Novas Tecnologias: conheça 6 que vão mudar a sua empresa

As novas tecnologias evoluem com uma velocidade impressionante! Basta pensarmos que a televisão em cores era considerada tecnologia de ponta há algumas décadas e, hoje, já pensamos em aparelhos com realidade aumentada e gráficos que quase não se distinguem mais da vida real.

Mas não é apenas no campo do entretenimento que a tecnologia avança cada vez mais. Diversas empresas do ramo já prometem aparelhos que vão revolucionar ou no mínimo melhorar bastante o ambiente de trabalho e a gestão dos negócios.

Ficou interessado? Então continue acompanhando o post que a ibyte preparou com 6 novas tecnologias que vão impactar positivamente a sua empresa ou negócio no curto ou longo prazo!

Novas tecnologias e a logística 4.0

A logística 4.0 é um fenômeno que já está revolucionando diversos conceitos de produção e gerenciamento empresarial. Por meio dela podemos encontrar novos aparelhos e sistemas tecnológicos que visam otimizar esses processos de gestãi, e ajudar não só as grandes empresas, mas também as pequenas e médias.

Algumas delas já estão em vigor e prometem melhorar ainda mais nos próximos anos! Outras estão em fase de testes ou ainda não alcançaram um público relevante. Mesmo assim é importante ficar de olhos nelas, que prometem revolucionar a indústria nos próximos anos. Confira!

1- AGI (inteligência artificial geral)

A Inteligência Artificial é um sistema complexo de redes e algoritmos que consegue realizar cálculos, gerar e analisar dados, corrigir erros e até tomar decisões. Tudo sem a ajuda de uma pessoa física.

A nova tecnologia promete realizar funções significativas, como realizar tarefas intelectuais complexas, aprender sozinha e até mesmo desenvolver uma inteligência emocional. Pode ficar tranquilo que elas não vão dominar o mundo, mas com certeza vão mudar a forma como gerimos as informações.

2- Realidade virtual e realidade aumentada

Algumas pessoas acham que esse tipo de tecnologia é completamente inacessível para pequenas e médias empresas, pois acreditam que a AI é algo que gera muitos gastos, e somente grandes cooperações teriam condições de adotá-la no dia a dia.

Mas, pense só, até pouco tempo atrás não imaginávamos usar um canal de comunicação rápido, ágil e mais assertivo com nossos clientes, mas olha o WhatsApp e o Meet fazendo o maior sucesso!

Do mesmo jeito, as tecnologias VR e AR logo chegarão as massas populacionais e terão seu lugar no departamento de marketing e vendas. Imagine só conseguir experimentar um produto ou serviço sem comprometer a integridade física; as vendas com certeza ficarão bem mais dinâmicas!

3- Transmissão de dados com 5G

O 5G já é uma realidade tanto no dia a dia das pessoas quanto nas empresas e seu alcance só tende a crescer nos próximos anos. Algumas empresas já estavam avançando em seus projetos com o 5G mesmo antes da primeira rede ser ligada no Brasil, o que aconteceu em julho de 2020.

O fluxo de dados da quinta geração de internet wireless permite o aumento de envio e recebimento de arquivos pela rede, influenciando também a reprodução de vídeos, imagens, lives, etc. Sem contar o impulso no desenvolvimento de outras tecnologias, como o já citado VR e AGI – o que é um grande diferencial para o empresário, concorda?

4- Bioplástico

O bioplástico é um material produzido com o uso da energia criada por biomassas renováveis (palha, serragem, gorduras, óleos) e que pode ser usado na indústria em larga escala. Ele ainda está em desenvolvimento e vai demorar um pouco para se tornar realidade. O jeito é esperar e ficar de olho.

5- Tecnologia baseada em blockchain

A blockchain é uma tecnologia precursora do bitcoin. Ela surgiu em 2008 para auxiliar o funcionamento do bitcoin como uma espécie de “registradora” que organiza as transações em uma cadeia de dados super segura.

Para entender melhor basta pensar na blockchain como uma ata que registra os dados em vários computadores, o que torna o processo mais confiável e menos propenso a mudanças, como a tentativa de apagar o registro de uma transação para esconder algo.

6- RPA e a otimização de serviços repetitivos

Como já dissemos anteriormente, algumas tecnologias parecem distantes da realidade, mas estão mais próximas do que imaginamos. A automação de processos robóticos (RPA) é um bom exemplo!

A tecnologia promete simplificar e agilizar processos repetitivos dentro da indústria. Alguns podem se chocar quando pensam na quantidade de empregos que serão reduzidos, mas especialistas apontam um futuro mais positivo e interessante nesse sentido.

A maioria dos serviços repetitivos podem causar danos ao colaborador, a tecnologia previne isso e abre portas para novos caminhos e modelos de negócios que irão surgir com a ascensão dessa e de outras tecnologias.

Já é possível notar que a tecnologia ainda vai influenciar muito o cenário empresarial nos próximos anos. Continue acompanhando o Descomplick para ficar por dentro de todas essas novas mudanças. Confira nosso post sobre marketing para pequenas empresas e continue aprimorando seu negócio. Até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket