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Qual a importância das redes sociais para o seu negócio?

Atualmente, é quase impossível encontrar alguém que nunca usou uma rede social. Isso porque o acesso nessas redes tem aumentado a cada ano e ficou ainda maior durante a pandemia, período em que as pessoas ficaram mais tempo em casa ou precisaram das redes sociais para começar um negócio.

Quer saber como essa estratégia digital pode ser usada para alavancar seu negócio e te ajudar a posicionar sua empresa na frente da concorrência? Então confira algumas formas de usar estas plataformas que são indicadas, tanto para grandes empresas quanto para microempreendedores!

Aumente o alcance da sua marca

Já citamos aqui como algumas pessoas usaram as rede sociais para começar um negócio durante a pandemia, isso é possível pelo fato de poder interagir com um grande público sem sair de casa e usando apenas uma conta na rede social certa.

O público em redes sociais como Instagram, Facebook, Linkedln, Pinterest e Twitter só devem aumentar nos próximos anos e sua empresa pode se beneficiar muito com isso. Use essas redes para aumentar a visibilidade da sua marca e eleve o alcance do seu negócio.

Posicione sua empresa

Se posicionar dentro das redes sociais também pode ser muito útil para solidificar seu negócio e criar uma base de clientes mais fortes. Claro que isso precisa ser feito dentro de uma estratégia que alinhe as ideias do público alvo com a imagem da marca.

Um exemplo de tendência de mercado bom para entender esse tópico seria uma loja de móveis que utilizam madeira reflorestada em seus produtos. Com as redes sociais, essa loja consegue apresentar os valores da sua empresa para pessoas que prezam pelo meio ambiente, o que ajuda a aumentar o valor da marca e posicioná-la de acordo com uma estratégia de negócios.

Eduque o mercado

E falando em estratégias de negócios, que tal usar as redes sociais para apresentar seu produto? Com isso também é possível demonstrar como esse produto pode resolver a necessidade do cliente, tudo isso em uma rede totalmente grátis.

Algumas redes sociais possibilitam um alcance ainda maior e 100% garantido mediante pagamento, mas só as funções gratuitas dessas redes podem ser o suficiente para ajudar pequenos negócios a se estabelecerem no mercado. Se for investir em anúncios, tenha uma estratégia para fazê-lo da melhor forma.

Utilizando as redes sociais da maneira correta é possível não só alcançar mais pessoas como também trabalhar naquelas que já conhecem sua marca, utilize as redes para apresentar novos produtos, promoções e muitas outras coisas que irão manter seu público engajado.

Envolva seu público com a marca

É muito importante utilizar as redes sociais para trabalhar o marketing da empresa, principalmente se você está começando um negócio. Através das redes, é possível chegar mais perto de cada cliente e estar presente no dia a dia dessas pessoas.

As redes sociais também permitem a criação de enquetes e outras formas de interação com o público que podem levantar informações úteis na criação de estratégias, sem contar o fortalecimento do vínculo com a cartela de clientes.

Assim, os consumidores do seu produto ou serviço deixam de ser apenas um número e ficam mais próximos da empresa. É possível até criar um sentimento ao redor da marca, essa estratégia é usada por grandes empresas, mas também está ao alcance de qualquer microempreendedor.

Crie um relacionamento sólido com seu público

A criação de um vínculo com o cliente representa muito mais do que só mantê-lo informado. Um cliente fiel, que entende as qualidade do seu produto e tem uma boa experiência com a sua empresa, vai preferir ficar com você mesmo que apareçam propostas mais baratas.

Isso porque ele sabe que vai encontrar aquilo que precisa com sua empresa e já está bem informado devido a comunicação fluida e constante através das redes sociais. Lembre-se disso ao planejar sua estratégia de marketing para redes sociais e se destaque no mercado.

Leve tráfego para outros canais

Com a criação de uma base sólida nas redes sociais é possível transferir esse pessoal para outros canais, como o próprio e-commerce, e impactar positivamente nas conversões. Esse tráfego também pode ser direcionado para outros locais de interação como blogs e landing pages.

Com isso, você aumenta o engajamento em diversos setores e garante que o cliente terá acesso a todas as informações que rodeiam seu produto ou serviço. Essa estratégia pode ser usada para “manter o cliente por perto” e aumentar as chances de conversão.

Como começar nas redes sociais?

Agora que você já sabe o poder que as redes sociais tem na sua estratégia de negócios, que tal conferir as dicas da Ibyte para começar a usar essas ferramentas do jeito certo? E se você já usa, analise sua estratégia para garantir os melhores resultados!

Escolha a rede social correta

A variedade de redes sociais atualmente é cada vez maior, cada uma possui características próprias que a tornam ideais para diferentes negócios. Também é preciso ficar de olho em qual rede está sendo usada pela concorrência e, principalmente, pelo público alvo. Veja algumas opções:

Se você tem um produto que necessita de visualização por parte do cliente, seria ideal optar pelas redes que trabalham com imagens e vídeos. Em outros casos, redes sociais com uma leitura mais fácil e prática, como o Twitter, podem ser interessantes. Algumas redes ainda oferecem uma área para marketplace, que tornam essas opções ainda mais relevantes.

Tenha uma estratégia definida

O plano de ação deve ser criado com foco no objetivo pensado para aquela rede social. Também é preciso incluir a linguagem que será utilizada em cada postagem. Ela deve estar de acordo com o público e ser acessível.

Tenha cuidado para não achar que ter um engajamento alto nas redes sociais já basta para alavancar o negócio, é preciso ter uma estratégia para fazer com esse público se torne consumidor da marca. Assim você garante que os esforços empregados nas redes serão bem direcionados.

Mantenha a periodicidade

Para manter o engajamento nas redes sociais é preciso manter uma frequência interessante nas publicações. Crie um calendário de postagens e lembre-se de aproveitar as datas sazonais para impulsionar as vendas.

Gostou do post de hoje? Aqui no blog da Ibyte nós publicamos semanalmente outros como esse. Fique por dentro e nos acompanhe pelas redes sociais, para receber outros conteúdos como esse, que irão te ajudar a turbinar os resultados da sua empresa.

Obrigado e até a próxima!

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