Qual o melhor modelo de trabalho para sua empresa

Presencial x Remoto x Híbrido: como adaptar a sua empresa para diferentes modelos de trabalho

Qual o modelo de trabalho adequado para sua empresa: remoto, híbrido ou presencial? Questionamentos como estes passaram a ser mais comuns após a pandemia de Covid-19.

Veja só este dado da pesquisa feita pela WeWork e Page Outsourcing: 95% dos latino-americanos querem flexibilidade ao buscar um novo emprego. Partindo desta informação, é normal já pensar que o modelo remoto é o ideal para ser adotado.

No entanto, se tem algo que aprendemos com a pandemia é que, se uma empresa quer prosperar em diferentes cenários, ela precisa se adaptar! Para você entender como fazer isso na prática em relação aos modelos de trabalho, confira as dicas a seguir!

Dicas para sua empresa retornar ao modelo de trabalho presencial

Esse é o modelo mais tradicional, porém não significa que sua empresa deve permanecer a mesma. Isso é o que mostra mais dados da pesquisa já citada da WeWork e Page Outsourcing, quando o assunto é o que as pessoas esperam dos escritórios físicos:

  • 79% querem uma boa estrutura para reuniões híbridas;
  • 63% priorizam a ergonomia no ambiente de trabalho;
  • 38% desejam espaços para descanso e interação;
  • 24% valorizam benefícios relacionados à alimentação, como snacks e café.

 

Por exemplo, em relação à estrutura para encontros híbridos, o ideal é que sua empresa invista em equipamentos modernos que permitam a rápida conexão, estabilidade e, acima de tudo, a produtividade do time.

Já a respeito do conforto no trabalho por meio da ergonomia, vale a pena conhecer marcas como a Goldentec. Sendo uma das maiores em tecnologia do Brasil, possui produtos com cadeiras, teclados, mouses e acessórios que melhoram a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Como se adaptar ao modelo de trabalho remoto?

Esse formato se popularizou, principalmente no Brasil, após o período de isolamento da Covid-19. Muitos negócios passaram a adotar o modelo sem nem mesmo ter um estudo detalhado das suas vantagens ou desvantagens.

Entre as principais vantagens para a sua empresa está o melhor aproveitamento do tempo e a redução de custos. Afinal, manter os colaboradores em suas casas significa menos gastos para as organizações.

Por outro lado, a empresa deve fornecer a base de trabalho para os funcionários, como ferramentas e equipamentos, além de meios para integração da equipe.

Leia também: 7 ferramentas de trabalho para te auxiliar no modelo remoto

Antes de escolher o modelo de trabalho remoto, atente-se a alguns pontos:

  • segurança das informações e dados que são abordados virtualmente;
  • funções de cada cargo, se podem ser exercidas remotamente sem prejuízos aos resultados;
  • manutenção dos equipamentos fornecidos e termos de responsabilidade de uso.

 

Como se adaptar ao modo de trabalho híbrido?

Este é o formato mais adotado pelas empresas, de acordo com um estudo do Google Workspace, feito em parceria com a consultoria IDC Brasil. O panorama registrado pela pesquisa foi de que 56% das organizações adotaram o modelo híbrido em 2022, enquanto no ano anterior, esse número era de 44%.

A grande vantagem é mesclar os pontos positivos dos formatos presencial e remoto, como redução de custos, reforço da cultura da empresa e gestão de tempo. Além de amenizar os negativos, o distanciamento da equipe e a falta de controle da produtividade.

Para adotar este modelo de trabalho, considere planejar melhorias nas seguintes áreas:

  • segurança: utilize um gerenciador de senhas, faça backups frequentes e, principalmente, use sistemas de proteção nas máquinas dos colaboradores.
  •  gestão: estabeleça devolutivas constantes a respeito dos rendimentos e feedbacks dos projetos.
  • comunicação: tenha ferramentas que facilitem a comunicação rotineira entre o time e lideranças.

Esperamos que, após esta leitura, você tenha o direcionamento para adequar sua empresa ao modelo que se encaixa na sua realidade atual. Até a próxima!

Tags: Sem tags

Comments are closed.

Shopping Basket