Guia de acessórios e dicas para começar nos desenhos digitais!

Para muitos artistas nada substitui o processo tradicional de criação de desenhos baseado em lápis e papel. Porém, com o surgimento de tecnologias nesse segmento, diversos desenhistas têm se interessado na produção de ilustrações digitais.

Hoje há diversas plataformas e aplicativos – pagos e gratuitos – que permitem a elaboração de desenhos por pessoas em qualquer localidade do mundo. Além disso, com o uso de recursos digitais, acessórios tecnológicos e aparelhos adequados, é possível produzir ilustrações muito bonitas e interessantes.

Você é um das pessoas que se sentiu capturado pela onda do desenho digital? Imagino que sim, afinal você está aqui, concorda? E tem razão! As ilustrações digitais possuem diversas vantagens, como facilidade, otimização de tempo, efeitos múltiplos e diversificados, além de muitas outras!

Para te ajudar a iniciar essa caminhada com informações que realmente valham a pena, nós da Ibyte elaboramos um guia completo sobre desenho digital! Quer ficar por dentro de quais materiais são necessários, programas e aplicativos indicados, além de dicas importantes? Continue rolando a página e venha arrasar nas ilustrações!

O que é desenho digital?

Baseada no desenho clássico, feito à lápis e papel, a ilustração digital faz uso de softwares que fazem emulações de técnicas tradicionais do primeiro tipo mencionado, como o pastel, aquarela, tinta, carvão e muitas outras.

Além disso, no desenho digital é comum o uso de programas vetoriais, como Illustrator, porém também podem ser feitos com programas de edição bitmaps, a exemplo do Photoshop.

Assim, se por um lado no desenho tradicional nós temos uma linearidade representada por meio do uso de canetas e lápis, na ilustração digital essa representação linear é feita vetorialmente, como em cliparts, por exemplo.

Perfeito, falamos de um monte de coisas que você pode não entender (por enquanto), como o termo “vetorial”. Porém, no desenho digital compreender em que consiste uma ilustração vetorial é super importante. Assim, acompanhe na sequência nossa explicação!

O que é desenho vetorial?

O desenho vetorial é um método de desenho que tem como objetivo traçar formas geométricas – retângulos, triângulos, linhas, curvas, etc.– para ter como resultado uma imagem gráfica completa, como em logotipos, ilustrações, fontes, dentre outros.

Na imagem vetorial a resolução das imagens é excelente, quase sem fim, isso quer dizer que elas podem sofrer ajustes ao serem maximizadas sem comprometer a qualidade da forma e cor.

Contrapartida, quando falamos de ilustrações em bitmaps – formada por uma série de pixels e pontos – essas dependem da quantidade de pixels para terem uma boa resolução. Ou seja, quanto maior a quantidade de pixels melhor será a imagem.

O problema das ilustrações em bitmaps é que elas são limitadas. Sabe quando a gente tenta ampliar um desenho para impressão e ele fica todo desconfigurado, com uma série de quadrinhos? Pois é, essas imagens provavelmente foram feitas em bitmaps.

Ao contrário das ilustrações em bitmaps, nos desenhos vetoriais a ampliação não compromete a qualidade final. Isso quer dizer que nós podemos maximizar a imagem em diversos tamanhos de forma segura e tranquila.

Beleza, agora que você compreendeu a diferença entre imagem vetorial e imagem em bitmaps, vem conferir as vantagens de investir no desenho digital! Acompanhe logo abaixo!

Quais são as vantagens do desenho digital?

Otimização de tempo, facilidade de correção, efeitos acessíveis e quantidade inesgotável de material, no desenho digital as vantagens são diversas e certamente irão te capturar de vez – caso você ainda não esteja convencido de que essa é uma ótima área de investimento! Vem conferir quais são os benefícios da ilustração digital!

Facilidade de correção e alteração

Ao contrário do desenho tradicional, em que apagar, corrigir e fazer alterações era trabalhoso e difícil, na ilustração digital isso não ocorre! É possível desfazer ações simplesmente selecionando a parte que deseja excluir ou alterar.

Assim, enquanto no desenho tradicional qualquer deslize poderia comprometer o desenho inteiro, levando o artista a começar tudo de novo, na ilustração digital com poucos e rápidos cliques é possível “ajeitar” a imagem e ter um resultado final muito bom, sem erros e pronto para ser impresso!

Otimização de tempo

Enquanto do desenho tradicional era necessário – após a finalização – escancear a imagem, na ilustração digital esse processo é eliminado. Isso não quer dizer que o aparelho de scanner caiu em desuso, na verdade ele é ainda muito utilizado por artistas para diversas outras atividades.

Há tatuadores, por exemplo, que preferem fazer testes e esboços a mão para depois digitalizá-los e fazer os ajustes em imagem vetorial. Para isso, eles usam o aparelho de scanner, que dá oportunidade de tornar o desenho mais profissional e autêntico.

Efeitos e estilos diversos

Enquanto na ilustração tradicional era necessário desenvolver técnicas incansavelmente, no desenho digital é possível fazê-las de maneira mais fácil, o que não dispensa a necessidade de especialização, porém facilita o aprendizado do artista.

Os programas e aplicativos para desenhos digitais oferecem recursos e ferramentas com diversos tipos de efeitos e técnicas já consolidadas, como carvão e aquarela. Com uma infinidade de modelos de pincéis, esses softwares são ótimos para nos dar mais autonomia na produção da ilustração e deixá-la com a nossa personalidade.

Fonte inesgotável de materiais

As pessoas quando procurando por informações acerca dos desenhos digitais ficam impressionadas em terem que adquirir alguns produtos, como mesa digitalizadora, por exemplo.

Porém, a longo prazo é um ótimo investimento, tendo em vista a excelente economia com a compra de materiais, como papel, tinta, pincel, canetas e demais produtos. Além disso, na ilustração digital as cores e efeitos permanecerão intactos, sem perder a qualidade.

Nós trouxemos somente quatro vantagens, porém existem muitas outras, como o fato de que o mercado de trabalho para ilustradores digitais está crescendo cada vez mais! Agências de Publicidade e Marketing tem investido em profissionais que possuam qualificações nessa área, o que é outro fator promissor para investir no desenho digital.

5 Dicas para iniciar na área do desenho digital!

Como em qualquer área, o começo não é fácil. É preciso desenvolvimento de técnicas, ambientação com o material de trabalho, além de ser preciso investimento! Contudo, como já explicamos, a área tem crescido muito e muitas empresas têm procurado por profissionais capacitados, isso quer dizer que você terá o retorno que procura.

Isso também vale se você for um entusiasta e deseja praticar o desenho digital como hobby. Afinal de contas, não invalida o fato de que, ao buscar desenvolver as técnicas, adquirir os produtos adequados e ficar afinado com a tecnologia, você não poderá dispor do conhecimento para – no futuro, se desejar – ingressar na carreira profissionalmente.

Acompanhe nossas dicas a seguir e saiba como começar com o pé direito no desenho digital!

  • Software adequado: a grande maioria dos programas e aplicativos para ilustração digital são pagos, porém não é preciso investir logo de cara no mais famoso e usado por desenhistas. Antes de adquirir algum, procure saber se ele possui período de testes – a grande maioria tem – e vá testando para saber qual o mais adequado para você nesse começo;
  • Computador capacitado: muitas pessoas sofrem no início da ilustração digital, pois possuem computadores que não comportam os programas necessários para trabalho. Assim, verifique se a memória do seu equipamento é de pelo menos 8 gigabytes ou – caso não – se possui capacidade de expansão;
  • Monitor: outra parte do computador que merece atenção é o monitor, telas pequenas – abaixo de 20 polegadas – comprometem a visualização do desenho, fazendo com que você perca tempo arrastando-o de uma lado para outro. Mesmo assim é possível começar na área do desenho e investir em um modelo mais amplo depois;
  • Mesa digitalizadora: é fato que a destreza que temos com o lápis ou pincel não será a mesma com o mouse. Por isso, investir em uma mesa digitalizadora é super importante, já que ela colabora com o desenvolvimento da destreza e técnica no desenho digital;
  • Não abandone as raízes: se você é um desenhista da velha guarda, que ainda elabora projetos a mão, não abandone a prática! Continuar desenhando a mão faz com que a técnica do digital seja aprimorada – afinal de contas, o requisito mais indispensável na arte é a criatividade, concorda?

Preparado para iniciar na na arte digital? Claro que sim, né? Agora você já sabe diversos aspectos técnicos, vantagens, e dicas para começar! Vem conferir o que é necessário para começar a elaborar ilustrações digitais:

O que precisamos para fazer uma ilustração digital?

Antes de sair comprando todos os dispositivos que te dizem ser bons para o desenho digital, é importante definir qual equipamento você irá fazer uso para começar a desenhar. É possível optar por 5 possibilidades:

  • Computador – laptop e mouse: se essa for a sua primeira opção, saiba que haverá um pouco de dificuldade no início, tendo em vista que desenhar com o mouse é mais complicado do que com uma caneta. Porém, muitos artistas renomados começaram dessa forma, e nada impede que você treine bastante nesses dispositivos e depois passe para uma mesa digitalizadora;
  • Computador – mesa digitalizadora e caneta digital: o “bum” no nicho de ilustrações digitais foi tão grande que especialistas desenvolveram a mesa digitalizadora. Ela será o dispositivo mais semelhante à sensação de estar desenhando tradicionalmente. A caneta facilita muito a destreza e desenvolvimento de técnicas manuais. Ah, porém você ainda irá precisar de um computador, pois a mesa só funciona se estiver conectada neste dispositivo;
  • Mesa gráfica e lápis digital: a mesa gráfica, ou como também pode ser conhecida, tablet gráfico é um dispositivo muito usado por artistas, já que não precisa estar conectado a um computador, como no caso da digitalizadora. O funcionamento é semelhante ao exemplo anterior, sendo que o desenho será produzido com auxílio de uma caneta digital;
  • Tablet e lápis digital: veja bem, tablet convencional e tablet gráfico são diferentes, afinal de contas, na opção gráfico, a elaboração do produto foi destinada para desenho digital. No modelo comum é possível desenvolver outras aplicações. Contudo, dada a praticidade e tamanho de tela, eles também são indicados para esse tipo de ilustração. Porém será preciso baixar um aplicativo de desenho e também investir em um lápis óptico;
  • Smartphone e lápis digital: graças aos aplicativos de desenho disponíveis em plataformas como Google Play e Apple Store é possível desenvolver ótimas ilustrações digitais em smartphones. Contudo, dado ao tamanho da tela, talvez seja mais complicado a manipulação da imagem, além de também ser necessário investir em um lápis digital.

As opções acima precisam estar de acordo com o seu contexto de produção, como assim? Bem, se você já trabalha com desenho e deseja se especializar no digital para fins profissionais, o melhor mesmo é investir em equipamentos mais adequados para a prática constante, como tablets gráficos e mesas digitalizadoras.

Contudo, se você pretende desenvolver um hobby, talvez valha a pena começar a adquirir os produtos aos poucos, considerando que você não irá trabalhar diretamente com isso. O melhor mesmo é avaliar quais são seus objetivos e, com base neles, decidir quais são os melhores equipamentos.

Qual programa usar para criar desenhos digitais?

Com muitas opções em programas e aplicativos para criação de desenhos, acaba ficando difícil escolher o melhor e mais adequado, concorda? Contudo, assim como na aquisição de equipamentos, o mais importante é avaliar quais são seus objetivos.

Porém, não deixe de considerar as especificidades que eles pedem, como se é compatível com o desempenho dos seus equipamentos, condições para trabalho, funcionalidade para elaboração das imagens, além de analisar se eles cabem no seu orçamento.

Confira os programas e aplicativos mais populares entre ilustradores e desenhistas:

  • Illustrator: muito usado por ilustradores que fazem seus desenhos em vetor e, por isso (e dada a característica intuitiva do programa), é visto como um dos melhores softwares para ilustração digital. Você pode usá-lo gratuitamente por até uma semana;
  • Photoshop: o Photoshop permite muito mais do que elaborar ilustrações, ele também é um ótimo programa para edição de imagens, pintura digital, além de ter funções para elaboração de animações;
  • Paint Tool SAI: fácil, intuitivo e prático, o Paint Tool SAI é um programa para quem está começando a desenhar. Além disso, ele possui uma ótima paleta de cores, facilitando a produção de imagens exuberantes e coloridas. Contudo ele também é pago, porém você pode usufruir dos recurso por até 30 dias;
  • GIMP: inicialmente era muito usado para edição e retoques de imagens, porém o GIMP também possui recursos para desenhos. Ele é compatível com inúmeros formatos, como JPG, GIF, PNG e TIFF e também com Photoshop. Ah, e o melhor… Ele é completamente gratuito!
  • Fresco: assim como o Illustrator, o Fresco também é filho da Adobe. Nasceu com a proposta de “(re)descobrir como pintar e desenhar com alegria”. Ele possui versões compatíveis com Windows e iOS, além de também contar com ferramentas para produções vetoriais, pincéis e demais recursos. Também é pago, porém você pode usá-lo gratuitamente durante uma semana;
  • Procreate: muito completo e funcional – mesmo sendo um aplicativo – o Procreate permite criação de esboços, pinturas e desenhos profissionais. Além disso, ele é possível ser usado tanto para Android quanto para iOS;
  • Autodesk SketchBook: disponível – de maneira gratuita – na Google Play, iTunes Store ou Mac App Store, o Autodesk também possui versões para Mac e Windows. É perfeito para ilustração e produção de esboços, além de ser super funcional, permitindo a ampliação do espaço de desenhos para todos os dispositivos.

Ufa, é muita coisa, não é? Mas você dá conta! A primeira coisa – e mais importante – você já possui: criatividade! Agora é colocar a mão na massa e procurar os aparelhos certos, investir em um curso – caso você ainda não tenha experiência com desenho – e começar a esboçar algumas linhas!

Gostando do nosso conteúdo? Aqui na Ibyte nós sempre trazemos diversos textos que abordam tudo o que diz respeito ao universo tecnológico! Continue conosco! Aproveite e confira nosso post sobre os melhores computadores para trabalho e encontre o modelo ideal para elaborar desenhos digitais incríveis!

 

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket