Redução de custos nas empresas? 10 passos que vão te ajudar!

Momentos de crise são sempre desafiadores. Assim, mesmo que você possua ótimas estratégias de venda, além de estar melhorando os ganhos, não adianta nada se sua empresa estiver – ao mesmo tempo – também aumentando os gastos.

Nessa situação, muitos empresários tomam atitudes desesperadas e sem um bom planejamento financeiro e organizacional para conseguirem uma eficiente redução de custos, por isso acabam fracassando.

Assim – antes de mais nada – é preciso ter noção da dimensão dos problemas que a empresa está enfrentando, bem como ter em mãos um demonstrativo de todos os gastos que ela possui. Dessa forma, é possível traçar estratégias realmente eficazes para que seu negócio possa passar por esse período crítico sem ter que tomar atitudes mais drásticas.

Pensando nisso, a ibyte consultou seu time de especialistas em negócios, e desenvolveu um conteúdo que pode te direcionar para algumas ações necessárias – e verdadeiramente eficientes – para contornar a situação da sua empresa!

Quer saber mais sobre isso? Continue rolando a página e tenha acesso aos nossos 10 passos para sua empresa sair do sufoco!

Redução de custos: 10 passos para sua empresa sair da crise!

O crescimento de uma empresa está atrelado a diversos fatores. Ter uma boa arrecadação é fundamental para que ela prospere, porém trabalhar com a redução de certos tipos de custos – como os fixos – por exemplo, também fazem parte de uma organização que deseja ter sucesso e ter mais capital.

Assim, mesmo que você venda expressivamente e tenha um ótimo reconhecimento por parte dos clientes, não adianta nada se ao mesmo tempo sua empresa possuir um balanço negativo, tendo em vista os altos custos que ela possui.

Em momentos de crise isso se torna ainda mais prejudicial, pois mesmo que você seja referência no nicho de mercado que atua, a sua empresa irá mal financeiramente, já que não há uma redução – ao menos básica – de custos.

Dessa forma, reduzir custos precisa estar entre os pilares de um negócio que pretende ser promissor e ter bons ganhos. No entanto, não adianta nada sair por aí cortando gastos, sem que antes você tenha consciência de tudo o que envolve a parte financeira da organização.

Por isso, alguns questionamentos precisam ser levantados antes que você possa tomar qualquer decisão, como por exemplo, “eu conheço profundamente os gastos que minha empresa possui?”, “qual o impacto de uma redução de custos para o andamento do negócio?”, “quais seriam as consequências – positivas ou negativas – de fazer alguns cortes?”.

Somente fazendo um balanço geral dos custos que a sua empresa possui é possível verificar quais setores precisarão de mudanças e, assim, determinar quais cortes precisarão ser feitos!

Por isso, nós selecionamos uma lista de atitudes que podem ser interessantes e eficientes para a situação em que sua empresa se encontra! Continue com a gente e aproveite para selecionar aquelas que mais se encaixam no seu contexto.

  1. Planejamento

Obviamente o planejamento é o primeiro tópico de nossa lista, afinal de contas, não é possível que qualquer uma das seguintes atitudes funcionem sem que sejam traçadas estratégias e ações.

Um bom reconhecimento do fluxo de caixa que a sua empresa possui pode te ajudar a compreender melhor quais atitudes tomar, já que ele atua dando uma melhor dimensão sobre como controlar as finanças de sua empresa.

Assim, antes mesmo que você entre em contato com novos fornecedores e renegocie as dívidas da sua empresa junto aos bancos, é necessário que sejam estruturadas atitudes e diretrizes – com base em dados reais – para que os demais passos funcionem. Pense nisso!

  1. Comunicação e internet

Esses dois tipos de custos são chamados de fixos, assim como os gastos com energia e suprimento de água. Em muitos casos, telefonia e internet, são elementos fundamentais para que a empresa funcione e tenha uma boa comunicação com os clientes.

Você deve estar pensando: “já que são tão importantes, será que seria possível reduzir esse tipo de custo?”. Nós te respondemos com toda certeza que sim! Com o avanço tecnológico, hoje possuímos muitas alternativas mais informativas que podem te ajudar.

Além disso, é preciso entrar em contato com sua operadora telefônica, pedir um demonstrativo de ligações feitas, elaborar um balanço e analisar se o pacote que você possui é realmente necessário, ou se é possível trabalhar com um mais em conta.

Contudo, em meio a redução do seu pacote telefônico, é possível adotar uma nova cultura de comunicação com o seu cliente e fornecedores. Aplicativos como WhatsApp, Google Meet e Skype são ótimas opções para não gastar tanto com ligações e somente usar o telefone quando necessário.

  1. Água e luz

Uma das melhores e mais eficientes atitudes para redução de custos de uma empresa é ter uma postura de economia com gastos de energia e água. Como esse tipo de investimento é muito importante para o funcionamento de um negócio, eles não podem ser simplesmente descartados.

Porém, é possível incluir uma nova cultura na empresa que proponha uma conscientização maior entre os funcionários. Elabore uma campanha e enfatize diariamente entre os seus colaboradores.

Além disso, você pode economizar com torneiras e descargas mais econômicas, fazer uso de lâmpadas de LED – que gastam menos energia –, manter equipamentos que não possuem um uso frequente desligados ou em stand by, além de instalar sensores que ativam a iluminação somente sob a presença de alguém no setor.

  1. Impressões

Alguém ainda imprime por aqui? Sim, alguns documentos ainda precisam ser impressos! Contudo, é importante fazer a impressão somente em casos extremamente essenciais, os demais você pode arquivar em nuvem, como Google Drive e Dropbox, ou em banco de dados próprio da organização!

Além disso, procure usar os dois lados da folha para impressão, bem como tentar negociar com seus clientes e fornecedores o envio de notas fiscais – por exemplo – por e-mail. Não jogue os papéis que podem ser usados no lixo. Inclua no dia a dia dos funcionários para que eles possam usar como rascunhos, para fazerem anotações importantes.

  1. Dívidas financeiras

Eis aqui um dos maiores problemas dos empreendedores que se encontram em situação financeira crítica! Sabemos que – nos dias de hoje – é impossível fugir das instituições financeiras, principalmente em se tratando do capital de giro de uma pessoa jurídica.

Contudo, para que sua empresa possa sair do vermelho, é interessante entrar em contato com os bancos em que você possui restrições e dívidas e tentar uma renegociação. Expliquei a situação financeira da sua empresa e tente conseguir um parcelamento com taxa de juros que seja acessível.

Tenha dimensão do que pode pagar ao banco mensalmente, para que o acordo seja realmente viável e – no futuro – você não tenha problemas em não conseguir pagar! Nesse caso é legal trabalhar com uma margem de erro para quanto você possui em caixa para efetivar os pagamentos.

  1. Estoque

Para aqueles que trabalham com a venda de produtos e trabalham com um estoque fixo, é necessário um balanço imediato para conferir qual o real fluxo de produtos. Como assim? É preciso determinar aqueles que saem com mais frequência e aqueles que tendem a ficar mais parados.

Tendo conhecimento do que você possui em estoque é possível traçar uma estratégia de vendas para aqueles itens que não tem tanta saída, fazendo o fluxo de estoque rodar mais. Além disso, por essa metodologia é possível compreender quais produtos são realmente necessários para compra, economizando naqueles que não tem saída da mesma maneira.

  1. Fornecedores

Eu sei, essa parte tende a ser um pouco complicada, considerando que muitos empresários já possuem um relacionamento consolidado com certos fornecedores. No entanto, estamos falando da sobrevivência do seu negócio, não é mesmo? Então vale a pena considerar essa dica!

Você pode entrar em contato com aqueles que já fornecem insumos para você, explicar a situação da empresa, e solicitar mais descontos e condições de pagamento. Caso não seja possível, considere realmente a troca.

Você pode fazer uma varredura das empresas que possuem os produtos que você precisa, e elaborar uma cotação. Nesse caso, é interessante enviar para ao menos três empresas. Assim, além de você conseguir comparar valores, é possível negociar com a escolhida alguns valores que podem ser menores na concorrente, conseguindo assim ainda mais descontos.

  1. Contratações

Uma das atitudes mais difíceis é ter que demitir um funcionário por não conseguir arcar com as custas empregatícias. Para você, fica uma situação desconfortável, além de para o colaborador ser péssimo, já que ele também possui contas a pagar!

Assim, nesse período evitar contratações. Trabalhe com o corpo de funcionários que já possui e – caso a carga de trabalho aumente – tente dividir as demandas de forma que ninguém fique sobrecarregado.

A última opção e mais drástica é efetuar demissões. Porém, antes disso, analise todos os custos demissionais, bem como os valores gastos para – futuramente – contratar um novo colaborador. Lembre-se, ele deverá ser treinado e ambientado, o que envolve investimento financeiro.

  1. Logística

Lembra lá em cima que tratamos da necessidade de contratar novos fornecedores? Pois é, esse passo está completamente relacionado a logística dos produtos que você precisa comprar para sua empresa.

Isso pois, não basta somente conseguir melhores condições de preço sob os valores empregados nos próprios itens adquiridos, mas sim também no frete para levá-los até você! Por isso, tente negociar uma política de frete fixa e que seja acessível.

Lembre-se! O valor de um produto não envolve somente o próprio produto, mas todos os encargos que vem relacionados a ele. Invista em soluções mais acessíveis, negociando uma taxa menor, para que você possa ter um melhor custo e benefício.

  1. Ajuda dos colaboradores

Não esconda dos funcionários que a empresa está passando por um momento de crise! Eles precisam compreender como está a situação do local de trabalho, justamente para que possam sentirem-se engajados a ajudar o empreendimento voltar a ser próspero.

Para isso, é preciso deixar claro para cada gestor que ele precisa ter afinidade e informar os funcionários de seus setores da situação real em que a empresa se encontra e – por isso – algumas coisas poderão mudar.

Peça para que os gestores tenham empatia, mas enfatize que a colaboração de todos é importante para que a empresa possa se reerguer e assim todos possam manter seus empregos.

Funcionários motivados, que se sentem incluídos nas decisões, bem como reconhecidos como importantes, tendem a ser ainda mais eficientes e compreender melhor certas atitudes mais radicais. Conte com seus funcionários e tenha o apoio deles nesse momento tão difícil!

O cenário atual não é um dos mais promissores, principalmente para quem está passando por um período de crise. Porém, por meio de ações simples e eficientes é possível conseguir que sua empresa saia do vermelho. Nesses momentos é preciso investir em criatividade e inovação, saindo do comodismo e arriscando em novas alternativas!

Gostando do nosso conteúdo? A ibyte sempre procura trazer informações importantes para que você possa dar mais engajamento ao seu negócio! Que tal continuar conosco e conferir muito mais do que preparamos para você em nosso blog? Aproveite e faça a leitura do nosso post sobre como deixar seus clientes ainda mais satisfeitos! Te vejo por lá, beleza?

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