Descomplick – O Blog de Informática

Princípios da Segurança da Informação: conheça com a Ibyte!

Data protection laws concept: three books shows the names of three data protection laws on their cover: california consumer privacy act, general data protection regulation and lei geral de proteção de dados pessoais (ccpa, gdpr, lgpd)

A cada dia que passa, os ataques cibernéticos ficam mais aprimorados. E no ramo empresarial, a quantidade de informação que necessita de segurança garantida não é pouco. Mas como proteger os dados da minha empresa de forma eficiente? Conhecer os princípios básicos da segurança da informação é o primeiro passo!

Não sabe quais são ou o que significam? Fique tranquilo! A Descomplik – o blog da ibyte – preparou um post completo para você sair daqui dominando o assunto. Continue a leitura e confira!

Afinal, quais são os 5 princípios da segurança da informação?

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, é preciso acelerar também a criação de mecanismos de proteção para uma rede de dados que só promete crescer. Mas como fazer isso de forma eficiente? Alguns princípios básicos podem ajudar!

Os três pilares mais importantes em relação a proteção da informação são confidencialidade, integridade e disponibilidade. Também conhecidos como trinca sagrada, esses três devem ser cuidadosamente observados para que a segurança da informação seja feita com eficiência.

Entretanto, ainda existem mais dois princípios que podem ser adicionados a lista para que a efetividade seja completa. São eles: o princípio da autenticidade e da irretratabilidade, também conhecida como não repúdio. Na sequência você confere mais detalhes sobre os conceitos e como eles podem ser aplicados na prática!

Princípio da confidencialidade

Esse princípio está diretamente ligado a privacidade de uma informação e é bem fácil de entender. Imagine um arquivo contendo os produtos que são carro-chefe de uma empresa, além de outras informações extremamente relevantes. Arquivos como esses devem ser estritamente confidenciais.

Isso significa que apenas um grupo seleto de pessoas, sistemas ou contas devem ter acesso a ele. Se a concorrência da empresa citada no exemplo tiver acesso ao arquivo, os prejuízos podem ser muito grandes. Por isso, verifique a confidencialidade das informações de sua empresa e garanta que esse princípio não será rompido!

Princípio da integridade

O segundo princípio da segurança da informação está relacionado com o quanto uma informação é fidedigna ao seu estado original. Para simplificar, imagine novamente aquele arquivo contendo dados sobre as vendas da empresa. Arquivos como esse normalmente passam por várias pessoas e devem ter sua integridade observada.

Se, em alguma etapa, o arquivo for corrompido com informações falsas, significa que o princípio da integridade foi quebrado. Por isso, é preciso saber em qual ponto esse arquivo foi violado para que o mesmo não venha a ocorrer novamente. Se ações importantes forem tomadas com base em dados falsos, as consequências podem ser irreversíveis.

Ah, observe se não existem brechas nos sistemas utilizados pela sua empresa. Elas podem ser aproveitadas por pessoas mal intencionadas ou mesmo por alguém inexperiente. Ao corrigir tais problemas, você garante a integridade das suas informações de maneira eficaz.

Princípio da disponibilidade

O princípio da disponibilidade é extremamente importante no ramo empresarial. Isso porque, quando uma informação não é acessível ou encontrada com facilidade, processos simples podem acabar se tornando grandes problemas. Os dados de um cliente em um software interno, por exemplo, podem ficar indisponíveis caso ele pare de funcionar por um tempo.

Caso uma entrega ou transação dependa desses dados, a tarefa pode acabar não sendo efetuada. Logo, é preciso observar se o princípio da disponibilidade está sendo bem empregado na corporação.

Princípio da autenticidade

Embora não esteja na trinca sagrada, esse princípio vem sendo cada vez mais importante dentro das corporações. Isso porque a quantidade de informações criadas em um curto período de tempo cresce cada vez mais. O princípio da autenticidade garante que aquele que se diz o criador de uma informação é realmente o dono dos dados, o que também qualifica tal informação.

Quem deseja criar uma estratégia digital para sua empresa por exemplo, vai precisar levantar muitos dados e informações da corporação para isso. Assim, elas devem ser autênticas para que a estratégia, de fato, funcione.

Princípio da irretratabilidade

Muitos consideram esse princípio uma parte menor do princípio anterior. Mas a discussão sobre sua importância também vem crescendo nos últimos anos. A palavra difícil só quer dizer que, assim como alguém diz ser o criador de uma informação, a mesma pessoa não pode retirar sua autoria sob nenhuma condição.

Esse princípio também é conhecido como não repúdio, mostrando que o autor não pode repudiar a autoria da informação. Dessa forma, o princípio da integridade também entra na jogada. Desse modo, você consegue saber se uma informação é realmente íntegra e, se não for, consegue ter contato com quem é o responsável pela mudança.

Também é possível observar tal princípio em redes sociais e em blogs. Se sua empresa deseja realizar alguma parceria, primeiro é preciso confirmar se a pessoa com quem se está mantendo contato é quem se diz ser ou o autor da página que se deseja alcançar.

Como aplicar os princípios da segurança da informação?

Como vimos até aqui, os princípios da segurança da informação estão integrados no dia a dia de toda empresa. Muitas vezes, a importância deles não é reconhecida. Por isso, o primeiro passo para que sua equipe melhore a segurança da rede de dados é compreender os conceitos com clareza e saber identificá-los durante a gestão.

Com isso, você e sua equipe conseguirão criar um plano efetivo e corrigir brechas em diversas áreas da empresa. Já ressaltamos a importância da segurança da informação nos processos da logística empresarial. Não sabe o que é? Acesse nosso post completo sobre o assunto aqui mesmo no blog.

Obrigado por chegar aqui e até o próximo post!

Sair da versão mobile