Logística 4.0: o que é e como implementar em sua empresa

O mundo vem passando por transformações impressionantes, principalmente no que diz respeito à expansão da tecnologia. As empresas e negócios foram e são um dos primeiros setores a “sentir na pele” tamanhas modificações que acontecem dia após dia.

É por isso que de um tempo para cá o conceito de “logística 4.0” vem sendo explorado com mais profundidade, trazendo a ideia de que recursos tecnológicos precisam ser aplicados nas organizações para garantir a otimização de processos logísticos.

Acredita-se que, a partir da implantação de movimentos inovadores, a área comercial será mais veloz, eficiente e, ainda por cima, sua empresa estará sendo beneficiada com a redução de custos. O funcionamento pode ser comparado como uma chave que irá abrir portas para locais ainda maiores e melhores na vida de quem está à frente de pequenas, médias e grandes corporações.

Setores, como a indústria, já sabem discernir o quão importante é a automatização de etapas. Diante disso, a logística não pode ficar parada no tempo, concorda? Pensando nisso, abordaremos esse assunto no decorrer do post. Continue a leitura.

“>Afinal, o que é Logística 4.0?

Em resumo, podemos dizer que a logística 4.0 é uma concepção que tem por objetivo investir em soluções tecnológicas visando o crescimento contínuo das empresas. Esse progresso está pautado em diretrizes advindas da Indústria 4.0, que revolucionou o âmbito industrial a partir de técnicas digitais inovadoras.

O conceito surgiu durante a quarta revolução industrial, que dispõe de fábricas com procedimentos mais enxutos e personalizados. Desse modo, é evidente que os envolvidos no processo da logística 4.0 querem trazer os resultados positivos da 4º Revolução para os procedimentos comerciais.

Agora, são os métodos da logística que estão se transformando para tornar o contexto em que está inserido muito mais simples, rápido e financeiramente mais inteligente. Esse tipo de sistema marca uma nova maneira de gerenciar, em especial, a cadeia de suprimentos – o famoso supply chain.

Assim, o gerenciamento é feito a partir de previsões que foram colocadas sob análise e estudo de mercado, diferente do que acontece na logística tradicional.

Como funciona a implementação das novas tecnologias na logística?

As tecnologias, nesse contexto, são responsáveis por tornar as etapas de aquisição e fornecimento de produtos mais ágeis, confiáveis e flexíveis, para que seja possível focar o restante do tempo na experiência do cliente.

Devemos lembrar que a logística 4.0 não é imutável, isto é, os processos que a envolvem precisam ser desenvolvidos conforme o aparecimento de resultados positivos e negativos. É necessário estar atento aos mais diversos dados que fazem parte da intensa conectividade oferecida pelo sistema 4.0.

Mas e na prática, como esse conceito funciona?

Veja agora algumas das possibilidades para empregar em sua empresa e torná-la ainda mais otimizada de acordo com a nova logística:

  • Tecnologias que torna instantânea a modificação de rotas de abastecimento ou fornecimento de matéria-prima;
  • Inteligências que permitem a observação em real time – tempo real – do trânsito e outras questões que podem influenciar na logística da empresa;
  • Utilização de drones para inspecionar a qualidade do produto e, até mesmo, realizar entregas de pedidos;
  • Dispositivos que consigam antecipar o comportamento dos clientes para reduzir possíveis erros.

Quais são as principais tecnologias presentes na Logística 4.0?

As soluções que podem ser utilizadas no setor são muitas, visto a grande expansão e evolução das mais diversas tecnologias. Temos em nossas mãos a possibilidade de automatizar inúmeros processos, desde os mais simples até aqueles mais robustos.

E não pense que são utilizadas apenas pequenas artimanhas voltadas à diminuição de erros e aumento da produtividade. Muito pelo contrário! As tecnologias inerentes a logística 4.0 vieram para firmar um passo a passo construído em bases sólidas e bastante positivas ao mercado de trabalho e também ao Market Share – parte que a empresa constitui de relevância perante seus concorrentes

Confira algumas das inovações:

Inteligência Artificial

A partir do uso da inteligência Artificial (IA) torna-se possível uma maior agilidade nas tomadas de decisões. Ela é um dos pontos cruciais para prever percalços que podem ser evitados com soluções simples. Por isso temos a diminuição de erros e maior oportunidade de acerto com a IA, que é capaz de atender às demandas de maneira personalizada.

Big Data

O Big Data pode – e deve! – ser aplicado na logística 4.0, visto que essa esfera atua diretamente com informações e análise de dados. Portanto, o Big Data possibilita uma visão dinâmica e diferenciada de processos, que não podem ficar de fora para otimizar a cadeia produtiva.

Machine Learning

Sabia que agora é possível trocar processos que necessitam de indivíduos focados na análise de dados por máquinas capazes de tomar decisões baseadas em modelos analíticos criados exatamente para sua empresa? Assim, você consegue distribuir melhor as tarefas para que esses trabalhadores possam dividir a atenção para outras vertentes.

É uma forma de melhorar o controle de estoques e também a conectividade entre várias áreas de produção que estão inseridas no campo da logística.

Internet das Coisas

Com a implementação da internet das coisas você consegue, de fato, aumentar a produtividade da sua corporação. O objetivo principal dessa inovação é conectar instrumentos digitais utilizados rotineiramente à internet. Uma simples impressora via wireless, por exemplo, faz parte dessa inovação, reduzindo custos operacionais.

Digital Twin

Conhecido como “gêmeo digital”, o digital twin é programado para ser uma versão online de produtos. Desse modo, os comércios podem explorar a criação de peças tecnológicas idênticas a itens no estoque para que ajustes de qualidades sejam realizados nos materiais.

Cloud Computing

A virtualização dos serviços já é uma realidade nas mais diversas organizações por meio do cloud computing – a famosa computação na nuvem. Esse sistema é eficaz no gerenciamento de informações, promovendo um processo de coleta, armazenamento e distribuição de dados mais rápidos e seguros em qualquer local do mundo.

Como a Logística 4.0 impacta as empresas e negócios?

Como podemos perceber na apresentação das tecnologias acima, não são somente as máquinas que auxiliam no processo de otimização de tempo e produtividade. Os softwares também são grandes aliados das empresas, que podem transformar etapas complexas em atividades simples de serem executadas.

Portanto, a logística 4.0 promove maior organização e transparência aos clientes perante a maioria dos processos que acontecem na empresa, principalmente quando o produto ou serviço que sua corporação oferece abrange dados físicos e jurídicos de algum indivíduo.

Quais são os benefícios da Logística 4.0?

Hoje a tecnologia é uma parte fundamental das mais diferentes organizações espalhadas pelo mundo, não só aplicada à parte operacional, mas também na que diz respeito ao trabalho de transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias.

Por isso há inúmeras vantagens em adotar o sistema 4.0 em seu setor, sempre visando processos mais assertivos e, consequentemente, produtivos. Algumas dos benefícios são:

  • Eficiência Operacional;
  • Aumento da Satisfação dos Clientes;
  • Alta Conectividade;
  • Melhora na Análise de Dados;
  • Redução de Custos e Perdas.

É claro que não é preciso instalar todas as técnicas inovadoras citadas no texto. O indicado é optar por aquelas que mais têm a ver com o seu ramo de negócios, que podem auxiliar a aperfeiçoar o desempenho da corporação em situações específicas e já planejadas.

Inclusive, planejamento é a palavra-chave para que você tenha sucesso no começo, durante e após a inserção dos equipamentos tecnológicos. Afinal, é preciso gestão financeira para conseguir empregar inovações como essas, já que elas não são tão acessíveis economicamente.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre como funciona a logística 4.0? Nós da ibyte esperamos que sim! Desejamos que o conteúdo sirva de inspiração para sua empresa, assim como pode ser espelho para outro empregador. Então aproveite para compartilhar em suas redes!

Até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket