As tecnologias empresariais continuam avançando cada vez mais rápido. Por isso, apropriar-se dessas ferramentas, conhecendo e trazendo-as para dentro da cultura estrutural técnica da empresa, deve garantir uma melhor performance dos funcionários, promovendo o controle mais preciso do planejamento e da execução de tarefas, além de auxiliar em todos os processos da empresa, dando cada vez mais mais automoção as atividades e assim garantindo resultados ainda mais promissores.
Essas tecnologias fazem parte das mudanças que vieram com a logística 4.0, considerada um marco na história da indústria. Elas influenciam diversas áreas , otimizando processos dentro da empresa e gerando melhorias em todos os setores da organização.
Quer entender mais sobre o assunto e incorporar nossas dicas na sua empresa? Continue a leitura e confira 4 que já podem ser utilizadas para deixar os processos empresariais mais eficientes!
1- Automação de processos
Investir na automação de processos significa uma melhora não só para os funcionários e gestores, mas também para os clientes, que poderão usufruir de serviços e produtos otimizados. Veja alguns exemplos de automação em diferentes áreas:
- Softwares de rastreamento e controle de cargas;
- Cloud Computing;
- Automação de processos industriais;
- Inventário inteligente.
A implantação desses processos exige um investimento, mas quando implementados da maneira correta e no local necessário, essas tecnologias conseguem devolver o valor investido em pouco tempo e já começar a contribuir para o aumento da margem de lucro.
2- Estoque inteligente
A ideia de um estoque inteligente tem como base o uso de um programa de gestão para controle de entradas e saídas, deixando de lado as clássicas planilhas. O software em questão tem uma margem de erro consideravelmente menor e ainda pode ser utilizado em conjunto com outros sistemas.
O sistema ainda possui outras funções interessantes como um estoque mínimo, que facilita a compra de novos produtos no momento certo e evita a escassez dos mesmos no estoque, o que não é nem um pouco interessante.
Vale citar também a capacidade que esse gestor tem de analisar a rotatividade dos produtos em grandes períodos de tempo, essas informações podem ser utilizadas para gerir melhor a aquisição de matéria prima e influencia até mesmo a contratação de novos funcionários.
3- Pick to light
Esse termo é utilizado para descrever o uso de luzes no estoque, que indicariam não só a posição de um produto específico, mas também sua quantidade. É uma ideia relativamente simples que surgiu nos EUA, mas com muito potencial a longo prazo e que vale a pena ser observada.
4- Gestão integrada
Essa não é uma tecnologia especifica, mas a junção de outras tecnologias que torna a gestão coordenada possível. Tanto o gerenciamento quanto o operacional trabalham juntos para entregar um produto melhor ou um serviço mais eficiente.
Uma das vantagens da gestão integrada é a possibilidade de visualização do processo como um todo, o que permite um gerenciamento melhor de cada etapa e garanta tanto a satisfação do cliente quanto do colaborador.
A necessidade de uma visão maior se deve principalmente ao aumento da competitividade, um mercado dinâmico exige uma empresa dinâmica, que consiga se adaptar as novas demandas de forma rápida e sem perder a qualidade. Isso é possível com uma gestão integrada.
Para alcançar esse objetivo, é preciso analisar os processos empresariais para identificar possíveis melhorias e otimizações. Nessa etapa, é preciso ter clareza e objetividade nas reuniões, lembrando sempre que o foco é a melhora da corporação.
Depois de identificar o ponto de melhoria e escolher qual tecnologia será implementada, é preciso observar cada passo com atenção para garantir o máximo de eficiência.
Como implementar novas tecnologias na empresa?
A implementação de novas tecnologias requerem alguns cuidados durante o processo, que garantem a integridade do colaborador e o aproveitamento da tecnologia implantada. Continue a leitura e veja alguns desses cuidados.
Obtenção de equipamentos e softwares
Algumas melhorias podem exigir equipamentos de automação, que devem ser adquiridos por fontes confiáveis. O mesmo vale para a obtenção de programas e softwares. Lembre-se de documentar cada etapa para futuras análises, vamos falar sobre isso mais adiante.
Cuidados com o colaborador
Durante a implementação de novas tecnologias na empresa, pode surgir o medo de uma possível demissão entre os colaboradores. Converse com seu pessoal e explique como as mudanças irão impactar positivamente na rotina deles, visando a melhoria de todos. Assim, você elimina a aversão e garante uma implementação mais bem sucedida.
Análise de performance
Esse é um ponto chave da implementação, que começa muito antes da tecnologia entrar em ação de forma efetiva. É preciso ter informações precisas não só dos resultados, mas também de como o processo funcionava antes.
Com isso, será possível analisar o desempenho do setor com assertividade e garantir os melhores resultado. A documentação cuidadosa é indispensável nesse momento. As ferramentas de backup em nuvem para empresas são grandes aliadas nesse momento.
Ao observar todos esses cuidados você garante uma implementação assertiva, que irão ajudar sua empresa a se situar na frente da concorrência e conquistar novos ares!
Você com certeza já ouviu falar em inteligência artificial não é mesmo? Acesse nosso post sobre o assunto e entenda como essa tecnologia pode alavancar o seu negócio. Te vejo lá!
Add a Comment