Vale a pena investir em um ssd

Saiba o que é SDD e como identificar a melhor opção para você

O componente SSD (Unidade de Estado Sólido, em tradução literal) é um meio de armazenamento, geralmente mais rápido e silencioso do que a famosa HDD (Unidade de Disco Rígido). Esse item é um diferencial para o usuário ter mais velocidade no PC ou notebook e também mais facilidade no carregamento de programas e jogos.

Mesmo contendo vários benefícios, muitas vezes superando os HDDs, esse componente ainda não é aproveitado em toda sua totalidade. Por esse motivo, nós criamos este conteúdo claro e objetivo para que você entenda suas informações principais, como o que é, quais são suas vantagens e como escolher a melhor opção. Aproveite a leitura!

cartão ssd kingston prateado

O que é SSD?

Para contextualizar o que é SSD, vale a pena falar sobre os HDs (Hard Drive), que são, na maioria dos casos, o padrão de armazenamento físico de computadores. Em pouco mais de uma década atrás, o tamanho geral desses padrões costumava ser em torno de 80 até 120 GB.

Agora, dificilmente se compra um computador com menos de 1 TB. Para armazenar os arquivos e se comunicar com o sistema, os HDs dependem de uma leitura do disco de armazenamento, o platter e sua transmissão, tendo em vista que todo o processo tem uma taxa de velocidade média que gira em torno de 100 MB por segundo.

A tecnologia flash, que compõe o SSD (Solid Slate Driver, ou Disco Sólido) é a evolução do sistema do HD. A começar pelo nome (disco sólido), que já indica a integridade única do componente, pois os HDs convencionais possuem algumas peças dependentes entre si, o que o torna mais suscetível a choques e problemas físicos.

Além disso, sua segmentação aumenta os pontos de comunicação para o acesso do sistema, diminuindo exponencialmente a velocidade, pois o SSD é íntegro e seu sistema é constituído de um circuito integrado de semicondutores, o que aumenta a dinâmica e diminui consideravelmente o tamanho e resistência contra o calor.

Além disso, a taxa de transferência também é muito superior, oscilando em torno dos 700 a 900 megabytes por segundo. É possível imaginar, se comparado à velocidade média de transferência dos HDs, que entregam um desempenho muito superior.

Agora que você já conhece o que é SSD, veja as principais vantagens dele no tópico abaixo.

Vantagens do SSD

Os SSDs são mais compactos, velozes e oferecem mais oportunidades para o usuário instalar o sistema operacional da sua máquina e programas pesados. Confira!

Velocidade

Para transmitir seus dados, o SSD utiliza correntes elétricas, por isso, consegue ser até 20 vezes mais veloz, comparado a um HHD, que por sua vez tem a velocidade baseada na quantidade de rotações por minuto (RPM).

Preço

Desde o lançamento dos primeiros SSDs, os usuários puderam observar que o valor não era muito em conta. Hoje em dia é possível encontrar opções mais baratas, mas que mesmo assim acabam sendo mais caras que o HDD.

Armazenamento

Atualmente o usuário tem mais oportunidades de encontrar o SSD ideal para sua necessidade, pois existem variações de tamanhos e modelos, como de 120GB até 1TB. Além disso, para garantir velocidade, também é possível utilizar armazenamento híbrido.

Como escolher um bom SSD?

Um dos principais aspectos a observar antes de adquirir um bom SSD é o estado de desenvolvimento em que se encontra, tendo em vista que existe uma variação de implementações que o acompanha. Assim, dependendo dos benefícios que traz, você ainda pode se deparar com um preço mais elevado.

Outro fator que pode desestimular muitos usuários é o fato de ainda possuírem versões um tanto pequenas em comparação aos HDs convencionais. Enquanto hoje é possível encontrar sem grandes problemas nem preços exorbitantes um HD de 3 TB, 300 GB de um SSD terá um preço proporcional.

Isso se dá, certamente, pela novidade dos SSDs, que, assim como os HD SATA, possuem soluções de armazenamento e de produção que os baratearam para uma escala de produção muito maior. Além disso, a taxa de velocidade de transferência de um SSD em relação ao HD é capaz de ser até dez vezes maior.

Isso, em termos práticos, significa muito, pois geralmente o que os usuários que trocam seus HDs convencionais por SSDs buscam é uma velocidade superior em seus sistemas operacionais. Essa diferença pode ser sentida até mesmo na inicialização ou no carregamento de arquivos e aplicações grandes, que ficam muito mais rápidos

Considerando por esse viés, investir em um SSD é importantíssimo para usuários que dependem de um desempenho de ponta por parte de seu aparelho, como profissionais que trabalham com estúdios de fotografia, vídeos e áudio, gamers que buscam combater o lag causado pelo atraso dos SATA.

Portanto, vale a pena apostar em novas tecnologias para ir ganhando desempenho na medida em que elas são aprimoradas e se tornam mais acessíveis. Muitos usuários já estavam há algum tempo esperando implementações dessa natureza para suas demandas. Se você é um deles, investir em um SSD é uma opção muito válida.

Para saber mais informações sobre esse e outros produtos, entre em contato com a ibyte.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com sua opinião ou dúvida. Siga-nos também nas nossas principais redes sociais e continue acompanhando novidades relacionadas a tecnologia, lançamento de produtos e muito mais tanto para a sua casa quanto para o seu negócio.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket