Se você é do ramo empresarial e está no mundo digital, sabe que investir na segurança cibernética tornou-se indispensável para proteger dados valiosos contra criminosos virtuais, não é mesmo? O número de ataques no Brasil vem aumentando significativamente e a cada dia que passa os crimes praticados no ambiente digital estão mais desenvolvidos e aprimorados.
A cibersegurança, também chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas, tem como objetivo proteger dados corporativos importantes de agentes maliciosos e mal-intencionados. As integrações via API podem fazer a diferença neste universo, sabia?
Mas, se você não sabe o que é segurança cibernética ou ainda tem dúvidas sobre como garantir a segurança dos seus dados, fique tranquilo! A Descomplik – o blog da Ibyte – preparou um conteúdo completo com informações valiosas que você precisa saber para prevenir sua empresa de ameaças digitais. Acompanhe!
O que é Cibersegurança?
A cibersegurança é um conjunto de práticas responsáveis por proteger sistemas, servidores, equipamentos, redes ou qualquer outra fonte digital usada por uma empresa, contra possíveis ataques de criminosos cibernéticos. Sua função é garantir a segurança contra ameaças digitais no espaço virtual.
Ou seja, assegurar que todos os documentos que fazem parte do contexto empresarial e informações armazenadas no sistema da empresa estejam realmente protegidos. Afinal, não queremos que esses dados caiam em mãos erradas!
Como funciona a cibersegurança?
O objetivo da cibersegurança é permitir a defesa contra ataques virtuais em potencial, sendo extremamente importante na prevenção de ataques e fraudes de dados empresariais. Dessa forma, é possível evitar o vazamento de dados que podem levar a sérios prejuízos financeiros e de confiabilidade, além de danos à imagem.
Além disso, é importante levar em consideração não só a implantação do processo de segurança, mas também o entendimento dos colaboradores sobre trabalharem juntos com a tecnologia e alocar todas as informações e estratégias que envolvem o contexto operacional da empresa em um espaço cibernético sigiloso, baseado nas normas e políticas corporativas.
Qual a importância da cibersegurança?
É visível que a sociedade está cada vez mais dependente da tecnologia e essa realidade nunca diminuirá. Portanto, a cibersegurança é fundamental para garantir a segurança de dados, uma vez que o vazamento de informações confidenciais de uma empresa pode resultar em prejuízos irreversíveis.
É impossível evitar o uso de sistemas de computadores diariamente, mas é interessante ter em mente o uso de serviços que podem combater os crimes digitais e oferecer segurança às informações da sua corporação. Então, se você depende de tais ferramentas, vale a pena combinar a estratégia de cibersegurança para não correr o risco de violação dos dados digitais, hein?
Quais são os tipos de cibersegurança?
Cibersegurança são estratégias que envolvem medidas de proteção digital contra uma série de ameaças, além dos antivírus e das limitações de acesso aos usuários, existem outros elementos físicos e off-line que auxiliam na proteção dos dados. Confira quais são eles:
1 – Segurança de infraestrutura
A segurança de infraestrutura garante a proteção do ambiente físico formado por mecanismos que mantêm o acesso contínuo e protegido de danos ou perturbações diversas. Esse sistema, conhecido como internet das coisas, é capaz de transferir informações pela rede sem a necessidade de execução humana.
2 – Segurança de rede
A segurança de rede garante a proteção contra ameaças internas e externas, instaurando sistemas de hardware e software pensados para proteger a rede e a infraestrutura de uma empresa contra acesso e interrupções não autorizadas. É uma alternativa que realmente vale a pena!
3 – Segurança de aplicações
A segurança de aplicações impossibilita que os códigos e dados sejam sequestrados ou roubados. Assim, são aplicados alguns recursos como: penetration testing (pentest) e a criptografia.
4 – Educação de usuários
A educação dos usuários corresponde ao treinamento dos colaboradores e clientes quanto às melhores práticas para reconhecer e prevenir ciberameaças. É uma maneira de garantir que todos os membros da sua equipe estejam cientes dos passos a serem seguidos ao manipular informações online.
5 – Segurança de informações
A segurança de informações protege os dados físicos e digitais de entrada não autorizada, tanto no ambiente de sistemas remotos, quanto nas empresas.
Como trabalhar com cibersegurança?
A preocupação com a segurança digital vem aumentando exponencialmente nos últimos anos, uma vez que as empresas precisam de cuidado dobrado devido às práticas criminosas de violação de dados. Por conta disso, surge o engenheiro de cibersegurança, responsável em proteger os dados da empresa contra roubos ou qualquer outra ameaça de ataques cibernéticos.
As atividades do engenheiro de segurança são bastante técnicas e envolvem tarefas de detecção de comportamentos anormais na rede. Para isso, o profissional não precisa de certificação para atuar, o seu diferencial é o conhecimento em cibersegurança obtido por por meio de cursos de informática.
Um bom profissional na área precisa dar continuidade em especializações, explorando todas as possíveis áreas que abrangem a cibersegurança , ou seja, desenvolver alto nível de conhecimento sobre o assunto, inclusive linguagens de programação. Além disso, é recomendado ser influente em inglês, uma vez que a leitura sobre o tema é nesse idioma.
Fique por dentro do universo tecnológico e descomplique sua vida com a Ibyte Empresa! Estamos sempre buscando conteúdos relevantes e informativos para você aproveitar ao máximo a tecnologia a seu favor.
Espero que você tenha entendido um pouco sobre a cibersegurança. Aproveite e confira nosso post sobre os princípios da segurança da informação e garanta a proteção da sua empresa de forma eficiente.
Até o próximo post!
Add a Comment