4GB, 6GB, 8GB… Qual sua memória?

 

 

A memória RAM fica encaixada na placa mãe do computador e é responsável pelo armazenamento de dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. A sigla RAM vem do inglês e significa Random Access Memory (memória de acesso aleatório). Falamos sempre da importância da memória para definir a escolha quando queremos comprar um computador, notebook ou netbook. Mas será que sabemos o que realmente a memoria RAM faz? Qual quantidade de memória usar? Quanto mais memória mais desempenho? 

 

Bem, a quantidade de memória necessária varia de acordo com o sistema operacional dos demais programas usados. Hoje, a maioria das máquinas já sai com 4GB ou 6GB de fábrica, sistemas operacionais como o Windows 7 da Microsoft e o  novo sistema da MAC, o Lion, que já tem o requerimento mínimo de 2GB. 

        

4GB e 6GB são aconselhados para usuários de perfil ‘multitarefas’ que usam vários programas simultaneamente. Ex.: itunes, safari, vnc , msn , etc. Com a evolução e atualização dos softwares, que vem ficando mais pesados e forçando o seu aparelho a usar mais memória de processamento, muitos usuários já estão colocando 8GB. É o que chamamos na ibyte de memória turbinada.

 

Notebooks com memória de 8GB ainda são difíceis de encontrar nas lojas, mas vão se tornar mais e mais comuns, pois os preços de memória caíram mais de 50% desde o ano passado.  Para usar 8G, a maioria dos usuários faz dual channel (usa-se dois pentes de 4gb) dando maior desempenho a máquina. Os usuários que colocam essa quantidade de memória em seus aparelhos tem um perfil ‘super-multitarefas’ e utilizam a velocidade proporcionada em programas como Autocad, Photoshop, Corewdraw X, Illustrator, etc. Com 8GB o usuário irá passar um bom tempo sem ter que fazer upgrade de memória em sua máquina. 

 

Para fazer um ‘test drive’ em um notebook com 8GB de memória, venha conhecer o Active 5 Turbinado da ibyte.

 

George Magalhães Cabral – International Purchasing Analyst

Tags: Sem tags

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket