A internet passou a ser parte essencial na vida das pessoas, seja para estudar, trabalhar ou se divertir. Desta forma, elas não buscam apenas uma boa conexão, mas sim um provedor de internet que ofereça serviço de qualidade e, principalmente, um atendimento de excelência.
Listamos 4 dicas para você melhorar o atendimento do seu provedor de internet e ser a empresa que conquista e fideliza clientes. Confira!
1. Utilize a comunicação S.C.O.T.
Você já ouviu falar em S.C.O.T? Esta sigla simboliza a Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência na comunicação. Em outras palavras, são os quatro pilares que norteiam o que chamamos de comunicação efetiva.
Isso significa que o seu negócio, como provedor de internet, pode implementar este modelo de comunicação desde a abordagem comercial até o pós-venda. Assim, você promoverá ao seu cliente uma experiência positiva de forma completa.
Entenda melhor sobre cada um dos pilares da comunicação S.C.O.T:
- Segurança: mostre para o cliente que ele terá todo o suporte necessário e que a sua empresa é referência no mercado. Assim, você passará confiança ao cliente.
- Clareza: comunique-se de forma didática e assegure que o cliente entenda o processo, a situação em questão.
- Objetividade: reforce a clareza na comunicação e evite rodeios ou falar informações desnecessárias que podem somente burocratizar a relação.
- Transparência: fale sempre a verdade em relação ao que você pode ou não cumprir. Isso evitará frustrações com o seu serviço.
2. Invista em pós-atendimento
O cliente entrou na base de assinantes? Comemore bastante, pois todo o trabalho de prospecção deu certo! No entanto, não esqueça que outro processo dará início: o de pós-atendimento!
Para melhorar o atendimento do seu provedor de internet, esta é uma das etapas mais importantes. É por meio dela que você poderá fidelizar o cliente.
Algumas dicas dicas valiosas para esta fase são:
- Treine sua equipe para ter uma comunicação acolhedora e investigativa;
- Realize pesquisas de opinião para medir a eficácia do trabalho realizado em diferentes áreas do seu provedor de internet;
- Esteja disponível em várias plataformas de comunicação: redes sociais, site, 0800. Quanto mais fácil falar com você, maior será a satisfação do cliente.
Vamos explicar melhor o ponto sobre comunicação investigativa: é importante que ao longo dos atendimentos, a sua equipe seja capaz de identificar o quão satisfeito o seu cliente está com aquela interação.
Aproveite e leia também: Como ter um provedor de internet que se destaca no mercado?
3. Antecipe os problemas
É comum que provedores de internet enfrentam problemas particulares, como a instabilidade na rede. E isso nem sempre está ligado à falta de qualidade do serviço, mas a diversos fatores difíceis de controlar.
Neste sentido, é válido comunicar ao seu cliente o problema que está ocorrendo e a solução que já está sendo planejada. Ou ainda, avisar quando houver manutenções que possam comprometer a conexão.
Esta é uma forma de evitar a sobrecarga nos seus canais de atendimento e dar suporte ao cliente, mesmo em momentos de problemas.
4. Invista em automatização de processos
Quanto mais rápido o seu cliente for atendido, mais satisfeito ele ficará. Por isso, a agilidade no atendimento ao cliente em um provedor de internet é um dos ponto-chave.
Mas como fazer isso? Utilize ferramentas que automatizam algumas atividades, como:
- Envio de boletos;
- Cobrança de mensalidades atrasadas;
- Lembrete sobre o vencimento do período de fidelidade.
Gostou deste post e deseja conferir mais dicas para ter um atendimento 5 estrelas? Continue em nosso blog e confira a importância do mix de produtos para provedores de internet.