Estrada com caminhões

O que é logística empresarial? Aprenda com o guia da Ibyte!

Se pudéssemos resumir os receios que mais afligem os empreendedores, com certeza, seriam contemplados nesse cenário, a perda de clientes, o faturamento caindo e a depreciação da imagem de seu negócio no mercado, certo? Na vida real, a solução para garantir que isso não se concretize tem um nome bem específico: logística empresarial!

Com processos bem definidos, a logística empresarial impõe boas práticas no planejamento e gerenciamento de diversos setores da empresa – a famosa frase “colocar a casa em ordem” aplicada no mundo da administração de empresas!

Confira o guia sobre logística empresarial do blog da ibyte, pois ele está repleto de informações valiosas para você. Vamos lá?

O que é logística empresarial?

Você sabia que o conceito de logística empresarial tem origem nas grandes guerras e, com o tempo, foi sendo adaptado para o mundo business? Pois é, o que uma vez se definia como um conjunto de estratégias militares que assegurava a aquisição e o transporte de armas e medicamentos, passou a tratar de gerenciamento de materiais e serviços utilizados dentro da cadeia de operações de uma empresa a partir dos anos 1970.

Introduzida principalmente pela área administrativa, a logística empresarial analisa o modo como o negócio se organiza em diferentes frentes, desde a demanda por matérias-primas até a entrega do produto final nas mãos do consumidor. Seu estudo resulta em propostas concretas para otimizar a produção com metodologias que contribuem para a eficiência do trabalho.

Para que serve a logística empresarial?

Imagina ter a capacidade de oferecer produtos ou serviços no tempo, lugar e condição ideal para seu consumidor final? Dessa maneira, fica muito mais fácil deixar os clientes satisfeitos e tornar a sua empresa mais competitiva em seu nicho de atuação! Esse é apenas um dos objetivos da logística empresarial, que também auxilia no aumento dos lucros com a redução dos custos de sua operação.

Funcionando como suporte estratégico, a logística empresarial começa já na parte de planejar as atividades dos setores e continua no acompanhamento desses processos. Segundo a The International Society of Logistics (Sole), a missão da logística empresarial se configura em 8 R’s, que significam:

  1. Right material para aquisição de materiais certos;
  2. Right quantity para acerto na quantidade dos materiais;
  3. Right quality para alcance do nível de qualidade desejado;
  4. Right place para a conquista do lugar certo do produto em todo seu trajeto de operação;
  5. Right time para cumprimento do tempo certo de acordo com o cronograma previsto;
  6. Right method para a aplicação de métodos corretos;
  7. Right cost para a definição de um preço justo;
  8. Right impression para a construção de uma boa impressão da empresa.

Quando a logística empresarial, ou tradicional, atua no melhoramento dos pontos que acabamos de citar, as funções básicas do processo de produção passam a acontecer de forma harmônica e sistêmica. Dentre as áreas que o conceito pode ser aplicado na empresa, destacamos 4 setores para que você possa compreender melhor a atuação da logística empresarial:

Armazenamento dos produtos

Tributações sobre os produtos, rotas de transporte existentes, a distância até onde geralmente se encontra o público-alvo são exemplos dos requisitos a serem considerados aqui! Afinal, escolher a melhor localização para ser o Centro de Distribuição (CD) da sua empresa vem de uma decisão que analisa diversos aspectos do negócio segundo a logística empresarial.

Embalagem das mercadorias

A logística empresarial ajuda a estabelecer práticas eficientes para conseguir embalagens de bom custo-benefício, com preços que cabem no orçamento do seu negócio, tudo isso sem prejudicar a qualidade. Assim, a pesquisa e negociação com fornecedores ganham muito com processos logísticos mais ágeis e assertivos.

Controle de estoque

A organização das demandas por insumos e a regulação da entrada e saída dos produtos finais tem um grande peso nas demais frentes da empresa, certo? Influenciando o andamento das atividades administrativas até as questões mais operacionais do trabalho. Cenário perfeito para que a logística empresarial atue, realizando projeções mais fiéis de demanda, curva ABC bem feitas e muito mais!

Transporte

A rotina de aplicação da logística empresarial na gestão de transporte dos produtos inclui contratação de transportadora, controle dos pagamentos a serem feitos, planejamento das melhores rotas e gerenciamento de crises durante o deslocamento, por exemplo.

No caso das empresas que possuem ou desejam estruturar sua própria frota, a logística empresarial também preza pela boa administração dos veículos e supervisão do desempenho que eles apresentam, cumprindo com a sua característica de sempre ponderar uma visão sistêmica!

Que tipo de empresa deve investir em logística empresarial?

Como explicado até agora, a logística empresarial se dedica a integração de processos internos na empresa como aquisição, armazenagem e escoamento dos materiais que garantem o funcionamento do negócio. Já o supply chain, ou cadeia de suprimentos, se aplica a ações que envolvem outras empresas para que os processos logísticos aconteçam conforme o planejado.

Conforme o plano de negócio escala e alcança novos patamares de demandas e ofertas, as atividades se tornam mais complexas. O processo de produção e a cadeia de suprimentos passam a exigir um sistema de coordenação mais refinado para que os gestores e colaboradores consigam lidar com os entraves e metas diárias sem grandes preocupações.

Tudo isso demonstra que a logística empresarial é flexível e precisa ser constantemente atualizada para que ela atinja seus objetivos, independente do porte da empresa em questão. Importante lembrar que criatividade e inovação para empreendedores são elementos cruciais nesta equação que ajuda a definir como otimizar processos!

Qual é a diferença entre logística empresarial e Supply Chain?

Como pudemos compreender até agora, a logística empresarial se dedica a integração de processos internos na empresa como aquisição, armazenagem e escoamento dos materiais que garantem o funcionamento do negócio. Já o supply chain, ou cadeia de suprimentos, se aplica a ações que envolvem outras empresas para que os processos logísticos aconteçam conforme o planejado.

No supply chain, a vida do produto é o foco! Da sua produção até a compra pelo cliente, todas as tarefas que estão no meio dessa jornada importam, envolvendo fornecedores, distribuidores e lojistas até chegar no consumidor final – uma corrente de atores que são interdependentes!

Pela grande abrangência de fatores que influenciam em cada uma dessas etapas, os dois gerenciamentos devem se completar para o bem da empresa. Na logística integrada, os conceitos de logística empresarial e supply chain acontecem ao mesmo tempo para que a união dos processos aconteça de maneira equilibrada.

Como otimizar a logística empresarial?

A boa gestão de processos logísticos tende a culminar em uma cadeia produtiva otimizada e que deixa tanto os donos de negócio quanto os clientes mais felizes! Confira algumas dicas que selecionamos para você aplicar uma logística empresarial que faça sentido em modelo de negócio:

  • Utilize fluxogramas para entender melhor a relação entre as etapas de trabalho das áreas da empresa;
  • Estude e aplique metodologias de gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Elabore indicadores-chaves de desempenho (KPIs) e faça o monitoramento deles com frequência;
  • Busque meios de monitoramento em tempo real da sua frota e transporte de cargas;
  • Contrate motoristas autônomos para auxiliar no escoamento dos seus produtos.

Aproveite os benefícios que as tecnologias oferecem e busque a ferramenta que melhor se adequa para cada tipo de demanda que os processos mapeados apresentarem. Ter acesso a softwares que te auxiliem a acompanhar prazos e controlar remessas é um ótimo modo de manter uma relação saudável com fornecedores e demais contatos que são partes interessadas no seu negócio.

E aí, curtiu o post de hoje? Para continuar seu aprendizado sobre logística, não deixe de conferir o conteúdo “Logística 4.0: o que é e como implementar em sua empresa“. A leitura vale muito a pena para quem deseja converter os benefícios das ferramentas tecnológicas em resultados positivos para a própria empresa.

Aproveite!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket