Computador ou notebook para programação: qual a melhor opção?

Escolher o melhor computador ou notebook para programação demanda alguns cuidados, pois para realizar esse tipo de trabalho com excelência, é necessário ter como garantia outros aspectos além da velocidade e duração da bateria da máquina.

Afinal, se você exerce a programação no dia a dia, é necessário que o seu computador ou notebook tenha um processador de qualidade, boa memória RAM e alta capacidade de armazenamento para aguentar várias horas seguidas de trabalho.

Por isso, preparamos uma lista com alguns prós e contras para te ajudar a escolher entre o computador e o notebook para programar. Continue a leitura e saiba os principais pontos de cada um.

Computador: prós e contras para usar na programação

Para quem pretende trabalhar na área de programação ou até mesmo se você já atua, o computador é uma opção que vale a pena. Isso porque hoje em dia é possível encontrá-los com desktops variados, capazes de otimizar o seu serviço. Agora, veja mais 3 pontos positivos e 1 negativo ao adquirir um PC para programação.

  1. pró: processador

    Sendo uma peça fundamental para o trabalho de programação, o processador é responsável pelo processamento de dados, ou seja, garante a eficiência e fluidez nas operações. Como as versões desktop são mais robustas, geralmente contam com performance superior comparada com o notebook. Assim, para esse tipo de trabalho, acaba sendo mais indicado os processadores atuais, como no caso da marca Intel, o i5, i7 ou i9, que podem ser encontrados com preços acessíveis.

  2. pró: memória RAM

    Sendo a ponte que torna possível a leitura do que está armazenado no disco rígido tanto do computador quanto do notebook, a memória RAM deve ter pelo menos 8 GB no caso de quem atua na área de programação e esse aspecto é muito comum entre os PCs atualmente.

    Como é na memória RAM que os dados recentes e de uso diário ficam salvos, se você acessa várias informações durante o dia, com essa possibilidade tem muito mais garantia de um serviço ágil e eficaz.

    Conheça também as dicas do Descomplik para memória RAM com defeito!

  3. pró: tela

    A tela do PC é uma das principais vantagens na hora de escolher a máquina ideal para realizar a programação. Isso porque com o computador de mesa você pode escolher a mais adequada para o seu tipo de necessidade e conforto, além disso, é capaz de usar mais de uma tela, otimizando ainda mais suas tarefas.

  4. contra: falta de mobilidade

    Assim como o computador traz mais conforto por ter um tamanho mais robusto, o aparelho tem como desvantagem a ausência de mobilidade, tendo em vista que não é possível usá-lo remotamente. Por isso, se você pretende prestar serviços em qualquer lugar, utilizar apenas o computador pode não ser uma boa opção.

Para montar o home office perfeito, confira os acessórios essenciais!

Notebook: prós e contras para a programação

Agora, se você busca por notebook para programar, primeiramente, já saiba que é muito importante identificar a geração do processador. No caso da Intel, por exemplo, os modelos da sétima e oitava geração são mais adequados para as exigências da programação. Para saber mais sobre as vantagens e desvantagem do notebook, veja os próximos tópicos.

  1. pró: variação do armazenamento

    Para os profissionais que necessitam de muitas possibilidades de armazenamento, como no caso da área da programação, notebooks como o modelo S145 da marca Lenovo acabam ganhando pontos na hora da decisão, tendo em vista que garante slots especiais para SSD e HDD.

  2. pró: design ultrafino e tela touchscreen

    Sendo um dos melhores aspectos para quem precisa de precisão e eficiência, o design ultrafino de alguns modelos de notebooks disparam como uma vantagem. Alguns deles, como o Inspiron 2 em 1 da Dell, contam com tela touchscreen e bateria que duram até 10 horas de autonomia. Assim, se você precisar trabalhar remotamente, tem a garantia de uma máquina que não te deixará na mão.

  3. pró: modelos compactos

    Hoje em dia é possível encontrar notebooks excelentes com modelos compactos, que são muito indicados para quem precisa trabalhar remotamente. Dessa forma, além de total autonomia para trabalhar onde você estiver, ainda é possível ter uma máquina capaz de desenvolver os serviços mais complexos de programação.

  4. contra: valor elevado

    Para quem está iniciando no ramo da programação, a principal desvantagem é o preço elevado dos notebooks. Os modelos com processadores e memória RAM mais eficientes e com capacidade de armazenamento elevado, são produtos que acabam tendo um valor mais alto quando comparado ao computador.

Vai optar pelo notebook? Confira nossas dicas para conservar seu aparelho!

Por fim, saiba que ao escolher um computador ou notebook para programar, você precisa, primeiramente, identificar as suas reais necessidades, como a autonomia para trabalhar remotamente e também as suas condições financeiras no momento.

Muitas marcas desenvolvem esses produtos com altíssima qualidade, porém, no caso do notebook, acabam elevando o preço, pois é uma máquina menor e exigem mais investimento para compor um hardware duradouro e eficiente.

Caso você tenha alguma dúvida relacionada ao tema, deixe um comentário aqui embaixo. Além disso, se sentiu falta de algum aspecto positivo ou negativo nesta lista, conte para gente, nós teremos o prazer em conhecer o seu ponto de vista!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket