Confira a lista imperdível dos melhores jogos de terror!

Os jogos de terror, mais do que nunca, estão em alta. Aparentemente um gênero que nunca perde a popularidade, o horror tem uma forma peculiar de nos entreter. Talvez todo o charme esteja na combinação: ao mesmo tempo em que é assustador, nos deixa vidrados.

Principalmente com o advento de técnicas mais avançadas, capazes de criar efeitos gráficos extraordinários, vale a pena escolher o melhor monitor para aproveitar ao máximo cada título escolhido.

Independente da plataforma, o terror está entre os gêneros de jogos eletrônicos mais amados pelos players. Não podia ser para menos, uma vez que os jogos deste tipo cumprem com excelência a tarefa de nos deixar imersos em uma realidade completamente nova!

O medo certamente é um sentimento com potencial para assumir proporções enormes, exercendo fortes efeitos até mesmo sobre o nosso corpo. Esse é um dos motivos pelos quais video games de terror tendem a ser tão chamativos e viciantes.

Jogos de terror: uma tendência universal

Amantes do gênero já sabem que músculos tensionados, batimento acelerado e suor são os sintomas mais comuns quando adentramos o enredo desse tipo de jogo. 

Por alterar tanto nosso estado mental e físico é que o terror acaba se tornando um nicho tão desejado. Zerar o jogo é mais do que apenas completar uma história, trata-se de desbravar uma verdadeira aventura e vencer (ou não) perigos que sentimos na pele.

Pensando nisso, a equipe Ibyte preparou uma lista para compartilhar com você as melhores opções quando o assunto são os jogos de terror. Confira todas os títulos dessa lista que ficou, de fato, horrorosa.

Separamos o que pensamos ser os três melhores títulos de cada categoria, para você conferir apenas o que está em primeiro lugar na indústria dos games.

Clássicos do susto

Para  começar, vamos relembrar alguns dos clássicos videogames que ajudaram a construir o conceito de terror na indústria dos jogos. Cuidado com o teor altamente nostálgico que o conteúdo a seguir pode conter! Para quem ainda é novo demais,  prepare-se para conhecer algumas relíquias.

1. Phantasmagoria (Sierra On-line – 1995)

Quem se atrever a adentrar o universo de Phantasmagoria vai conhecer a história de Adrienne Delaney, uma escritora de sucesso que passa a morar em uma casa remota com seu marido. O casal nem suspeita que as ações do antigo dono, um praticante de magia negra, irão afetar diretamente o rumo de suas vidas. 

Phantasmagoria foi o primeiro jogo a permitir que o jogador tivesse controle sobre um personagem live-action. O jogo era um pouco pesado, exigindo uma modesta coleção de sete CD-ROMs para ser vivenciado integralmente!

Além da história super macabra, este game fica ainda mais intrigante devido a toda a controvérsia sobre o seu conteúdo sexual e violento.

2. Doom (Id Software – 1993)

O queridinho dos gamers e uma experiência indispensável para qualquer um que se diga amante de FPS. Para os padrões atuais de experiência, é provável que você não grite de susto ou desligue seu PC por puro medo ao jogar esse clássico, mas não tem como não incluí-lo na nossa lista.

Como um Fuzileiro Espacial, você é responsável por garantir a segurança de um projeto que vai desenvolver um teletransportador ultra secreto. A surpresa está no fato de que, na verdade, o teletransportador é um portal para o inferno. O que complica mesmo é que você só descobre isso quando os demônios começam cair no seu colo.

É melhor preparar o mouse, porque o tiroteio vai ser incessante!

Doom foi um sucesso de vendas e disseminação, sobretudo porque sua primeira versão, de um episódio com 9 níveis, não foi vendida, mas compartilhada online! Qualquer um podia baixar e jogar. Claro, dois anos depois do lançamento a expansão do jogo foi para as prateleiras das lojas de games.

3. Nocturne (vários desenvolvedores – 1999)

Nocturne traz algo bastante novo para o gênero de terror no PC, empregando o mesmo conceito marcante do Resident Evil 

Aqui, você atua como agente do governo estadunidense de Roosevelt, durante a primeira década do século vinte, lutando contra monstros sobrenaturais por meio de uma agência oficialmente criada para este fim. Como agente, você investigará quatro casos sinistros, combatendo monstros como lobisomens, vampiros e zumbis.

Lançamentos: jogos de terror para 2020

O que não pode faltar mesmo é aquela lista quentinha com os lançamentos que fazem a cara 2020. Acompanhe com a gente para saber o que os desenvolvedores preparam para este ano.

1. Tom Clancy’s Rainbow Six Quarantine (Ubisoft – 2020)

É, parece que a série do Tom Clancy vai fica um pouco mais macabra. A Ubisoft deu um gostinho do que seria essa guinada mais obscura na E3 de 2019. Apesar de ter mostrado apenas um teaser, já foi suficiente para deixar muita gente ansiosa.

O game se passa em uma realidade futura na qual um alien parasita atacou a Terra, transformando seres humanos em criaturas desprovidas de uma mente. O jogador assume o papel de um soldado de elite que precisa eliminar essa ameaça e ajudar na descoberta de uma cura.

O estilo cooperativo do R6 continua funcionando a todo vapor neste cenário, com os players trabalhando em equipe para passar juntos por momentos de puro caos e imprevisibilidade. Ainda é preciso esperar para ter mais informações sobre esse título, mas veteranos da série já estão dizendo que uma boa forma de se preparar para o que está vindo é jogar a Operação Chimera, um modo de jogo já disponível.

2. Devotion (Red Candle Games – 2020)

Até o momento, o que se sabe é que o título foi suspenso da Steam por causa de um controvérsia em relação ao trabalho artístico do jogo e o governo chinês. Mesmo assim, vale a pena deixar a hype em dia para aproveitar quando a situação estiver normalizada.

Devotion é um jogo de terror em primeira pessoa, que mostra a história de um homem e seu apartamento assombrado pela família que ali morava. A vida do protagonista se torna um verdadeiro inferno, com as maiores monstruosidades do folclore taiwanês  e do leste da Ásia.

3. The Last Of Us Parte 2 (Naughty Dog – Maio de 2020)

Faltam palavras para expressar o significado de uma das maiores obras primas da arte dos videogames. A primeira parte de TLOU foi um sucesso massivo, que levou o jogador através da jornada inesperada de Ellie e Joel.

Assim como o primeiro jogo da série, TLOU Parte 2 se passa em mundo apocalíptico, destruído duas vezes: primeiro pela infecção do cordyceps, depois pela brutalidade humana.

Em um mundo sem leis, onde nenhuma instituição ficou intacta, Ellie se lança em uma jornada por vingança contra aqueles que a privaram de seus entes queridos  Certamente a história que nos espera, enquanto o jogo ainda é preparado para o PC, é das mais pesadas.

A nata dos jogos de terror

Para finalizar, disponibilizamos a nossa lista com os melhores jogos de terror de todos os tempos

1. Alien Isolation

Apesar de se fundamentar em um dos maiores clichês do entretenimento, Alien Isolation pode ser encarado como um dos melhores jogos de 2014. O jogo nos coloca na posição de protagonista completamente indefeso inofensivo, que está preso em uma estação espacial com a única companhia de um alien 

Nada como se sentir indefeso e precisar correr pela própria vida para suscitar o que há de melhor no gênero de terror.

2. The Evil Within 2

Se o critério para definir a qualidade de um jogo de terror for a capacidade de te deixar acordado à noite, The Evil Within 2 é simplesmente um dos melhores games que você pode encontrar 

Com certeza você terá problemas para dormir depois de se deparar com montes de corpos decepados espalhados pelo chão se juntando para formar uma grande massa de membros, pálida e cheia de rostos e uma serra no lugar da mão.

Dá para passar por verdadeiros suadouros com cada inimigo que o jogo coloca no nosso caminho, principalmente se você estiver usando um headset, por exemplo, o que vai aumentar ainda mais o grau de imersão na experiência.

3. The Glass Staircase

Este título indie, que une um estilo retrô com inspirações de Silent Hill, nos coloca no controle de um jovem garota em uma grande casa. Todas as manhãs você é obrigada a tomar uma pílula e a obedecer algumas ordens.

Não demora muito para a situação ficar cada vez mais intensa até que, quando menos percebemos, precisamos lutar contra mortos vivos para escapar da mansão.

E aí, bateu aquela ansiedade de jogar algo que desperte as paranóias na hora de dormir? Deixe um comentário, dizendo se a nossa lista te ajudou a encontrar o game certo para vivenciar aquele susto saudável!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *