Qual o melhor armazenamento para PC Gamer: SSD ou HD?

Sabemos bem que montar um PC Gamer é um grande projeto, planejado e executado com muito carinho e pesquisa e, certamente, ao chegar até aqui, você esteve procurando pela melhor opção de HD para PC. Já deve ter ouvido muito dos novos SSDs e está em dúvida sobre qual opção seria a mais viável para compor sua máquina. Nada mais natural; há muitas opções interessantes, com aspectos que devem ser considerados, como potência, efetividade e preço.

Pois bem, vamos discutir, a seguir, alguns dos pontos mais interessantes na hora da escolha.

HDs de SSDs para PC: situando cada um

O HD convencional talvez dispense maiores apresentações. Sua estrutura compõe um disco físico de memória, que é acessado pela memória RAM para manter os arquivos em uso recente “preparados”.

Apesar da estrutura que pode parecer um pouco ultrapassada, o bom e velho Hard Disk recebe uma série de implementos em relação à velocidade de transferência, consumo de energia e capacidade de armazenamento, o que o mantém sempre popular entre os mais diversos tipos de uso de PCs.

A grande demanda sobre os HDs tradicionais causa uma competitividade entre as empresas, que faz os consumidores ganharem com preços acessíveis e constante expansão de suas capacidades.

O SSD, por sua vez, tem algumas peculiaridades que o diferenciam do HD, mesmo cumprindo as mesmas atribuições. A principal delas é sua estrutura. Dissemos que o HD para PC possui peças, como o disco, seu leitor, a estrutura que o alimenta e afins. O SSD para PC, por sua vez, é composto de uma peça sólida, por isso leva o nome de Solid Slate Driver e deriva da tecnologia empregada em cartões de memória e pendrives, a memória de armazenamento Flash.

Esse fator resolve, ao menos, dois problemas:

  • Diminui as chances de danos em peças do componente que possam comprometer sua usabilidade;
  • Aumenta o tempo de resposta, por não necessitar de uma pesquisa física do leitor pelo disco.

Por outro lado, como ainda é uma tecnologia recente, também possui problemas em relação à competitividade e à capacidade de armazenamento. Basta lembrar o tamanho colossal dos computadores de poucos MBs nos anos 60. Pois é, as coisas levam tempo!

O preço, às vezes, pode ser um pouco salgado na relação custo x armazenamento. mas há algumas perspectivas muito comuns na composição dos PCs Gamers, em geral, sobre essa disputa entre HD x SSD. Veja, a seguir.

Os benefícios entre HD e SSD para seu PC

O principal critério para escolher cada componente é seu perfil de uso. Já que estamos falando de PCs Gamer, a grande demanda será por potência máxima na execução de seus games.

Considerando que você também escolheu outros componentes especializados para sua máquina, a demanda será grande por parte da placa de vídeo. Lembre-se que, quanto mais RAM, maior a capacidade de seu PC armazenar arquivos temporários e menos congestionado seu HD ficará.

A diferença de processamento entre SSD e HD pode ser considerável. Mais velocidade no levantamento de arquivos significa mais fluidez, menos travamentos nas atividades. Uma forma simples de perceber essa diferença é na inicialização do sistema operacional entre uma máquina com HD e outra com SSD para PC.

O fato de o SSD não consumir energia também libera mais capacidade efetiva da fonte – especialmente se a sua não for da categoria 80 Plus, é provável que você precise do maior contingente de energia possível em algumas situações.

Porém, uma boa quantidade de RAM pode ajudar a resolver alguns problemas de fluidez, já que, com mais RAM, mais arquivos podem ser armazenados temporariamente, ainda que alguns carregamentos sejam um pouco mais lentos.

Um problema dos SSDs para PC, certamente, é sua capacidade de armazenamento. Enquanto os HDs para PC já alcançaram os Terabytes com valores acessíveis, SSDs costumam ter uma fração dessa porção. O que pode inviabilizar montar uma biblioteca grande em seu PC Gamer, especialmente porque, hoje, a maioria dos gamers adquirem suas cópias online e as guardam em suas contas de servidor, como PSN, Battlet.net, Steam e Live. Acontece que, hoje, games têm facilmente mais de 90 GBs de espaço, o que pode seria inviável para um SSD.

Mas, talvez, a tática mais comum (e prática) entre aqueles que não abrem mão de seu acervo de games baixados na máquina e também querem um boost extra de velocidade seja usar ambos.

É possível manter seu sistema operacional instalado no SSD, para ganhar em velocidade de inicialização e, no HD convencional, que tem muito mais espaço, manter o acervo de games. Para o SSD você pode lançar aqueles jogos que mais tem utilizado atualmente e, na medida que muda sua lista de prioridades, pode trocar as pastas de repartição, tendo uma unidade para o sistema operacional, games e outros softwares de maior demanda e outro para armazenar os demais games e arquivos.

Conclusão

Você pode diversificar na montagem de seu PC Gamer e ganhar com os benefícios de ambos os modelos de drivers de armazenamento. Na iByte você encontra diversos modelos e marcas para os dois tipos, com as melhores condições!

Aqui, em nosso blog, sempre tem postagem nova! Fique de olho para não perder nada sobre lançamentos, reviews e dicas.

 

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket