Steve-jobs-destaque

O legado de Steve Jobs para a tecnologia

Em 24 de Fevereiro de 1955, São Francisco, Califórnia, nascia Steven Paul Jobs, ou nosso conhecido Steve Jobs. Ninguém imaginaria, mas o jovem mudaria e revolucionaria seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital.

Em 1960 Steve Jobs conhece Steve Wozniak, onde se tornam grandes amigos e, além disso, fundadores da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade. Em 1975, na garagem dos pais, os companheiros constroem o Apple I: o primeiro computador feito pela empresa da maçã e que os fez despontar no ramo da informática.

apple-I-ibyte

Com a visão sempre no futuro, em 1978 e já com investimentos de terceiros, os gênios do Vale do Silício lançam o Apple II, o primeiro computador pessoal. O ano foi marcado de forma ímpar na vida de Jobs, já que no mesmo período nascia sua primeira filha, Lisa Rennan. Após isso, em 1983, a Apple lança o computador Lisa, nome este que foi em homenagem à sua filha. Apesar de caro, foi o primeiro computador com interface gráfica, um dos motivos para ser sucesso de críticas.
appleii-ibytelisa-ibyte

1984 é o ano de lançamento do Macintosh, o primeiro computador a popularizar o mouse e a interface gráfica. A propaganda de lançamento dessa máquina foi dirigida pelo diretor e produtor Ridley Scott, baseado na obra “1984“, de George Orwell.

É hora de dar adeus à Apple. Em 1985 Jobs é afastado da diretoria da empresa acusado de maus tratos a funcionários e comportamento temperamental. Esse afastamento faz com que Steve funde a NeXT, Inc., uma empresa desenvolvedora de computadores e sistemas operacionais. Em 1988 a IBM fechara contrato com a nova empresa de Steve, onde o contrato dizia que os computadores dela rodariam o sistema da NeXT. Nesse mesmo ano é apresentado o NeXT Cube, o primeiro computador de sua nova empresa. Em 1996 a Apple compra a NeXT, momento em que Steve volta à empresa da maçã.

next-cube-ibyte

Ainda em 1996 Jobs compra um estúdio de computação gráfica da Lucasfilm, o Pixar Stúdios, por 10 milhões de dólares. Em parceria com a Disney produziram diversas animações em 3D. Uma das grandes produções veio um ano antes, em 1995, com o maior sucesso da parceria: Toy Story. O longa arrecadou 191.796.000 dólares só nos Estados Unidos (a maior bilheteria de 1995) e 358.100.000 dólares em todo o mundo. O grupo de comunicação da Disney comprou a Pixar Studios tornando Jobs o maior acionista individual da empresa, após aquisição.

Toy-Story-ibyte

Já de volta à Apple, Jobs apresenta ao público um dos divisores do design e tecnologia de compartilhamento, já que veio sem entrada para disquetes e equipado com entradas USB, o iMac. Seu diferencial se baseava em um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.

imac-ibyte

Anos 2000 e a fome de novidades não pára. Ano em que a Apple lança o Mac OS X, considerado o Sistema Operacional mais seguro e de fácil manuseio. Ano também que Steve Jobs reassume o cargo de CEO da Apple Inc.

2001 é o ano da reviravolta da música. Jobs resolve lançar o iPod, um reprodutor de áudio com uma interface simples para o usuário, centrado no uso de uma roda clicável. O modelo de maior capacidade de armazenamento de mídia, o iPod classic, utiliza um disco rígido acoplado, enquanto todos outros modelos utilizam memória flash.

primeiro-ipod-ibyte

Chegamos a 2005, ano do mais famoso discurso de Jobs à Universidade de Stanford onde falou sobre a sua demissão da Apple em 1985, sua adoção, o medo da morte e suas dificuldades na faculdade. Que tal conferir?

Apple TV e a novidade chamada iPhone. Em 2007 essas duas novidades sacudiram o mundo mais uma vez. No ano seguinte a Apple anuncia o MacBook Air e a App Store, uma loja de aplicativos para o iOS, sistema operacional móvel da Apple.

Apple-tv-iphone-ibyte

Um novo segmento é apresentado por Jobs. O tablet iPad, o primeiro tablet a ser produzido e vendido em larga escala, ganha o mundo e conquista uma gama de admiradores. As telas touch tornam-se uma das especialidades da Apple e a empresa continua forte no mercado de tecnologia e inovação.

2011 é o ano do adeus ao planeta. Após divulgar os novos sistemas pra computadores como MacBook, MacBook Pro, MacBook Air, iMac e ainda para dispositivos móveis como iPhone, iPad e iPod, Jobs se afasta da Apple por conta de um câncer pancreático. Infelizmente perdemos uma grande mente, um grande administrador e um grande ser humano.

Steve-jobs-ibyte

O legado de Jobs para a tecnologia é admirável e mundialmente reconhecido.

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket