Como ter um provedor de internet que se destaca no mercado?

Inovação tecnológica. Esse é um dos principais motivos que levam ao sucesso alcançado por diferentes empresas da área tecnológica! Além da busca constante por novas soluções que sejam capazes de atender mais rapidamente e de modo eficiente as demandas dos seus clientes, essas empresas também se dedicam a incorporar um perfil cada vez mais adaptável em seu formato de organização.

Pensando nesse cenário, encontramos o mercado de provedores de internet! Se você deseja descobrir como ter um provedor de internet que se destaque em seu nicho, continue lendo este post e veja táticas que irão te ajudar a consolidar sua empresa, multiplicando a captação de novos usuários de forma progressiva!

Nós do blog da ibyte preparamos um conteúdo perfeito para quem precisa potencializar a gestão de sua empresa fornecedora de internet. Vamos lá?

Como ter um provedor de internet de sucesso:

Caracterizado como atividade essencial pela Lei Federal brasileira nº 13.979 de 2020 devido à nova lógica de trabalho em tempos de pandemia do coronavírus, o provedor de internet é responsável por garantir o acesso à web em diversas regiões do nosso país.

Entender como ter um provedor de internet capaz de cumprir essa função com excelência é a receita para um modelo de negócio que atende até mesmo as localidades mais distantes dos grandes centros.

Para se tornar um concorrente forte nesse mercado, um bom provedor de internet precisa seguir alguns passos essenciais para obter esse tipo de resultado. Veja quais são eles:

1) Atentar-se às normas reguladoras vigentes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regula todas as atividades relacionadas a esta área no Brasil. Portanto, é fundamental que a sua empresa provedora de internet esteja de acordo com a outorga do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) junto à Anatel, além de manter atualizada todas as outras permissões que a agência requisita com o passar dos anos.

Somado a isso, a tributação de serviços precisa estar em dia para que o funcionamento da organização não sofra qualquer tipo de prejuízo como interrupções de serviço e multas.

2) Estudar a concorrência direta

Toda lição de gestão empresarial volta a atenção, em algum momento, para a concorrência. E nesse caso não é diferente! Entender como as outras empresas do seu setor estão atuando e que tipo de inovações elas oferecem aos clientes se configura como uma estratégia para compreender o seu próprio negócio.

Na prática, o que isso significa? Liste as principais empresas fornecedoras de internet (IPS) que competem pelo mesmo público que você e busque informações sobre como elas atuam.

Durante essa pesquisa, você terá uma visão mais sistêmica sobre o mercado e terá novos insights sobre como o seu serviço pode se diferenciar dos demais!

3) Aplicar estratégias de marketing digital

Ser visto para ser lembrado, essa é a lógica! E se hoje em dia o melhor jeito de contatar possíveis clientes é no meio online, o marketing digital se transformou em uma ótima ferramenta para atrair e fidelizar o público que você deseja!

Invista em profissionais especializados nessa área para trabalhar na presença digital da sua empresa provedora de internet. Ao criar uma boa relação com os consumidores do seu conteúdo e fortalecer a sensação de proximidade com eles, as chances de divulgar ações promocionais e gerar novas contratações aumentam exponencialmente!

4) Ofertar serviço de valor adicionado

O mix de produtos é a oportunidade perfeita para expandir a sua cartela de serviços e inovar a atuação do seu provedor de internet. Chamado de serviço de valor adicionado (SVA), esse tipo de ação é considerada pela Anatel como um serviço extra, logo, possui uma tributação menor.

Por representar um gasto menor para o provedor de internet, o SVA é interessante tanto para a empresa quanto para os usuários. Isso revela que oferecer pacotes de internet aliado a outros tipos de serviços, como espaço na nuvem e plataformas de streaming, são ótimas maneiras de destacar o seu anúncio de quem está em busca por um novo fornecedor de internet.

Tecnologia 5G: ameaça ou oportunidade para o provedor de internet?

A tecnologia 5G é a geração de rede de internet móvel mais recente do momento. No Brasil, a expectativa é que este tipo de serviço esteja 100% disponibilizado para todos os cidadãos do país até o ano de 2028 segundo o Ministério das Comunicações.

Em consequência disso, é obrigatório que os provedores de internet invistam em sua lógica de funcionamento para oferecer esse tipo de acesso nos próximos anos. Para entender melhor os benefícios do 5G, explicaremos melhor a seguir:

Vantagens do 5G para os usuários

Ao utilizar um espectro menor de rádio, a tecnologia 5G proporciona a conectividade de um número maior de equipamentos simultaneamente. E o melhor de tudo, sem prejudicar a qualidade da conexão! Além disso, temos outros fatores positivos deste novo modelo de internet móvel.

  • Velocidade de download e upload mais acelerada que o 4G e outros tipos de rede;
  • Maior cobertura de rede de internet para além da zona urbana;
  • Conexões com maior estabilidade;
  • Facilidade no uso de recursos para realidade virtual móvel;
  • Diminuição no atraso da comunicação entre diferentes tipos de recursos.

Podemos incluir na lista ainda que as indústrias também ganham com o 5G! A nova tecnologia de acesso à web auxilia na otimização de processos, melhorando a conexão de drones, GPS e equipamentos de porte grande. Tal oferta potencializa a coleta de dados de maneira mais rápida, aumentando o controle de aspectos que podem afetar a produção, como a variação das condições climáticas.

Vantagens do 5G para provedores de internet

Uma vez que o 5G seja interessante para o seu público-alvo, é preciso compreender agora se a logística desse tipo de serviço também é vantajosa para a sua empresa. E já adiantamos, a resposta é positiva!

Em termos de custo, o 5G será mais barato para o provedor de internet considerando que o uso de cabeamento será algo dispensável para a sua implantação. Por utilizar antenas mais baixas, a tecnologia 5G permite uma conexão maior e que pode ser roteada por equipamentos como as small cells, que ampliam o sinal e geram, consequentemente, um gasto menor de execução.

O aumento na cobertura da conexão auxiliará os operadores de internet a alcançarem novas regiões que antes não eram contempladas pela complexidade da logística demandada. Como resultado, as empresas do ramo terão a possibilidade de aumentar sua rede de atuação e tornar obsoleta a ideia de que boas conexões de internet pertencem apenas aos moradores das metrópoles.

Contudo, a jornada rumo à oferta ampla de 5G para todos os cidadãos do país ainda tem grandes barreiras a vencer. O tipo de aparelho capaz de detectar e usufruir dessa rede avançada de internet é um exemplo. Como os atuais equipamentos vendidos no país ainda não são capacitados para essa função, será preciso que os usuários invistam na troca de celulares e outros aparelhos eletrônicos para usar a nova tecnologia — o que não é economicamente viável para a maioria da população!

Por fim, a tecnologia 5G também exigirá dos provedores de internet um investimento em fibra óptica para conseguir atender os futuros interessados na versão de internet móvel mais atualizada do mercado internacional. Assim, somando esse fator à lista de desafios a serem superados para a oferta desse tipo de serviço.

E aí, gostou do post de hoje? No blog da ibyte você encontrará informações atualizadas sobre o mundo da tecnologia que vão tornar a sua gestão empresarial mais assertiva e inovadora! Continue nos acompanhando por aqui e aproveite nossos conteúdos!

Nos vemos no próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket