Ações que não podem ficar de fora do seu planejamento em 2023.

Um planejamento empresarial é uma ferramenta essencial para o sucesso de um negócio, independentemente do tamanho da empresa.

Quer entender qual é a importância do planejamento empresarial e como fazer um? Então siga lendo o texto que criamos.

 

O que é um planejamento empresarial

O planejamento empresarial é uma ferramenta de gestão de negócios que deve prever cenários, definir metas e objetivos organizacionais, traçar estratégias e criar ações para alcançar os resultados esperados.

Além disso, é importante pensar em quais são os caminhos futuros que a empresa deseja percorrer e quais são os primeiros passos que precisam ser dados nessa jornada.

Por isso, entendemos que o planejamento empresarial trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento.

 

Por que fazer um planejamento empresarial

Além de servir como um guia para conquistar o sucesso da empresa, o planejamento também vai servir para que ao fim do ano seja possível observar de forma concreta quais foram os resultados alcançados e como eles se encaixam dentro das metas definidas anteriormente.

Outros pontos positivos em decorrência de um planejamento empresarial bem estruturado são: agilidade na tomada de decisões, saúde financeira, gestão de equipes eficaz e melhor direcionamento para os colaboradores que entrarem na empresa.

 

Como fazer um planejamento empresarial

Para começar um planejamento empresarial de forma assertiva é preciso, antes de tudo, analisar os resultados dos anos anteriores e entender qual foi o crescimento da empresa no período.

Depois, tendo em mente o que foi realizado previamente, é hora definir quais são os marcos que a empresa quer alcançar e, a partir de então, definir quais serão as metas e ações do período.

Por exemplo, se a sua empresa definir o objetivo de vender mais, pode-se definir a meta de crescimento como 30% a mais que o período anterior e que as ações necessárias para que isso aconteça são investir em marketing, aumentar a equipe de vendas e melhorar o seu mix de produtos.

 

Ações que não podem faltar no seu planejamento

1. Análise de SWOT

A análise de swot é uma ferramenta empresarial fundamental para o conhecimento do negócio e do mercado.

SWOT é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português, chamamos de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.)

O objetivo é que para cada um desses quatro tópicos se faça uma análise do cenário atual da empresa, ou seja, quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

2. Planejamento Financeiro

Por se tratar de um assunto muito pertinente para o sucesso de uma empresa, o planejamento financeiro precisa de uma atenção especial.

Esse documento precisa conter todas as informações relativas aos recursos financeiros do negócio, em especial, o orçamento, o controle de custos e as projeções de receita.

Para fazer um planejamento financeiro de fato funcional é importante ter um olhar estratégico para o negócio e para o mercado e, ao criar objetivos, é importante definir metas realistas e alcançáveis.

 

3. Definição de Metas

Por falar em metas, acredito que você já tenha entendido que esse é um ponto muito importante, no entanto, é ignorado ou feito de forma errada em muitos planejamentos.

Para que as metas sejam efetivas é preciso ter em mente dois pontos principais: elas precisam ser quantificáveis, ou seja, não basta apenas falar que você quer faturar mais, tem que definir quanto você quer faturar mais.

Em contrapartida, elas precisam ser  atingíveis, pois não adianta projetar uma meta de 300% de crescimento se esse número não é alcançável.

Lembre-se, as metas vão ser os indicadores do desempenho do seu planejamento e por isso elas precisam ser feitas e seguidas ao longo de todo o ano.

 

4. Gestão de Parceiros

É muito comum que ao fazer um planejamento empresarial os gestores pensem internamente, nas suas operações e colaboradores, e externamente, no mercado e consumidores.

Mas deixam de lado um ponto importante: as empresas parceiras como fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços.

Para fazer uma gestão de parceiros e incluir no seu planejamento empresarial, é preciso revisitar os pontos anteriores, pois ao entender qual é a sua projeção financeira e as suas metas para 2023, é possível analisar qual será a relação da sua empresa com os parceiros.

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