Como escolher Smart TV? Aprenda com a ibyte!

Como há uma grande demanda de televisores smart sendo vendidos, fica cada dia mais difícil escolher o modelo ideal. Marcas como Samsung, LG, Sony e Philips, dispõem de exemplares que garantem recursos diferenciados e características que agregam além da qualidade de imagem – o que torna a escolha ainda mais difícil.

É nesse momento que o grande questionamento surge: como escolher a Smart TV ideal? Bem, existem diversos pontos que precisam ser observados, como sistema operacional, taxa de atualização de imagem e interação com outros serviços!

Foi pensando nisso tudo que nós do blog Descomplik elaboramos um passo a passo infalível para você escolher a sua Smart TV sem nenhum tipo de erro. Continue rolando a página e confira!

7 dicas sobre como escolher a Smart TV ideal

Resolução, taxa de atualização, qualidade de imagem, tamanho da tela e sistema operacional são os pontos principais que devemos observar quando vamos escolher a Smart TV ideal. Contudo, ainda podemos verificar se os modelos possuem outros diferenciais, como acessibilidade e interface otimizada para novas tecnologias.

Na sequência, você confere um check list de pontos essenciais para escolher a Smart TV dos sonhos! Papel e caneta em mãos? Vem com a gente e entenda tudo o que você precisa observar ao escolher o seu televisor Smart.

1 . Resolução

A resolução é um dos pontos mais importantes quando vamos escolher uma Smart TV sabe o motivo? Em canais abertos a resolução tende a ser melhor quando possui uma tecnologia mais refinada. Já nos filmes, a transmissão fica mais nitida, sendo possível acompanhar até os pequenos detalhes.

Por exemplo, modelos Full HD (1920 x 1080 pixels) começaram a ficar ultrapassados, graças à chegada de novas tecnologias, bem como são mais limitados em relação às entradas e tamanhos de telas – disponíveis de 32’’ a 49’’.

Já os modelos em 4K (3840×2160 pixels) possuem maior demanda no mercado, pois são uma das tecnologias em resolução que mais agrada o público. Mais acessível do que os modelos em 8K, as Smart TVs em Ultra HD podem ser encontradas em tamanhos médios, como o de 40”, até modelos bem maiores, de 65” além.

Contudo, como é um dos exemplares mais procurados, há também grande variedade de valores e níveis diferentes de tecnologia ofertados. Prefira aqueles que possuem versão em HDR e Dolby Vision na imagem e DTS:X e Dolby Atmos, pois esses critérios fazem diferença no resultado final.

Finalmente, os modelos em 8K são os mais tecnológicos do mercado! Em uma resolução incrível de 7680×4320 pixels, a qualidade de imagem é sem dúvida a melhor! Contudo, são restritos a telas maiores e o valor é um pouco mais elevado.

2 . Taxa de atualização

A taxa de atualização é um critério bastante técnico, que geralmente interessa ao público gamer, porém também pode cativar outros tipos de consumidores. Essa é uma medida baseada no índice de velocidade que a tela faz atualizações por segundos, o mais comum no mercado são modelos que oferecem atualização de 60 quadros por segundo – 60Hz.

Exemplares em valores mais elevados podem garantir o dobro da velocidade de atualização, sendo capazes de promover atualizações de 120 quadros por segundo, ou mais tecnicamente, de 120Hz. Para que você entenda melhor, a taxa de atualização influência no tipo de transmissão, garantindo filmes e séries, por exemplo, mais atualizados e com menos chance de delay.

De fato, toda essa capacidade de atualização garante imagens mais fluidas, limpas e – para quem curte assistir filmes e séries – a tecnologia garante experiência de cinema! Contudo, não basta adquirir um produto tão potente e o console e computador – alô, gamers de plantão! – não serem capazes de suportar a atualização.

3 . Qualidade de imagem

No primeiro tópico, nos exaltamos a qualidade de televisores Smart com tecnologias em HLG e Dolby Vision. Entretanto, os modelos mais comuns possuem HDR – em uma infinidade de versões.

Esse ponto é importante no dia a dia de quem gosta de curtir imagens mais vivas e limpas. Por exemplo, ao assistir um filme e podemos notar como definição das cores de uma imagem fica muito mais superior quando o aparelho possui um HDR mais elevado.

Por isso, para quem deseja comprar um televisor com qualidade de imagem superior, é mais interessante valorizar modelos que suportem o HDR10+, a versão mais recente da tecnologia e que garante cores mais ricas, além de imagens mais definidas – contudo, o conteúdo precisa ser compatível. Pense nisso!

4 . Tamanho da tela

Muita gente tem o sonho de comprar um televisor Smart grande, que tome a parede toda da sala. No entanto, nem sempre a maior tela é a melhor, considerando que os espaços em que a TV será colocada devem abrigar um produto de porte grande.

Como assim? Telas muito grandes em cômodos pequenos causam desconforto na experiência e o mesmo ocorre para telas muito pequenas em locais amplos. O melhor é economizar e escolher o modelo mais indicado para nossa realidade, concorda?

5 . Sistema operacional

Hoje existem televisores com diversos tipos de sistema operacional, como no caso da LG que usa o webOS e Samsung com o Tizen. Contudo, é possível verificar outros modelos de entrada com plataformas mais básicas.

Nesse caso, o importante é procurar por uma Smart TV que ofereça aplicativos interessantes e disponibilize acesso a plataformas para comprar em lojas virtuais ou, em alguns casos, baixá-los gratuitamente.

Plataformas mais famosas, como o Android TV da Google, irão garantir os aplicativos usados, como Globoplay, Amazon, Netflix e Spotify, além de uma grande diversidade de outros recursos para a sua TV.

6 . Acessibilidade

Alguns modelos mais tecnológicos oferecem uma grande variedade de recursos em acessibilidade. Interação com câmeras, luzes e portões são somente alguns exemplos dessa facilidade. Há aqueles que, inclusive, funcionam por meio de comando de voz e usam assistentes virtuais, integrando a TV ao ambiente.

Aliás, fabricantes de TV que também atuam no segmento de smartphones, tendem a incluir recursos interativos entre os aparelhos. Por isso, se você possui um celular Samsung talvez seja legal olhar com mais carinho para os televisores da mesma marca – mas pense se realmente vale a pena, tá? Às vezes, só um Chromecast já é o suficiente!

7 . Interfaces

Finalmente, é preciso falar sobre interfaces! Se você deseja uma Smart TV qu vai permanecer hábil para uso durante muitos anos, o mais interessante é optar por um modelo com HDMI 2.1, que permite vídeos com resolução em até 10K – ótimo para quem deseja um monitor para experiência gamer com o novo Playstation 5 e Xbox Series X.

Além disso, outro aspecto importante é estar atento à conectividade da sua rede! Se você deseja uma Smart Tv em Ultra HD (4K), é necessário uma porta Ethernet, que será responsável por ligar o aparelho direto ao roteador. Caso isso não ocorra e você insista no Wi-Fi, pode ser que a resolução fique comprometida e a imagem decepcione!

Acima de tudo, lembre-se sempre que você precisa escolher um modelo de Smart TV que seja adequado ao seu contexto de vida. Não adianta comprar um televisor muito grande para uma sala compacta, certo?

Aqui, no blog da ibyte, nós divulgamos semanalmente conteúdo sobre os mais diversos temas do universo tecnológico. Continue conosco e conheça mais de nossas dicas!

Aproveita que você está procurando pela Smart TV ideal e leia nosso texto sobre as melhores caixas de som bluetooth, ótimas para tornar a experiência de som do seu televisor ainda melhor! Te vejo por lá!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket