Vale a pena usar a TV como Monitor? Saiba como fazer isso!

Você trabalha em frente ao PC? Passa muitas horas entretido em jogos online ou assistindo a filmes? Então, já deve ter cogitado a ideia de usar a TV como monitor. Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens dessa alternativa?

Hoje em dia, muita gente trabalha em frente ao computador e tem consciência dos problemas que isso pode causar à saúde. Tanto no que diz respeito à postura, ao sedentarismo, como também em relação aos cuidados com os olhos.

Além de todos os fatores que envolvem o bem-estar do usuário, quando se trata da adaptação da TV, precisamos levar em consideração as especificações da televisão, já que elas não foram criadas para serem usadas como monitores.

Sabemos que muitas pessoas optam fazer essas adaptações. Por isso, separamos algumas informações que podem ser úteis nesse momento. Continue a leitura deste post para entender melhor!

Tudo o que você precisa saber antes de usar sua TV como monitor

Sim, você pode conectar sua TV ao seu PC e ela irá funcionar perfeitamente como um monitor. Essa é uma boa ideia e pode te agregar diversas facilidades durante o dia a dia de trabalho ou na rotina de jogos. Para isso, dê atenção às seguintes observações:

O básico para sua TV funcionar como monitor

O item mais básico e fundamental é que sua TV tenha uma entrada HDMI. A maioria das televisões modernas é equipada com essa função, inclusive, costuma contar com mais de uma entrada, assim, dá para conectá-las aos mais diferentes aparelhos eletrônicos.

Se for o seu caso, basta conectar os aparelhos normalmente. Também podemos encontrar no mercado TV com entrada DVI e outras com entradas VGA para uso do PC.

Se o seu televisor tiver apenas uma saída DVI, é preciso usar um cabo HDMI para DVI e, então, ligar um eletrônico ao outro. Mas, se sua TV tiver apenas saídas VGA, utilizá-la pode não ser uma boa opção.

Isso porque você tende a perder em qualidade de imagem e resolução. Nesses casos, não é muito vantajoso trocar seu monitor pela TV. Por isso, prefira usar o HDMI ou DVI.

Observe a resolução da sua TV

Não é recomendado usar a TV como monitor sem antes configurá-la corretamente. Fazer isso é muito simples, basta olhar o manual do fabricante do aparelho e descobrir qual é a resolução exata.

As televisões mais populares do mercado, normalmente, reproduzem 1080p, com uma resolução de 1920×1080. Pensando nisso, podemos considerar uma tela de laptop de 15,6 polegadas, levando em conta uma tela de TV com de 32 polegadas. A qualidade não será satisfatória.

Dessa forma, a densidade de pixels é o fator de maior importância. Na tela do notebook essa densidade é muito maior que na TV, assim, o notebook oferece uma tela com muito mais nitidez e riqueza de detalhes.

Passo a passo rápido para conectar sua TV ao seu computador

Depois de analisar se é uma boa opção trocar seu monitor pela tela da sua TV – tendo em vista a resolução do aparelho – é hora de conectá-los. Para isso, desligue ambos os equipamentos.

Confira quais são as entradas disponíveis em sua TV e PC. Desse modo, é possível identificar se elas são compatíveis. Depois, escolha uma conexão adequada. Você terá as opções determinadas nos tópicos acima: HDMI, VGA e DVI.

Com um cabo compatível, conecte seu computador a TV. Em seguida, ligue o Notebook ou computador e a TV. Com o controle remoto da televisão em mãos, é hora de mudar a porta de entrada para que corresponda ao HDMI.

Seu televisor pode apresentar as alternativas HDM1, HDMI2, DVI1 ou outras opções parecidas. Por outro lado, na conexão VGA, provavelmente, irá aparecer “PC”. Já no computador, um menu surgirá na tela. Daí, é só optar por ajustar automaticamente a resolução.

Quando o ajuste automático acontecer, basta reiniciar o computador. Feito isso, confira a qualidade de imagem e veja o plano de usar a TV como monitor foi uma boa decisão.

O que pode dar errado nessa ideia?

Ter um tamanho de tela maior é um plus quase infalível. No entanto, ao usarmos um monitor comum, normalmente, ficamos bem próximo à tela. Por isso, esses equipamentos são projetados para não oferecer tantos riscos aos olhos, além de apresentarem maior riqueza de detalhes, como dissemos.

No caso da TV, não existe essa preocupação, já que em seu uso comum, ficamos mais distantes do aparelho. Quando o utilizamos como monitor, acabamos ficando muito próximos da tela, o que pode ser prejudicial para a visão.

Ainda com relação ao tamanho, não devemos nos esquecer que, quanto maior a tela, mais difícil será para acomodá-la em ambientes de trabalho, por exemplo. Mover o equipamento pode se tornar um problema. Então, essa, talvez, não seja a melhor opção.

De qualquer maneira, é importante observar todas essas condições e tomando as devidas providências. Você tem tudo para aproveitar ao máximo sua TV/monitor! Curta seus filmes, séries e jogos com muito mais amplitude e emoção!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket