Quer otimizar o home office? Veja os equipamentos que não podem faltar!

Nas últimas semanas, muita gente precisou experimentar o home office de repente, sem avisos. Com a correria e tensão dos últimos dias, acabamos sofrendo com vários gaps entre a infraestrutura do escritório e aquela gambiarra de última hora que foi possível fazer com os equipamentos de casa, mesmo.

Saiba que trabalhar com móveis e gadgets inadequados podem afetar bastante a produtividade e até prejudicar a saúde, principalmente quando a ergonomia do escritório improvisado passa longe dos parâmetros adequados.

Mesmo que esta seja uma situação momentânea – e que esperamos que passe logo – vale a pena dar aquele upgrade no home office, pelo bem da sua produtividade e para preservar suas tão necessárias e queridas vértebras. Portanto, para os home offices momentâneos e os permanentes, aqui vão as dicas da ibyte de equipamentos e otimizações que vão mudar totalmente sua experiência de trabalho em casa!

Para otimizar a ergonomia: cadeiras e adaptadores

Com as novas experiências adquiridas após a pandemia, especialistas indicam que o trabalho em casa será uma opção ainda mais visada quando a normalidade for restabelecida. Uma nova cultura de trabalho está se desenvolvendo e é bem provável que possuir uma estrutura apropriada para produzir em casa seja um diferencial interessante em seu repertório!

Se quer saber por onde começar a montar seu home office ideal, lá vai: ergonomia em primeiro lugar, sempre! Sem os apoios e móveis minimamente adequados, as dores não demorarão em surgir e, aí, fica bem difícil manter uma produtividade estável, mesmo com os melhores equipamentos de tecnologia do mundo!

Com a ergonomia prejudicada, abrem-se espaços para a indisciplina e procrastinação – afinal, se sentar para trabalhar vira sinônimo de desconforto físico, aí é que você vai fugir mesmo das tarefas. Para resolver, existem alguns itens bem interessantes que promovem conforto e adaptabilidade sem gastos exorbitantes.

O primeiro é o suporte para notebook: barato, simples e totalmente fundamental! Ele eleva a tela do seu computador ao nível adequado para que seu pescoço fique posicionado corretamente, e é bastante adaptável para diferentes alturas e mesas. Lembre-se: nada de notebook no colo. Nessa posição, a postura fica completamente comprometida e a coluna pode cobrar caro! Para completar, o desempenho de sua máquina também é prejudicado: o calor do corpo esquenta ainda mais o equipamento, que pode desacelerar ou superaquecer.

Vai investir um pouco mais? Selecione uma cadeira adequada para escritório, que possa ser regulada em altura e na inclinação do encosto. Uma opção bem versátil e segura são as cadeiras gamer, produzidas especialmente para quem passa horas sentado ao computador. Com seu desenho específico e estofamento estratégico, guia a postura de maneira natural, fazendo com que você mantenha a coluna ereta na maior parte do tempo.

Para otimizar a produtividade: os gadgets indispensáveis

Garantidos os itens de segurança postural, concentre-se nos equipamentos tecnológicos. Muitos dos acessórios citados aqui são incríveis não só para o trabalho, mas se integram a diversos outros usos no dia a dia – por isso investir neles pode ser uma boa ideia mesmo se seu home office for provisório.

Trabalhando à distância, as calls e videoconferências com certeza passaram a fazer parte permanente da rotina. Para evitar problemas com áudio e transmissão que prejudicam a comunicação e podem custar tempo, afetando sua produção, vale a pena investir em um bom equipamento. Aqui, os fones e headsets são upgrades indispensáveis, especialmentes se munidos de um bom microfone.

Investir em um teclado otimizado, sem fio, com design anatômico e teclar confortável também pode mudar sua produtividade – em especial se a digitação for parte importante do seu trabalho. O mesmo vale para o mouse, que deve ter formato ergonômico e uma boa precisão.

Sentiu instabilidade em sua conexão? Talvez seja o momento de otimizar a rede – afinal, nada pior para manter o foco que uma internet instável, caindo com frequência. Nesse caso, repetidores e roteadores podem ser investimentos necessários que vão melhorar permanentemente a conectividade da casa. Vale a pena considerar!

Dicas adicionais para o home office perfeito!

  • Produza um mural de compromissos e lembretes

Essa vai para os esquecidos, especialmente se sua memória for do tipo visual. Na rotina de home office é bem mais fácil esquecer compromissos e prazos importantes, já que os colegas não estarão sempre presentes para dar aquela lembrada ocasional. Mantenha-se organizado.

  • Faça pausas para alongamento

Mesmo com os equipamentos certos, seu corpo ainda precisará de muito alongamento. Isso vale para qualquer atividade repetitiva e estática: games, trabalhos manuais delicados, estudo, etc. Foque bem nas mãos e pulsos, sem esquecer das costas, pernas e pescoço.

Mantenha seu ambiente e mesa organizados

Relaxar na organização é um pouco mais fácil quando se trabalha em casa. Uma mesa caótica e ambiente agitado tiram o foco e propiciam distrações.

Tem dúvidas ou outras dicas e sugestões para os novos adeptos do home office? Fala pra gente nos comentários – adoramos conversar com quem gosta de tecnologia! Pra ficar sempre informado, fique atento às atualizações da ibyte. Postamos toda semana!

Até a próxima e bom trabalho!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket