketing para restaurantes e bares
Se você chegou até aqui, já entendeu a importância do marketing para pequenos e grandes restaurantes. Por isso, a partir de agora, conheça alguns passos básicos de como se reinventar em plena pandemia global.
Nos próximos tópicos você conhecerá algumas estratégias que podem ser aplicadas hoje mesmo na sua empresa e, a partir disso, elevar ainda mais o seu nível de autoridade entre os concorrentes e superar a crise com mais facilidade.
1 – Diferencie-se no mercado
Antes de começar, pense rapidamente em pelo menos 5 restaurantes ou bares que servem basicamente os mesmos pratos e serviços que você.
Prontamente você já conseguiu pensar em até mais de cinco, não é mesmo? Isso porque a quantidade de estabelecimentos que buscam pelo mesmo objetivo aumenta a cada dia. Dessa forma, é necessário se diferenciar.
Então, o primeiro passo dessa tarefa é fazer ações que te tirem do meio termo. Se você ainda não está nos principais apps de entrega, busque os mais usados na sua cidade, já se as fotos dos seus pratos não são profissionais, renove as fotografias com boas câmeras de smartphones, como dos modelos da Apple, e encante os seus clientes.
2 – Invista em marketing de relacionamento
Hoje em dia as grandes empresas do ramo da gastronomia não buscam apenas em oferecer os melhores pratos, mas também as melhores experiências, tendo em vista que as pessoas já são impactadas diariamente com as mesmas ações.
Assim, use o cenário atual ao seu favor. Aproveite que as pessoas estão passando mais tempo em casa e as ajude a lidarem melhor com a situação. Algumas coisas que você pode fazer a partir de hoje são:
- Criar um programa de fidelidade;
- elaborar um canal de comunicação nas redes sociais para entretê-los;
- fazer promoções surpresa em determinados horários do dia.
3 – Invista no âmbito digital
Um dos maiores pecados capitais atualmente para quem tem um negócio é se abster do meio digital, sabe por quê? Porque todo mundo está lá. Além disso, sabe-se que em todo o planeta, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas no Google em um único dia.
Por isso, imagine que as pessoas da sua região, cidade ou estado estão pesquisando pelo melhor restaurante do local e não te encontram, com certeza outros aparecerão no seu lugar e, assim, despertar o interesse dessas pessoas.
Então, o primeiro passo para mudar a sua realidade é investir nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram e, posteriormente, criar um site para aparecer toda vez que alguém pesquisar no Google.
4 – A melhor experiência do mundo
Quando um cliente escolhe entrar em um restaurante pela segunda vez, provavelmente é porque ele teve uma ótima experiência no primeiro contato, não é mesmo? Agora, com a impossibilidade de frequentar o local, a experiência deve ser adaptada.
Dessa forma, que tal oferecer algo a mais toda vez que o seu cliente te escolher para realizar um pedido? Juntamente com o prato escolhido, vale a pena escrever uma mensagem na embalagem ou enviar uma sobremesa adicional, por exemplo.
São atitudes simples como essas que são capazes de oferecer as melhores experiências do mundo e, assim, fidelizá-los.
5 – Trabalhe um marketing de recomendação
Mais importante do que mostrar o valor da sua marca, é seu cliente fazer isso por você! O marketing de recomendação é uma das estratégias mais importantes para quem é do segmento da gastronomia.
Para garantir que essa estratégia seja um sucesso, invista nos passos que você conheceu neste post e, com isso, fortalecer ainda mais a sua relação com seu cliente. Além de fazer uma aproximação, você terá um defensor da sua marca que o fará de forma natural e gratuita.
Como equipamentos tecnológicos ajudam nas estratégias de marketing
Como você pode conferir neste texto, fazer o marketing para o restaurante ou bar serve tanto para atrair novos clientes quanto para fidelizar aqueles que já te conhecem.
Além disso, você também soube que é possível realizar estratégias bem sucedidas sem a necessidade de contratar agências especializadas. Afinal, todos os passos que apresentamos podem ser realizadas por smartphones, computadores ou tablets.
Atualmente, alguns modelos desses equipamentos são produzidos especialmente para você que tem seu próprio negócio e deseja fazer fotos profissionais, criar seu próprio site e até mesmo administrar suas finanças.
Então, aproveite para começar a fornecer as melhores experiências aos seus clientes e garantir que a realidade da sua empresa seja transformada em pouco tempo.
Antes de encerrar, aqui vai uma dica: para qualquer estratégia de marketing dar certo, é necessário que todos os envolvidos estejam dispostos a dar o melhor todos os dias, tendo em vista que esse é um trabalho recorrente e precisa de pessoas engajadas.
Isso não quer dizer que o processo deva ser maçante, mas que seja constante para que você, seus funcionários e sua empresa colha frutos cada vez melhores e tenham muito sucesso pela frente.
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