Como escolher o ar condicionado certo para o quarto?

Muitas vezes o ventilador não é páreo para o calor do nosso país, não é mesmo? Ainda mais nas noites quentes, em que é difícil pegar no sono por conta da temperatura. Se você vive isso, adquirir um ar condicionado pode ser mais que um desejo, e se tornar uma necessidade.

Mas, você sabe como escolher ar condicionado para o quarto? Uma escolha errada pode acarretar em consumo desnecessário de energia ou, ainda, não resultar em um ambiente refrigerado da maneira que você precisa.

É para descomplickar este processo de escolha de ar condicionado para o quarto que separamos neste post os pontos que você deve se atentar para fazer a melhor escolha.

O que se atentar na escolha de um ar condicionado

Alguns fatores que você deve levar em consideração é potência do aparelho e algumas funções que são essenciais para refrigerar o ambiente na medida certa e evitar o consumo exagerado de energia.

BTUs — Escolha o ar com a potência ideal

Talvez a principal dúvida que permeia este processo de escolha seja quantos BTUs são ideais para resfriar um quarto.

BTU é a inglês para British Thermal Unit, e é a unidade de medida utilizada para metrificar a potência de resfriamento que os aparelhos de ar condicionado possuem. Quanto mais BTUs, maior o espaço que o aparelho é capaz de refrigerar, mais rápida é sua velocidade de resfriamento e maior é a distância que o aparelho consegue projetar o ar.

Assim, muitos podem pensar que quanto maior a potência, melhor a experiência com o ar condicionado, certo? Bom, nem sempre! É preciso calcular a potência ideal para o ambiente para evitar sobrecargas ou gastos excessivos. O quarto, por exemplo, não costuma ser um ambiente amplo e por isso não precisa de potência máxima.

Como então descobrir a potência ideal para o meu uso? Para isso, utilizamos o cálculo de BTUs. O cálculo leva em conta o tamanho do seu espaço, o número de pessoas que utilizarão este espaço, a incidência ou não da luz do sol sobre o ambiente durante o uso do ar condicionado e a quantidade de eletrônicos que estarão no cômodo. Mas não precisa se assustar, o cálculo não é complexo: você fará apenas somas.

Para calcular a potência ideal do ar condicionado para o seu quarto, considere:

  • 600 BTUs para cada metro quadrado do espaço;
  • 600 BTUs para cada pessoa que utilizará o espaço;
  • e 600 BTUs para cada aparelho eletrônico no ambiente.

Por exemplo, um quarto de casal com 6m², com uma televisão no ambiente e duas pessoas utilizando deverá ter:

  • 6m²: 600+600+600+600+600+600 = 3.600 BTUs
  • duas pessoas no ambiente: 600+600 = 1.200 BTUs
  • uma televisão: +600 BTUs
  • Total: 5.400 BTUs

Assim, é possível fazer o cálculo conforme sua necessidade e garantir o ar ideal para o seu ambiente. Caso o quarto tenha incidência direta de luz do sol, principalmente a tarde, é preciso considerá-la também na soma. No entanto, como o uso do ar condicionado no quarto normalmente fica reservado para as noites de sono, esse não deve ser um problema.

Função Sleep

Outro ponto muito importante na escolha do aparelho de ar condicionado para o quarto é se este possui função específica para as noites de sono.

A Função Sleep funciona como um timer que regula a temperatura do ar durante a noite e proporciona maior conforto e bem estar para o usuário enquanto dorme. Neste modo, o ar condicionado atuará de forma que evite o usuário acordar com muito frio ou calor no meio da noite.

Ar condicionado inverter

Os aparelhos ar condicionado que possuem a função inverter também são ótimos para diminuir o consumo de energia, utilizando esta que é uma tecnologia sustentável. Nesta função, quando os aparelhos atingem a temperatura escolhida seu funcionamento continua, mas sem aumentar o consumo de energia. O liga e desliga comum nos outros aparelhos é evitado, amenizando também o número de picos de energia.

Posso usar ar condicionado split no quarto?

Primeiro, é preciso entender o que são os aparelhos de ar condicionado splits. Todo ar condicionado é formado por duas unidades: a condensadora e a evaporadora. Nos modelos split, essas duas unidades ficam em dois lugares diferentes.

Os modelos split são os mais comuns: aqueles em que a unidade evaporadora fica dentro do cômodo e a condensadora do lado de fora. Esse modelo pode sim ser utilizado nos quartos e é, inclusive, o recomendado: com a unidade condensadora do lado de fora do quarto, os ruídos do aparelho são minimizados, o que favorece noites de sono mais silenciosas e tranquilas.

Tirando o melhor proveito do ar condicionado

Tanto para a economia de energia, quanto para conservar e aumentar a durabilidade do seu aparelho, é preciso também ter hábitos rotineiros que vão te ajudar a tirar o melhor proveito do seu aparelho de ar condicionado.

Feche sempre todas as janelas e portas do quarto quando for utilizar o ar condicionado. Além disso, lembre-se de fechar as cortinas e persianas caso haja luz do sol batendo diretamente no quarto. Assim o calor no ambiente diminui e você facilita a refrigeração do ambiente pelo aparelho de ar condicionado.

Também é preciso manter uma frequência de limpeza do seu aparelho, pois a sujeira no ar condicionado pode tanto atrapalhar o seu funcionamento, quando impactar na qualidade do ar respirado no ambiente. Por isso, dar aquela limpada ao mínimo uma vez por mês no filtro do ar condicionado já basta e garante o melhor proveito do aparelho.

Seguindo essas dicas será possível escolher o melhor ar condicionado para o quarto e aumentar sua usabilidade.E agora que você já sabe como escolher o ar condicionado certo para o quarto e garantir um ambiente bem fresquinho, ficou mais propício para fazer o famoso home office, não é mesmo? Se este for o seu caso, que tal conferir nosso post com os equipamentos essenciais para otimizar o seu home office?

Para dicas como essa, você pode contar sempre com o descomplick: o blog da ibyte com conteúdo, informações e dicas do universo da informática. Esperamos te encontrar no próximo post. Até lá!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket