O roteador não funciona? Saiba o que fazer e quando é hora de trocá-lo

Às vezes parece que o roteador da internet sente quando a gente mais precisa dele, não é mesmo? Seja antes daquela reunião importante do trabalho ou na melhor parte do filme, o aparelho simplesmente para de funcionar e então chega o momento de iniciar os testes para tentar estabilizar a conexão.

Porém, antes de realizar várias manobras para ter o sinal do Wi-Fi de volta, saiba que se os cabos estiverem desconectados ou até mesmo se o roteador estiver desconfigurado, existem procedimentos rápidos e práticos que ajudam a evitar maiores transtornos.

Para te auxiliar nessa tarefa, nós da ibyte preparamos este conteúdo com 5 dicas sobre o que fazer quando o roteador não funciona. Preparado? Conheça agora as possíveis salvações para a retomada da sua internet e elimine de vez as chances desse problema se repetir.

O que fazer quando o roteador não funciona?

Hoje em dia basicamente tudo é feito por meio da internet, seja pelo computador, celular, entre outros: trabalhar, assistir filmes, estudar, conversar com os amigos, e tantas outras atividades. Por isso, ficar sem ela pode transformar um dia tranquilo em um verdadeiro caos. Mas, antes de pensar em trocar de aparelho, confira as simples dicas abaixo:

1 – Confira a conexão dos cabos

Se você estava usando a internet normalmente e de repente ela para de funcionar, investigue se as luzes estão apagadas, esse pode ser um sinal de que os cabos estão desconectados.Confira se os fios não se soltaram e insira-os novamente no aparelho. Além disso, você pode desligá-lo pelo botão (se tiver) e ligá-lo novamente.

2 – Resete o aparelho

Já se o seu caso é diferente, ou seja, se o roteador parou de transmitir o sinal Wi-Fi, mas as luzes ainda estão piscando, você pode resetá-lo. Alguns modelos possuem um botão de Reset na parte de trás, permitindo a formatação de maneira prática. Assim, basta apertar o botão e ter um roteador novinho em folha.

3 – Atualize as funções básicas do roteador

Você já aplicou as duas dicas anteriores e ainda não funcionou? Calma, tem mais uma dica: atualize o firmware, que nada mais é do que o controle das funções essenciais do aparelho. Você pode acessar essa função por meio das suas configurações ou pelo número denominado como IP.

4 – Veja a conexão com a internet

Um dos passos necessários para conferir se a internet realmente está funcionando é checar se as luzes que indicam o Wi-Fi e a Internet no roteador estão ligadas. Caso estejam piscando ou estáticas, conecte o cabo Ethernet ao seu computador para checar se a ausência de rede não é proveniente da operadora de dados. Além disso, desligue o roteador por pelo menos 30 segundos e ligue-o novamente.

5 – Confira as configurações

Um acontecimento muito comum entre pessoas que acabaram de instalar o roteador em casa é notar que o aparelho foi mal instalado. Por isso, vale a pena conferir se o roteador foi instalado da maneira certa. Hoje em dia você é capaz de encontrar vários tutoriais na internet que auxiliam nesta tarefa.

Além disso, você pode contar com a ibyte Service, que possui uma equipe especializada para te auxiliar em serviços como manutenção, instalação e configuração de diversos tipos de aparelhos, como por exemplo smartphones, computadores, impressoras e redes sem fio.

6 – Verifique a distância entre você e o roteador

Os roteadores são fabricados com um limite de alcance, sendo a grande maioria com limite, em média, de 100 metros. Além disso, obstáculos como paredes, pilares, entre outros, podem diminuí-lo mais ainda. Por isso, vale a pena verificar a distância entre você e o roteador e se ele está no melhor local da sua casa, pois em alguns casos é necessário utilizar um repetidor de sinal.

Tentei de tudo e o roteador não funcionou: o que fazer?

Saber o momento de trocar o roteador é imprescindível para evitar prejuízos. Isso porque a falta da Internet pode ser causada por diversos fatores, seja a má conexão dos cabos no aparelho, problemas com a provedora de Internet ou até mesmo disfunção do próprio objeto.

Então, se você já tentou todas as dicas que apresentamos anteriormente, checou com a sua operadora o funcionamento da Internet, conferiu se existem interferências e excesso de uso da rede e até mesmo solicitou assistência técnica, pode começar a considerar a troca de aparelho, pois ele mesmo pode estar com defeito.

No entanto, não basta sair comprando outro produto para substituí-lo. É muito importante, neste momento, contar com lojas especializadas e que possuam roteadores de qualidade. Assim, você é capaz de escolher aquele que mais se adequa com as suas necessidades e aproveitar todos os seus benefícios.

Como escolher o roteador?

Ao escolher um roteador para sua residência ou empresa, é importante verificar a qualidade, o tamanho do seu ambiente e a quantidade de dispositivos que estarão conectados com o aparelho. Essas informações são essenciais para evitar problemas futuros.

Por isso, defina se você usará o roteador para somente usar a Internet, jogar online ou integrar a outros aparelhos, por exemplo, como também verificar se você precisará de um repetidor de sinal. Como você conferiu nos tópicos sobre o que fazer quando o roteador não funciona, esse item é essencial para potencializar o sinal Wi-Fi.

Esse aparelho é uma solução excelente para garantir um maior sinal wireless nas redes domésticas, pois permite o compartilhamento do acesso à Internet com vários dispositivos em somente uma rede sem fio. Além disso, hoje em dia você também é capaz de encontrar roteadores com tecnologia mesh.

Essa tecnologia é essencial se você mora em uma residência com mais de um andar ou se independente disso o sinal não chega nos cômodos mais distantes do local onde o aparelho está localizado. Contendo também recursos inteligentes, esse tipo de roteador conta com rede para visitantes, controle parental, entre outros.

Por fim, com essas informações torna-se muito mais fácil a tarefa de escolher o seu novo roteador e desfrutar os seus momentos com a Internet com total tranquilidade. Porém, caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo. Aproveite também para enviar este conteúdo para outras pessoas que você conhece e que vivem reclamando do roteador. Até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket