Saiba como escolher a impressora ideal para seu negócio

As impressoras são equipamentos extremamente práticos, em maior ou menor grau, todo empreendimento acaba dependendo de uma. Fazer a escolha mais acertada é essencial para a produtividade e economia dos recursos.

Por isso, decidir uma impressora sempre acaba se tornando um tema delicado, afinal, a escolha do modelo depende muito da frequência que ela será utilizada.

Existem diferenças importantes no funcionamento e na função de cada uma. Para você ter mais clareza ao decidir aquela que melhor se adequa ao ritmo do seu negócio, preparamos uma postagem com os prós e contras e ideias para se ter o melhor aproveitamento. Confira!

Impressora laser e impressora jato de tinta

Entre as mais tradicionais do mercado, podemos citar essas duas opções, que estão em todos os lugares, mas você sabe qual a grande diferença entre elas?

Dá uma olhada!

Impressora jato de tinta

As impressoras jato de tinta são mais tradicionais. Atualmente, elas vêm no modelo multifuncional, agregando recursos de fotocópia e escaneamento.

Como o nome sugere, a forma como elas operam se baseia na ação de jatos de tinta líquida, estocados nos cartuchos de impressão. Por ter um sistema mais fácil de reproduzir, são mais comuns em ambientes domésticos.

Devido à tinta líquida, as impressões apresentam um aspecto muito mais vivo. Por essa razão, são utilizadas em uma série de impressões diferentes: na impressão de fotografias, artes, alguns documentos, projetos e muito mais.

A complexidade e qualidade dessas máquinas variam, há opções bastante acessíveis para o lar, até impressoras jato de tinta turbinadas para a impressão de superfícies diferenciadas, como para estampas, faixas e muito mais.

Conheça agora os prós e contras:

Prós:

  • Impressões com cores mais vivas e maior durabilidade;
  • Os cartuchos geralmente são baratos e até recarregáveis;
  • Possui modelos bastante acessíveis
  • São versáteis.

Contras:

  • A tinta umedecida pode causar borrões;
  • Por conta da estrutura, alguns modelos dão problema com mais facilidade;
  • Apesar do custo unitário baixo, em grande escala podem causar prejuízo;
  • A impressão é mais lenta.

Impressora laser

Com sistema que envolve um toner, espécie de rolo aquecido para captar as partículas de tinta pulverizada para imprimir a imagem na superfície do papel, a impressora laser é mais moderna e surge sobre uma demanda de grandes volumes de impressão.

Seu processo normalmente é mais rápido e tem menor desperdício, garantindo uma economia importante em casos de volumes muito grandes de impressão, o que ajuda a descongestionar múltiplas demandas, como em ambientes de escritório, que usam impressoras em rede.

Por conta da sua estrutura, tem menor penetração em algumas superfícies, sendo mais usada em papéis comuns. Sua tinta apresenta menos brilho e, pelo fato de a impressão ficar sobre a superfície, pode acabar durando menos.

As impressoras laser contam com versões monocromáticas, apenas com tinta preta, e versões com cores. Seu toner também possui um valor relativamente acessível, com maior duração que as impressoras jato de tinta padrão.

Como oferece funções um pouco mais direcionadas, o investimento será maior, porém, a recompensa virá com a economia que o modelo proporciona!

Prós:

  • Imprime com grande velocidade;
  • É econômica e consome poucos recursos;
  • Possui versões em cores e monocromáticas;
  • Apresenta boa longevidade.

Contra:

  • Sua impressão tem menos brilho e vivacidade;
  • Tem um custo mais elevado, por ter um nicho mais específico;
  • A impressão dura menos no papel;
  • Possui menos variedade de superfícies para impressão.

Impressora térmica

Modelo mais específico e de menor complexidade de impressão, a impressora térmica serve bem para muitos negócios (quando não é obrigatória). Ela costuma ser utilizada na impressão de códigos de barra, comprovantes fiscais, senhas, canhotos e muitas outras atividades.

De acordo com a nova legislação, é quase mandatário possuir uma em diversos modelos de varejo, além de tornar tudo muito prático, podendo ser ligada a um sistema integrado para autenticação e impressão de notas fiscais, por exemplo.

A impressora térmica tem uma cabeça que é aquecida com a imagem, que será impressa sobre o papel termocrômico.

Ela trabalha com fins e recursos bem restritos, pois foi desenvolvida para algumas atividades em que seria muito caro usar os meios convencionais. Basta imaginar quantos cupons fiscais são impressos na sua cidade em uma única hora.

Afinal, qual impressora escolher para meu negócio?

A grande questão é o ramo do seu negócio, pois isso irá determinar o volume e a qualidade demandada de cada impressão.

Se você possui algo relacionado a arte, é projetista, lida com fotografia e outras categorias que exijam uma impressão durável, nítida e consiga incorporar os custos em seu produto, seria interessante optar por uma jato de tinta.

Se o seu caso é um ambiente que faz muitas impressões, especialmente atendendo diferentes usuários em uma rede, como escritórios e escolas, a impressora laser se adequa mais ao seu ritmo.

Agora, se você tem demandas que envolvem ambas as situações, talvez seja interessante adquirir uma impressora laser monocromática e uma impressora jato de tinta mais simples, para impressões coloridas e documentos que precisam durar. Assim, você é capaz de atender todas as solicitações, incorporar os custos e ter uma economia na compra das duas.

Com uma boa pesquisa, é possível ter qualidade e economia. E aqui na ibyte você encontra os dois: temos uma linha completa de impressoras laser, jato de tinta, recursos como cartuchos, toners, resmas de papel, bobinas e muito mais. Acesse nosso portal e confira as melhores condições!

Para receber mais conteúdo de nosso blog, assine a newsletter e tenha sempre novidades sobre o universo dos eletrônicos!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket