Com o avanço da tecnologia, muitas empresas estão se adaptando ferramentas para elevar o desempenho dos negócios e a forma como administram os processos. A transformação digital se tornou parte do nosso cotidiano e, de maneira geral, ela chegou para contribuir e elevar o mundo dos negócios. Seja pela otimização de processos, adaptação de demandas ou, simplesmente, para sobrevivência dos empreendedores.
E foi pensando nisso que o blog Descomplik, da Ibyte, preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema que precisa de um olhar significativo sobre a segurança da informação. Elencamos os principais pilares da transformação digital para você saber como inserir esse contexto na sua empresa.
Aqui vamos falar sobre o uso de tecnologias digitais para desenvolver novos processos de negócio e condições de mercado. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!
A transformação digital da sua empresa: os 5 principais pilares
A transformação digital é uma das tendências empresariais que vem crescendo freneticamente. Isso ocorre, principalmente, pelo cenário de desequilíbrio financeiro e de saúde pública que estamos vivendo, sobretudo, após o período pandêmico. Porém, somente as empresas que acreditam no avanço digital e que estão preparadas para esse transformação, poderá modificar seus negócios.
É fundamental encarar essa transformação tecnológica nos modelos de negócio como algo natural, viu? A inclusão da empresa no meio digital não é apenas uma questão de competitividade, mas sim, uma condição primordial de permanecer no mercado. Ou seja: uma necessidade.
Muitas empresas ainda não possuem estratégias de transformação digital, porém, a maioria já estão trabalhando para isso. Vale lembrar que, a mudança cultural antes da transformação, é essencial para o sucesso da empresa, e isso precisa começar pelo topo da gestão.
1 – Visão de negócio frente a transformação digital
Definir uma visão de estratégia para alcançar a transformação digital, é o pilar mais árduo. É preciso ter aceitação de toda empresa, desenvolvendo estratégias na qual todos concordem, começando pelo diretor executivo. Após a liberação, o próximo passo é identificar os processos que necessitam de alteração ao longo do percurso.
Além disso, é fundamental ter a consciência de que essa preparação digital – transformação digital – causa impactos na receita de acordo com o modelo de negócios de sua empresa. Mas, lembre-se que, em paralelo ao trabalho de definir sua visão de estratégia, existe um negócio para administrar. Manter o foco nos compromissos com as demandas para que sejam compridos, é primordial!
2 – Experiência do cliente
Você já deve ter ouvido o termo “customer experience”, não é mesmo? Trata-se da experiência do cliente em sua jornada como consumidor. E é aqui que entra o ponto mais importante: a satisfação do cliente. Se você deseja um cliente fidelizado com a sua marca, ofereça meios de contato eficientes, deixa sua sua jornada atrativa e proporcione ambiente físico e virtual agradável.
Além disso, o cliente precisa ter segurança na hora de comprar um produto pela internet. Então, se você deseja que o consumidor volte mais vezes, ofereça um serviço ágil e eficiente.
3 – Ajuste de tecnologia
Os clientes usam como canal de comunicação a internet, e é exatamente por isso que o alimento da tecnologia é um dos pilares importantes da transformação digital. Para acompanhar essa nova realidade, é necessário desenvolver novas estruturas e readequação de equipamentos inovadores que sejam mais ágeis. Além de impactar no relacionamento com o cliente, a tecnologia otimiza os processos internos.
Lembre-se que a jornada do cliente é realizada predominantemente por meios digitais e a comunicação passa a ser em tempo real. Por isso é muito importante definir estratégias para que esse meio seja eficaz, pois a experiência do cliente também vai ser baseada na utilização dessa ferramenta.
4 – Cultura
A mudança de cultura da empresa é um dos pilares da transformação digital. Mas essa transformação não acontece de forma mágica, é preciso um trabalho não apenas do diretor executivo, mas sim todos indivíduos da empresa.
Além de ser um dos mais importante pilar da transformação, é também o mais vago, pois são coisas que não podem ser tocadas. Examine cada parte do negócio, faça perguntas aos colaboradores e veja se estão preparados para nova realidade.
5 – Administração
A administração é fundamentação para promover a estratégia de transformação digital, principalmente para remover os obstáculos nos processos. O modelo de administração que você escolher para implementar, é o que vai influenciar nas mudanças necessárias.
A transformação da tecnologia não vem pronta, a mudança é algo permanente e um grande desafio. Além de incluir metas, é preciso adaptar a estratégia digital com o crescimento da receita e modelos de negócios, em paralelo com a redução de gastos.
Lembre-se que a tecnologia está em constante evolução! Então desenvolva estratégias para o seu negócio com a transformação digital e tenha muito mais sucesso no seu empreendimento.
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