Tv 4K na Ibyte: entenda como essa tecnologia realmente funciona

Das tvs de tubo, até as atuais telas full HD, a evolução dos aparelhos televisivos é um marco na história dos acessórios eletrônicos domésticos. A tv 4k é uma das novas sensações desse mercado e, apesar de sua popularidade, a tecnologia ainda é cercada por dúvidas sobre seu funcionamento.

Para começar a desvendar os mistérios sobre o assunto, é importante entender o que o termo determina. O 4K faz referência a um amplo conjunto de funcionalidades que ajudam a classificar dispositivos e conteúdos tecnológicos a partir da sua qualidade de imagem.

Apesar de ser muito associado aos aparelhos televisores, a tecnologia é um recurso que se relaciona com diversas plataformas transmissoras audiovisuais. Smartphones, consoles de videogames, câmeras cinematográficas e até mesmo os monitores são capazes de reproduzir os avanços do mercado.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o 4K não tem relação apenas aos pixels que os aparelhos são capazes de transmitir. Para eliminar de uma vez toda as dúvidas recorrentes sobre o assunto, a Ibyte preparou um texto especial. Vem com a gente!

Mas afinal de contas, o que é a tv 4k?

O 4K que acompanha a etiqueta dos principais fabricantes de televisão do mundo se refere ao padrão de resolução que telas e dispositivos de gravação, como câmeras fotográficas e celulares, são capazes de exibir.

O número 4 aqui representa o total de pixels exibidos, que podem chegar a quase 4 bilhões, ou 3840×2160. As dimensões do 4k pode ser exibidas em câmeras domésticas, smartphones, telas de tv e até monitores de computador.

Para quem assiste a imagens e vídeos transmitidos em 4K, a principal diferença percebida é uma redução drástica no efeito pixelado. O efeito desaparece quase que completamente, e a nitidez das imagens exibidas podem ser comparadas com a visão real de forma muito similar.

É importante lembrar que esse efeito só é completo quando a captação também é realizada com aparelhos que sigam o padrão 4K. Outro ponto que influencia na resolução é a falta de uma distância mínima entre as telas, pois, independente da proximidade ser curta ou longa, o efeito pixelado continua praticamente imperceptível.

Principais diferenças entre o Ultra HD e o 4K

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o que realmente significa uma TV com tecnologia 4K, fica fácil compreender a confusão inicial de quem começa a se inteirar sobre o assunto. E foi exatamente buscando um modo de melhorar essa definição, que o mercado estabeleceu alguns padrões para esclarecer ainda mais as diferentes entre ela e o UHD.

O UHD, ou Ultra HD, determina algumas condições necessárias para que um produto seja, ou não, considerado como 4K de qualidade, principalmente para materiais em vídeo. Produtoras, estúdios de cinema e canais de TVs já possuem guias especializados para desenvolver conteúdos que atendam requisitos mínimos de qualidade 4K.

Portanto, a principal diferença aqui é que um monitor, ou televisor, pode sim ser considerado 4K, mas nem todos eles oferecem UHD suficiente, e isso pode ser comprovado por divergências na contagem de pixels, por isso é importante ficar atento na hora da compra, e procurar sempre pelo selo de UHD nos produtos.

Monitor 4K para gamers: entrando de cabeça no jogo

O mercado dos games para PC já conseguem oferecer qualidade o suficiente para beirar o realismos nas partidas. Explosões, movimentos corporais e exibições da natureza já impressionam em telas normais, mas para aproveitar essa experiência da melhor forma possível os monitores 4k para gamers também entram no jogo.

Monitores como os novos lançamentos da Samsung trazem não só a resolução 4K, mas uma das melhores qualidades de imagem disponíveis para o mundo dos jogos. Eles oferecem uma capacidade de mais de 1 bilhão de cores, brilho intenso e o recurso Game Mode, que ajustar contraste, brilho e cores de forma automática para uma melhor experiência.

Outro recurso essencial que a marca oferece foi pensado para quem é fã de longas partidas. O Eye Saver ajuda a evitar o cansaço ocular, ajustando o níveis de emissão de luz azul de forma automática.

O futuro já está aqui: 5K, 8K e muito além

Usuários da famosa Apple já tem a sua disposição telas que oferecem a resolução em 5K, porém é uma tendência que vem diretamente do Japão e vem chamando a atenção no campo de definição de imagens.

O 8K já é uma realidade em mercados mais avançados de tecnologia, alguns canais de TV inclusive já transmitem seus programas através de um suporte de versão 8K do UHD. E embora esses avanços sejam importantes, as telas é que ganham destaque nas principais evoluções desse mercado.

Assistir seus programas favoritos, ou se aventurar em jogos cada vez mais imersivos, em uma tv de máxima definição está cada dia mais fácil, e aqui na Ibyte temos os melhores modelos do mercado disponíveis para que você também iniciar essa caminhada pelo futuro.
Acompanhe as novidades do mundo da tecnologia aqui pelo blog. Nos vemos no próximo texto!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket