Mulher navegando na internet pelo celular perfil de loja de informática

Como melhorar o perfil da sua loja de informática nas redes sociais

O perfil de uma loja de informática nas redes sociais é uma ferramenta imprescindível no contexto atual.

Já que, gostando ou não, as redes sociais possuem uma grande presença na rotina das pessoas. Segundo pesquisa divulgada pela DataReportal, mais de 171,5 milhões têm contas nas redes sociais.

Seja para estudar, trabalhar, se divertir e até mesmo para comprar, a Internet é um dos principais recursos usados hoje.

No entanto, não basta apenas estar conectado para ser visto, é preciso saber como utilizar as mídias digitais da maneira correta e ter os seus perfis sempre atualizados para conseguir de fato conquistar seguidores.

Qual a importância de melhorar o perfil de loja de informática nas redes sociais?

Além da grande variedade de estímulos que os usuários de redes sociais já recebem, é importante lembrar que na internet a sua concorrência é ainda mais alta, já que além dos negócios locais, e-commerces e grandes marketplaces também vão estar tentando conquistar clientes.

Por isso, melhorar o perfil do seu negócio nas redes sociais é tão importante, ao deixar suas informações mais objetivas e atrativas, você consegue de forma mais simples atrair novos seguidores e transformá-los em consumidores.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de como melhorar o perfil da sua loja de informática nas redes sociais.

Mais do que produtos

Para além da venda, é possível usar as redes sociais para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Para fazer isso, no entanto, é preciso criar postagens e conteúdos que sejam relevantes para os seus seguidores.

Quando queremos apenas vender e postamos apenas sobre produtos, acabamos criando um ambiente que repele o público. Para balancear esse ponto, você pode, por exemplo, gravar vídeos dando dicas de manutenção de equipamentos ou como melhorar o desempenho de uma máquina.

Assim, os seus seguidores e visitantes do perfil vão passar a buscar as redes da sua loja para tirar dúvidas, aprender novas técnicas e consequentemente comprar seus produtos e serviços.

Informações nítidas e objetivas

O famoso “preço no direct” não é nem um pouco funcional e acaba irritando e afastando aquelas pessoas que estavam realmente interessadas no seu produto.

Então, para conseguir reter os possíveis clientes e conseguir vender, é preciso deixar as informações dos produtos de forma mais direta possível nas postagens de venda, explicando bem as funcionalidades, especificações de uso e preço.

Essa simples ação vai ajudar o seu cliente a entender o que está sendo divulgado e facilitar o seu processo de vendas.

Explore os recursos das plataformas

Cada rede social tem suas próprias ferramentas e funcionalidades que podem, e devem, ser aproveitadas pela sua loja. 

Alguns desses recursos vão te ajudar a vender mais, já outros vão melhorar o seu relacionamento com os clientes. Abaixo vamos abordar um pouco das principais redes sociais que temos hoje.

No instagram:

O Instagram é hoje uma das redes sociais mais utilizadas pelo brasileiro, inclusive como ferramenta de compra e de pesquisa. Desta forma, saber como utilizar bem a ferramenta é imprescindível para o sucesso do seu perfil.

Alguns dos recursos mais utilizados do Instagram são:

  • Stories: utilize os stories como um canal de comunicação mais rápido e próximo com os seguidores. Compartilhe momentos da rotina, utilize enquetes e caixas de perguntas, fale diretamente com o público, troque informações importantes, e claro, compartilhe link de suas melhores ofertas.
  • Destaques: os destaques do perfil são aquelas famosas bolinhas que ficam abaixo das informações do perfil e podem ser utilizadas para acentuar e guardar assuntos relevantes que foram falados nos stories. Para a sua loja, você pode usar os destaques para evidenciar os produtos mais vendidos, as dúvidas frequentes e a opinião dos clientes, por exemplo.
  • Reels: conteúdos em vídeo são os mais consumidos atualmente e no Instagram eles são chamados de reels. Utilize esse formato para produzir conteúdos divertidos e informativos, assim você conquista o público e divulga os seus produtos ao mesmo tempo.
  • Lives: as transmissões ao vivo, mais conhecidas como lives, são um recurso muito valioso do instagram. Por permitir interações em tempo real entre a marca e os seus seguidores, é o formato ideal para tirar dúvidas, compartilhar experiências de produtos e fazer promoções relâmpago. 

No TikTok:

E por falar em vídeos, o TikTok é a rede de entretenimento que mais cresce no Brasil e já conta com quase 5 milhões de usuários brasileiros. Além disso, está se tornando uma importante ferramenta de busca entre os adolescentes e jovens adultos.

Por isso, criar uma conta no TikTok e produzir conteúdos para a plataforma é um ponto muito importante para a divulgação da sua loja. Para além dos memes e dancinhas, é preciso equilibrar as tendências com a criação de um conteúdo mais informativo e nichado.

Assim você consegue abranger uma grande variedade de públicos e atraí-los para o seu perfil.

No LinkedIn:

O LinkedIn é mais conhecido como uma rede corporativa e para buscar oportunidades de emprego, no entanto saiba que a produção de conteúdo é um pilar muito importante da plataforma.

É importante então saber como usar essa questão empresarial a seu favor. Você pode fazer isso criando um conteúdo que seja relevante para esse perfil de usuário e divulgando os seus produtos e serviços que fazem mais sentido para o mundo dos negócios.

No WhatsApp:

Por mais que não seja exatamente uma rede social, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado pelo brasileiro, então não faz sentido ignorar a plataforma.

Para além das mensagens, você pode criar uma conta empresarial e adicionar o seu catálogo de produtos e serviços, criar listas de transmissão e utilizar os status para divulgar produtos e ofertas, que é uma funcionalidade similar ao stories do Instagram.

Faça promoções

As redes sociais podem servir como o melhor canal de divulgação que a sua loja pode ter. Para isso é preciso alinhar todos os pontos que foram mencionados anteriormente e criar promoções que sejam atrativas para o público.

A Black Friday, por exemplo, é uma data comercial que ganhou o coração do brasileiro e já é um evento anual aguardado por todos. Assim como o Natal, que é uma ótima época para vendas durante o fim do ano.

Aproveite um acontecimento como esse para criar promoções exclusivas e divulgar de forma divertida nos seus perfis.

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