No período pré-pandemia, o setor hoteleiro vinha sofrendo uma grande expansão, tornando-o um setor bastante competitivo. E mesmo com a crise trazida pelo coronavírus, que abalou esse mercado, a tendência continua sendo a adoção de tecnologias que vão mudar a experiência dos hóspedes.
Para se reerguer e voltar a conquistar hóspedes, recuperando a saúde de seus negócios, é importante que os gestores de hotéis estejam por dentro das tendências tecnológicas do setor para manter a sua hospedagem atualizada e competitiva.
Ainda nos vemos pensando em carros voadores ou outras ideias futuristas quando falamos de inovações tecnológicas, mas se olharmos para mais perto, podemos perceber que coisas incríveis já estão sendo feitas com as tecnologias atuais como os smartphones, smart TVs, assistentes virtuais, inteligências artificiais entre outras.
Todas essas podem causar transformação e aprimoração dos serviços de hotelaria. Por isso, separamos aqui neste post algumas tendências tecnológicas que prometem tomar conta dos hotéis logo logo. Continue a leitura e descubra quais são, com a ibyte:
O cenário do setor hoteleiro na pandemia
Sem dúvidas, a pandemia de Covid-19 pegou todos os setores despreparados e causou mudanças drásticas nos modelos de negócios das empresas. O setor hoteleiro, entretanto, foi um dos mais afetados e se viu de mãos atadas ao receber inúmeros cancelamentos de reservas, com a proibição de viagens.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) estima que de cada 10 reservas feitas em hotéis no ano de 2020, 9 foram canceladas. Um baque grande, sentido por todos os hotéis em todas as regiões brasileiras.
No mundo todo, a onda mais forte da pandemia parece ter sido superada e as atividades estão retornando parcialmente ao normal. Ainda assim, o período de isolamento social que de início acreditava-se que duraria alguns meses, tem projeções para continuar até o ano de 2021.
Com isso, tanto o turismo de lazer quanto o turismo de negócios foram afetados. Eventos corporativos se tornaram grandes videochamadas, reuniões são feitas remotamente e os planos de viajar nesse momento parecem inconcebíveis.
Por esses motivos, o setor hoteleiro enfrenta desafios para retomar o seu equilíbrio e gradualmente se reerguer no mercado. Medidas de proteção, flexibilizações e cuidados com os funcionários e hóspedes se fazem essenciais.
Nesse contexto, as tendências tecnológicas podem oferecer maior segurança e diminuir o contato social, assim, ajudam o setor a se recuperar e se reinventar em meio à crise.
6 tendências tecnológicas para o setor hoteleiro
Com a globalização e o fácil acesso à internet, os hábitos dos consumidores – principalmente os do setor hoteleiro – mudaram drasticamente: as opções à sua disposição aumentaram, colocando o controle em sua mão do que consumir e, assim, deixando este consumidor muito mais exigente.
Com tantas ofertas de hotéis diferentes na tela do smartphone, o consumidor conquistou uma imensa liberdade de escolha dentre as opções de serviço disponíveis. Por isso, é importante que os hotéis se diferenciem e se destaquem nesse cenário competitivo.
E implementar tendências de tecnologia nesse setor parece uma boa opção para se destacar. As tecnologias prometem trazer maior conforto, comodidade e mais praticidade no dia a dia de seus usuários, se alinhando com as expectativas que um hóspede tem ao reservar um quarto de hotel.
Abaixo você confere 6 tendências que vêm sendo implementadas no setor para oferecer maior conforto e comodidade aos hóspedes:
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Inteligências artificiais
Os chatbots estão se popularizando não apenas no setor hoteleiro, mas sim em diversos segmentos de mercado. Essa tecnologia permite que robôs virtuais conversem com os usuários nas redes sociais ou outros canais de atendimento, fornecendo respostas rápidas e precisas para as dúvidas dos clientes.
A experiência de um hóspede com o seu hotel começa na reversa, muito antes dele fazer o check-in. Nesse momento, um robô bem programado pode responder com naturalidade e hospitalidade os clientes que interagem com sua empresa.
Além disso, a automatização desses atendimentos iniciais com os chatbots oferece um grande recurso no mercado atual: a análise e os estudos de dados baseados no comportamento dos seus consumidores.
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Check-in autônomo por celular
Em tempos de pandemia, diminuir o contato social é indispensável para se proteger dos riscos de transmissão do coronavírus.
Para tanto, e também para diminuir filas e burocracias no processo de check-in de um novo hóspede, existem tecnologias que permitem ao cliente realizar sozinho o seu check-in por aplicativo de celular e até mesmo usá-lo para desbloquear as portas de seu quarto.
Com essa tecnologia, o cliente que já passou por uma longa viagem, filas no aeroporto, que enfrentou o trânsito para chegar até o hotel e só quer descansar, vai ganhar tempo: ele mesmo faz seu processo de check-in e pode subir direto para o seu quarto.
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Tecnologias de reconhecimento
Imagine um hóspede realizar o check-in, o check-out e poder desbloquear o seu quarto apenas com o reconhecimento facial ou pela leitura de impressões digitais.
Essas tecnologias de reconhecimento são uma grande tendência e já são utilizadas em aeroportos, por exemplo. E o setor hoteleiro é uma grande oportunidade para popularizar essas tecnologias: aumentando a segurança e a praticidade no dia a dia dos hóspedes.
Futuramente, mais e mais hotéis tornarão possível desbloquear compras dos itens de consumo com a confirmação de pagamento via biometria.
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Assistentes virtuais que automatizam o quarto
Já ouviu falar da Alexa ou do Google Assistente? Esses são os assistentes virtuais das gigantes Amazon e Google que estão popularizando o conceito das Smart Homes: casas totalmente responsivas, em que eletrônicos são interligados e podem ser controlados por voz.
Com uma dessas no quarto, o hóspede poderá pedir em voz alta que a assistente toque música, regule a temperatura do ambiente, acenda ou apague as luzes, entre outras facilidades.
A Amazon promete até o desenvolvimento de um sistema da Alexa especial para quartos de hotéis, que permitirá a integração da assistente com os sistemas do hotel, e possibilitando que o hóspede peça serviço de quarto, ligue para a recepção e tome outras ações ligadas à hospedagem.
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Smart TVs e um mundo de possibilidade
Antigamente, oferecer TV a cabo com centenas de canais era o suficiente para satisfazer as necessidades de entretenimento dos hóspedes. No entanto, os serviços de streaming como a Netflix e Amazon Prime mudaram esse cenário.
O que antes era um aparelho limitado, com a transmissão de canais de TV que deixavam o espectador em uma posição passiva, hoje se tornou um equipamento completo, com diferentes funcionalidades.
Oferecer uma Smart TV no quarto de hotel, além de garantir a comodidade do hóspede que já está acostumado com uma dessas em casa, possibilitará que seu cliente veja filmes, séries, ouça música, navegue pela internet e até faça videochamadas com os acessórios e aplicativos disponíveis para TVs inteligentes.
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Facilidade para carregar celulares e outros eletrônicos
E em um mundo globalizado, com os smartphones, tablets e computadores portáteis se popularizando entre as pessoas de todas as idades, aumentou também a demanda por tomadas para carregar esses eletrônicos.
Pensando do ponto de vista do hóspede, é preciso facilitar o carregamento de seus eletrônicos, principalmente dos celulares, em todos os ambientes do hotel.
Por isso, é preciso se preocupar em oferecer power banks – carregadores portáteis – aos hóspedes ou plataformas de carregamento nos ambientes compartilhados. Assim, a comodidade é maior e seu hotel se mantém condizente com as necessidades do público moderno.
Extra: tecnologias que vão aprimorar o bar e restaurante do hotel
O serviço de bar e restaurante do hotel também é parte importante do serviço prestado no mercado hoteleiro. E quando falamos de serviços de gastronomia, existem diversas outras tendências da tecnologia que podem otimizar a experiência do cliente.
Cardápios tecnológicos disponíveis em tablets, internet Wi-fi de boa velocidade, smartphones e rádios que otimizam a comunicação entre os garçons e a cozinha são apenas algumas ideias para aprimorar o serviço de bares e restaurantes dos hotéis.
Dica da ibyte: promova brainstormings com sua equipe
Por fim, ressaltamos a importância de ouvir a sua equipe e pedir a ajuda dela com ideias para melhor atender os hóspedes em seu hotel: a inovação pode vir de onde menos esperamos!
No mercado de hotéis é essencial, principalmente, instigar sua equipe de marketing para ficar sempre por dentro das tendências do setor e constantemente pensar em novas ideias para atualizar o seu hotel.
O brainstorming pode se tornar uma rotina mensal ou semanal de sua equipe. Assim, você estimula que tragam constantemente ideias criativas para o hotel, que podem ser capazes de te ajudar a entender o novo comportamento dos clientes e superar esse novo normal.
Finalizamos aqui o nosso post com dicas de tendências de tecnologia para o ramo dos hotéis. Se gostou desse conteúdo, que tal continuar no blog da ibyte e aprender mais sobre tecnologia e gestão de negócios?
Um conteúdo que achamos que pode te ajudar é o nosso guia de planejamento financeiro. Continue a leitura por lá e entenda como um bom controle de finanças também pode ajudar o seu negócio durante a retomada do setor hoteleiro.
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