Descubra como uma parceria comercial pode fazer a diferença para seu negócio.
Muitos empreendedores autônomos, como técnicos de informática, e lojistas procuram maneiras para se tornarem mais eficientes e competitivos. Umas das formas é por meio de uma parceria comercial.
Mas você sabe ou já ouviu falar sobre esse tema? No post de hoje a gente preparou um artigo que conta um pouco sobre isso e como pode virar o jogo positivamente para você.
O que é uma parceria comercial?
Uma parceria comercial é uma relação entre duas empresas que objetiva o beneficiamento mútuo de ambas, ou seja, todos saem ganhando juntos. Em um mundo competitivo, estabelecer alianças pode ser um diferencial enorme na hora de otimizar a operação da sua empresa/atividade e conquistar mais clientes.
Ben Logel, editor da Small Business UK, disse em um artigo que uma parceria estratégica é qualquer relacionamento empresarial ou entre indivíduos que possa auxiliar seu empreendimento.
Na grande maioria dos casos, uma parceria comercial ocorre em empresas de mesmo segmento de mercado, mas que de alguma forma necessitem um complemento em determinada área do negócio.
Mas o mais importante disso é que ambas possuam uma relação entre seus produtos e serviços, gerando uma ampliação estratégica de atuação. Harbir Singh, diretor do Mack Institute for Innovation Management, já confirmou que essas parcerias e alianças permitem aos empreendedores, autônomos e lojistas encontrarem novas oportunidades.
Como escolher uma boa parceria comercial?
Antes de elaborar sua parceria comercial, tenha em mente que nem sempre o ganho financeiro se traduz em dinheiro entrando no seu negócio de forma instantânea. Expertise, treinamento, marketing ou outros tipos de ganhos também devem ser levados em conta.
Portanto, nada de descartar uma parceria comercial sem pensar todos os benefícios do negócio de forma geral. Muitas das vezes uma aliança gera contatos profissionais, conhecimento de mercado e te posiciona muito melhor entre os concorrentes.
Lembre-se: a sua imagem ou do seu negócio está intimamente ligada com as empresas parceiras que você escolheu. Por isso, é importante analisar com calma, conhecer o histórico, a confiabilidade e os benefícios que essa parceria comercial pode proporcionar.
Algumas das ações mais comuns para saber escolher uma boa parceira de negócios incluem:
- saber para quem fazer a proposta (conheça seu parceiro a fundo);
- explicar e entender a ideia central das ações que serão realizadas;
- criar uma proposta com vias de mão dupla;
- criar objetivos e metas para essa parceria;
- definir responsabilidades em todo processo e o que cada um ganha nessa relação.
O que uma parceria de sucesso precisa ter?
Uma parceria comercial bem sucedida precisa somar qualidades de ambas empresas com o intuito de tornar o negócio mais completo e eficiente. Para saber se essa união poderá gerar bons frutos é preciso avaliar os seguintes pontos:
- As empresas oferecem o mesmo tipo de produto?
- Tem serviços que se complementam/integram?
- Chegam ao mesmo público?
Para exemplificar, podemos citar a parceria entre a Microsoft e Samsung, duas grandes líderes de tecnologia que se uniram para criar, propor e lançar produtos mais integrados. A dona do Windows anunciou que, em sua mais recente atualização, o sistema operacional poderá se conectar aos smartphones da Samsung de forma mais profunda.
Anteriormente diversos aplicativos e serviços da Microsoft foram embargados nos celulares da gigante sul-coreana e agora essa união ficou ainda mais estreita.
De acordo com Satya Nadella, CEO da Microsoft, “a Microsoft e a Samsung compartilham uma longa história de inovação e colaboração, e os anúncios de hoje marcam o próximo estágio de nossa parceria”.
Como você pode observar, quando duas empresas se juntam em prol de um objetivo claro, os resultados podem ser geniais e duradouros.
Parceria entre Ibyte e técnicos de informática e lojistas
Aproveitando todo esse contexto, a ibyte pode ser a candidata perfeita para sua parceria comercial. E não vá pensando que é apenas para lojas de informática! Técnicos autônomos também podem se beneficiar dessa conexão.
Explicando de forma breve, a ibyte é uma marca de varejo especializada em tecnologia e informática, mas também é muito mais que isso. Nós acompanhamos o desenvolvimento de informática no país e nos tornamos especialistas num ecossistema multicanal (omnichannel).
Lá em 2006 nós ultrapassamos a barreira de apenas vendedores, até chegar a fabricante de desktops, notebooks, mini pcs e muito mais. Dentro dessa grande empresa, existem braços responsáveis por conversar com empresas, revendedores, consumidor final e muito mais.
Por isso, apostar numa parceria comercial com a ibyte é uma ótima estratégia para fortalecer seu negócio de informática, seja como lojista ou técnico. Citamos alguns dos benefícios aqui:
- Grande mix de produtos;
- Atendimento personalizado;
- Entrega para todo Brasil;
- Pagamento pelo BNDES;
- Vários anos de experiência de mercado.
A ibyte é a melhor conexão entre o seu cliente e você. Fortalecer seu empreendimento com uma parceria comercial pode ser a chave que vai definir o sucesso do seu negócio. Se você quer saber mais como entrar nessa parceria é só se cadastrar e receber mais informações.
Agora que você já sabe como propor e pensar em ótimas parceiras comerciais para seu negócio, tenha em mente o quão sua empresa ou atividade pode sair fortificada e competitiva nessa relação. Esse tipo de estratégia entrega mais valor, possibilita a ampliação dos clientes e certamente torna você mais competitivo no mercado.
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