A segurança digital é um fator que tem se tornado cada vez mais importante. Saber identificar se o computador ou notebook está com vírus pode fazer a diferença na vida de quem depende dessas máquinas para trabalhar, estudar e até mesmo se entreter.
O uso de um bom anti-vírus pode ser a melhor solução para evitar essa dor de cabeça. Mas para aqueles que já desconfiam da presença do malware em seu PC, vale conferir os sinais que a Ibyte separou para ter certeza! Continue a leitura e confira todos!
PC com vírus? 7 sinais que confirmam o problema
Quem nunca sentiu que o computador estava com um desempenho bem menor do que o habitual, ou se surpreendeu ao ver um pop-up na área de trabalho? Esses são apenas alguns dos sinais que alertam uma possível infecção por vírus ou outro malware em sua máquina. Fique de olho nessa lista que os especialistas da ibyte prepararam para ajudar você
1- Ações inesperadas
Nunca se esqueça que seu computador é uma máquina. Ele realiza diversas ações importantes, mas nunca sozinho. Normalmente, a única coisa que o PC gera automaticamente são notificações de programas e do próprio sistema. Se seu PC está realizando as seguintes ações sozinhos, ele possivelmente está com um vírus:
- Abrindo e fechando guias;
- Deletando e modificando arquivos;
- Rolando páginas;
- Não obedece seus comandos.
Malware é um termo genérico para qualquer software maligno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário. Um vírus de computador é apenas um tipo de malware.
Se essas ocorrências forem frequentes, tome as devidas providências o mais rápido possível. Ainda mais se você usa seu computador dentro de um contexto empresarial. Alguns vírus tem muito potencial para danificar o PC de forma permanente, fique de olho nesses pequenos acontecimentos e não deixe esse malware interferir na sua produtividade!
2- Anúncios e outros pop-ups inesperados
Quando estamos navegando na internet é comum aparecer esse tipo de coisa na tela, mas desconfie se um anúncio aparece quando você não está na internet. Esses anúncios ainda podem conter propagandas enganosas para serem mais atrativos. Nunca clique em um pop-up de algum app que você tem certeza de que não instalou.
Também tome cuidado com links de sites suspeitos enviados por amigos ou colegas de trabalho, principalmente se forem correntes acessadas via WhatsApp web, por exemplo. . Muitas vezes, compartilhamos links poucos seguros sem nem saber. Vale ficar de olho bem aberto e preferir apenas aqueles sites já conhecidos.
3- Desligando sozinho
As ações realizadas pelo vírus em seu computador ainda podem ir além e causar o desligamento do seu PC ou notebook Esse malware pode gerar danos em partes específicas do computador, o que pode acabar tendo consequências mais impactantes. Assim que conseguir restabelecer as funções de sua máquina, ative a função do seu antivírus – caso tenha instalado – para fazer uma varredura completa para confirmar a causa do desligamento repentino, restaurando o funcionamento da sua máquina.
Os problemas também incluem mau funcionamento da tela e de outros aparelhos conectados. Se sua impressora está agindo de forma estranha ou a tela apresenta falhas, pode ser vírus! Não hesite em verificar a presença de vírus no computador, por se tratar de uma rede, é possível que ele danifique periféricos conectados à máquina. Uma decisão rápida previne muitos problemas futuros.
4- Arquivos faltando ou sobrando
Uma maneira simples de identificar a ação de um vírus no PC é controlando o espaço disponível no disco rígido. Alguns malwares podem simplesmente deletar arquivos ou mesmo criar cópias de si mesmo em sua máquina. Isso mesmo! A falta de espaço no computador pode esconder um problema muito maior nesse caso: o vírus está criando cópias de arquivos desordenadamente e isso consome memoria de armazenamento, além de corromper outros documentos.
A atenção deve ser redobrada em máquinas corporativas, que possuem arquivos importantes como planilhas e documentos. Além de um backup, é interessante investir em um bom antivírus para garantir a integridade dos dados da sua empresa – seja ela grande ou pequena.
5- Queda no desempenho da internet
Isso mesmo, o péssimo desempenho da internet nem sempre é culpa de algum temporal ou da conexão. Esse problema pode apontar a presença de um vírus no PC, que baixa arquivos na internet e pode até fazer de seu computador um Bonet, robô zumbi. O termo usado no inglês é Botnet.
Malwares desse tipo são mais sofisticados e podem estar a serviço de um hacker, que utiliza essa rede de computadores como bem entender. Sempre desconfie quando o desempenho de sua internet estiver muito abaixo do normal, ainda mais quando você faz apenas tarefas simples e rotineiras.
6- Problemas no email
Essa é a maior porta de vírus! Diariamente recebemos muitos e-mails: promocionais, spam, convites, correntes, enfim, a nossa caixa de entrada é um canal de conexão direta com a internet. Sempre suspeite de mensagens estranha e nunca abra links e arquivos duvidosos. O vírus ainda pode enviar emails se passando por você, fique de olho em seus emails enviados assim que observar outros sinais dessa lista.
7- Antivírus desabilitado
A verificação de vírus deve ser uma tarefa comum em sua rotina. Se você perceber que seu antivírus estava desabilitado quando foi realizar essa ação, verifique se há algum vírus em seu computador. Eles podem não só desabilitar o programa, como também deixar seus filtros e requisitos mais leves.
Isso acontece para que seu antivírus não consiga identificar e reagir ao invasor. Outro motivo simples para essa ação é a vinda de outros malwares para o seu PC, que agora está muito mais vulnerável a ataques externos.
Como se proteger de vírus?
A melhor forma de tratar um vírus é não deixando que ele chegue até sua máquina. Existem cuidados simples que podem fazer a diferença na segurança dos seus aparelhos. Preparamos alguns para te ajudar a manter os vírus bem longe do seu computador, veja:
- Acesse apenas sites seguros;
- Desconfie de ofertas tentadoras online;
- Tome muito cuidado com arquivos baixados na internet;
- Instale um bom antivírus e o mantenha atualizado;
- Mantenha seu sistema atualizado;
- Faça verificações constantes;
- Nunca acesse links suspeitos.
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado na identificação e prevenção de vírus no computador. A ibyte quer te ajudar a utilizar a tecnologia da melhor forma possível e com o máximo de segurança. Compartilhe esse post com seus amigos e colegas de trabalho para ajudar mais pessoas a se protegerem de forma eficiente.
Você já ouviu falar em segurança eletrônica? Ela é ideal principalmente para o monitoramento de locais muito grandes, como empresas e espaços com fluxo 24 horas. Acesse nosso post exclusivo sobre o assunto e entenda como a tecnologia pode fazer sua segurança e dos seus colaboradores não só no mundo virtual, mas também no físico!
Add a Comment