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Vantagens da Inteligência Artificial para Sua Empresa

Quando alguém fala em inteligência artificial logo pensamos em robôs dominando a humanidade ou carros que dispensam a necessidade de motoristas. Mas a realidade é que essa tecnologia já está bem presente no dia a dia das pessoas.

Diversos sites e ferramentas de busca já usam sistemas que conseguem cruzar dados para fornecer opções de produtos e serviços que não foram pesquisados diretamente pelo usuário, tudo isso sem o comando de uma pessoa física.

Esse é apenas um exemplo de como a I.A. já está presente na nossa rotina. Quer ver mais? Então acompanhe o post que a ibyte preparou e entenda tudo sobre as novas tecnologias que acompanham a Logística 4.0, que é um marco no sistema empresarial.

Afinal, o que é I.A. e como aplicar na empresa?

Essa é a sigla para inteligência artificial, que de maneira simples representa um conjunto de algoritmos computacionais que consegue realizar tarefas, corrigir erros, gerar e cruzar dados sem a necessidade de uma pessoa física. Confira algumas das vantagens que um sistema totalmente artificial pode oferecer:

Esses são apenas alguns dos benefícios que a I.A. pode trazer. Como seu uso é extenso e abrange praticamente todos os campos de atuação humana (de maneira direta ou indireta), aqui vamos focar nos benefícios que essa tecnologia oferece para as empresas, confira:

I.A. na gestão interna

A gestão interna de uma empresa pode ser muito complexa, principalmente nas grandes corporações, que chegam a ter centenas de funcionários em mais de uma localidade. Imagine só realizar a conferência do ponto de cada funcionário de forma manual.

A tecnologia resolveu esse problema há alguns anos com a invenção da máquina ponto, mas atualmente essa conferência pode ser feita em muitas outras áreas do departamento pessoal e RH.

Já existem softwares programados para gerir diferentes tipos de dados empresariais, deixando o serviço mais rápido e mais preciso, já que as máquinas não tem distrações características do ser humano, como a perda de foco gradual em atividades repetitivas.

Isso significa não só uma melhora no gerenciamento de dados como também uma otimização do tempo das pessoas físicas, que ficarão livres para realizar outras atividades que não podem ser feitas pela máquina.

I.A. no gerenciamento de estoque

Alguns funcionários mais antigos com certeza vão se lembrar da época em que precisavam fazer listas enormes com os produtos disponíveis, que precisava ser constantemente revisada e atualizada.

A inteligência artificial representa um marco na gestão de estoques, almoxarifados e depósitos. Atualmente é possível utilizar programas que já ficam conectados ao sistema de vendas, assim quando um produto é vendido o sistema automaticamente diminui a quantidade disponível.

Ele também pode alertar o gestor sobre os produtos que já estão abaixo da quantidade ideal, evitando uma escassez no estoque. Esse tipo de função já podia ser utilizada na planilha do Excel.

Atualmente já existem sistemas integrados que dispensam a necessidade de atualização manual, que ainda está presentes nas planilhas onlines e na famosa “listinha de compras”.

Alguns sistemas ainda permitem a visualização dos dados relacionados à entrada e saída de produtos, agilizando a análise do mercado e o desempenho de cada artigo nas vendas.

I.A. no atendimento ao cliente

Ao contrário do que muita gente pensa, o atendimento humano não será totalmente substituído por máquinas com falas artificiais. Esse tópico trata dos chatbots, que atuam com a linguagem para conversar com clientes e resolver problemas menos complexos.

Eles também podem ser úteis para coletar dados como nome, telefone e endereço de e-mail que podem vir a ser úteis para a equipe de vendas. Os chatbots ainda podem ser utilizados em outros sistemas como o cadastramento de novos clientes.

Uma das grandes vantagens desse tipo de I.A. é que ela pode funcionar 24 horas por dia. Assim o cliente pode resolver questões simples em qualquer horário e a equipe de atendimento terá mais tempo para tratar de questões complexas. O reflexo também aparece na equipe de prospecção.

Outras áreas de atuação

Atualmente, existem diversas áreas que podem receber o auxilio da inteligência artificial, o uso dela se estende por diversos campos como indústria, procedimentos médicos, sistemas de segurança, gestão de dados e afins.

Alguns serviços como agendas online já estão disponíveis de forma gratuita para o consumidor. É possível, por exemplo, agendar um compromisso com diversos funcionários sem ter que falar com um por um.

As assistentes virtuais também são outra forma de inteligência artificial que já está presente no dia a dia das pessoas, elas facilitam e agilizam procedimentos simples como o aceso rápido a algum contato importante ou a criação de uma lista com os lugares mais visitados.

A empresa também pode criar uma assistente virtual personalizada, que facilita o acesso do cliente a determinado produto ou serviço, além de criar uma identidade única para a marca.

Desvantagens da inteligência artificial

Essa tecnologia ainda está em fase de testes e vai levar mais algum tempo para que sua eficiência seja comprovada em todas as áreas. Ela já se mostra promissora e garante facilitar muito a vida dos seres humanos.

A indústria cinematográfica ajudou a criar um estereótipo ao redor da inteligência artificial que é interessante para os filmes e quadrinhos, mas está bem longe da realidade.

Também não devemos ver a substituição da mão de obra humana como uma desvantagem, visto que existem diversos serviços que oferecem risco a nossa integridade física e podem acarretar problemas de saúde a longo prazo.

Os especialistas creem que o crescimento da tecnologia vai gerar novas demandas em diferentes áreas, precisamos esperar para ver. Enquanto esse momento não chega é preciso pesquisar e se adaptar para não ficar pra trás.

Não se esqueça de garantir a segurança e a integridade dos seus dados em um cenário tecnológico que cresce cada vez mais. Confira nosso post sobre segurança eletrônica e veja como a tecnologia pode auxiliar sua empresa não só nas redes, mas também fora delas.

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