Assistir TV com qualidade de cinema? Essa é a promessa das TVs Smart com tecnologia OLED. A nova tecnologia consegue cumprir com a missão ao entregar resolução 4K e HDR em telas com a espessura de um celular Iphone 7. Incrível, não é?
O que é uma TV OLED?
Os modelos de televisão que portam a tecnologia OLED na tela foram lançados no mercado para liderar a lista de aparelhos ultrafinos que se conectam à internet e conseguem exibir cores mais fiéis. Para isso, as telas OLED utilizam diodos orgânicos que emitem luz, o que justifica o uso da sigla OLED, que significa Organic Light Emitting Diodes.
A sensação de confusão é normal quando começam a surgir termos e siglas que estão longe da realidade de quem não trabalha nessa área. Mas, relaxe! Vamos esclarecer o papel desempenhado pelos diodos orgânicos para que você entenda exatamente do que estamos falando.
Na TV OLED, a iluminação da tela é feita por centenas de lâmpadas LED que são independentes. Ou seja, cada uma tem um funcionamento próprio, permitindo que uma parte delas desliguem quando houver a necessidade de mostrar a cor preta na tela ao mesmo tempo em que as outras emitem as demais cores do espectro. Todo esse processo é inovador, já que as telas LCD e LED não trabalham desse modo, o que resulta na exibição de um cinza escuro ao invés da autêntica cor preta.
Desse modo, a qualidade dos modelos Smart de TV OLED se destaca dentre as demais tecnologias por apresentar cor, nitidez e contraste impecáveis. Além disso, a iluminação traseira conhecida como backlight não é necessária neste tipo de televisor, uma vez que os diodos orgânicos emissores de luz dão conta do trabalho sozinhos!
Qual a vantagem de ter uma TV OLED?
Podemos começar a lista de vantagens pela incrível capacidade de armazenar uma tecnologia potente em um aparelho tão fino e elegante! Para ter uma noção, os modelos disponíveis não chegam a 1 cm de espessura e podem ser fixados diretamente na parede. Impressionante, não é mesmo?
A finura da tela OLED com resolução 4K pode ser replicada em televisores curvos, em que as laterais do aparelho se projetam para a frente e aumentam a sensação de profundidade que o telespectador tem ao assistir às imagens exibidas – igual ao que acontece nos cinemas!
O consumo de energia também é outro critério que precisa ser considerado, afinal a TV OLED se destaca pelo consumo de energia baixo quando comparado com as telas de tecnologia LCD, LED ou Plasma. Além disso, podemos citar os ângulos de visão mais amplos que outros modelos Smart e o excelente equilíbrio entre contraste e brilho ao ofertar cores mais legítimas.
E as desvantagens da TV OLED, quais são elas?
Por usar material orgânico em sua estrutura, a vida útil da TV OLED é mais curta que os modelos que utilizam outros tipos de tecnologia nas telas. Ao comparar a quantidade de horas de exibição com brilho moderado, a performance da TV OLED fica na faixa de 14 mil horas, enquanto as TVs LCD e LED alcançam cerca de 25 mil até 40 mil horas!
A diferença é grande em termos de durabilidade, assim como os valores desses produtos. Segundo os fabricantes, a produção da tecnologia OLED é mais cara, consequentemente, o preço pesa mais no bolso do consumidor final comparado a outros modelos de televisão.
Porém, a qualidade da tela OLED é a grande aposta das marcas para tornar a venda do produto sinônimo de bom custo-benefício.
Por fim, outros fatores que somam às desvantagens do uso da tecnologia OLED e que devem ser considerados na hora da compra são a baixa resistência à água e a dificuldade em manter o nível de excelência em imagem quando exibida em ambientes de claridade alta.
Qual a diferença entre TV QLED e TV OLED?
Partindo do princípio que ambas tecnologias são as mais avançadas em termos de televisores Smart, vamos analisar qual delas tem o melhor desempenho: OLED ou QLED?
A tecnologia QLED foi apresentada ao mundo pela Samsung pela primeira vez em uma das maiores exposições internacionais de eletrônicos, a CES 2017. Sua sigla remete a Quantum Dot Light Emitting Diodes, indicando o uso de pontos quânticos – pequenos cristais capazes de absorver e enviar uma determinada faixa de frequência de luz de acordo com a demanda.
O modo de funcionamento da tecnologia QLED proporciona uma ótima performance da televisão mesmo quando o ajuste do brilho está no máximo. Isso revela que o aparelho QLED entrega o mesmo nível de qualidade tanto em ambientes escuros quanto de iluminação alta, o que já não se pode dizer das telas OLED.
Enquanto as telas OLED focam na entrega de contraste e campo de visão maior, as telas QLED são a garantia de uma definição de imagem e brilho superior aos outros modelos de TVs.
Considerando que eleger a melhor tecnologia de TV é algo muito relativo, pois depende do tipo de uso que se pretende fazer, do local onde será instalado e a faixa de preço com a qual se está disposto a pagar, tanto a TV OLED quanto a TV QLED são ótimas opções para quem deseja investir em aparelhos com alto volume de cor e resolução. Ou seja, tecnologias anteriores como LED e Mini LED ase tornam boas alternativas apenas a critério de preço.
Após a leitura do nosso guia sobre a TV OLED 4K, que tal continuar a aprender sobre as últimas novidades do mundo tecnológico com o blog da ibyte? Indicamos a leitura do post “Peça que faltava: melhores aplicativos e acessórios para Smart TV“!
Nos vemos por lá!
Add a Comment