O que é Ar Condicionado Inverter? Veja funções e Vantagens!

A mais moderna opção de ar-condicionado do mercado é conhecida como inverter faz as mesmas coisas e possui um super diferencial. Essa opção estabiliza quando chega na temperatura desejada e não para de funcionar, ao contrário dos modelos tradicionais do mercado. Tal função oferece benefícios interessantes para o usuário e uma economia que o bolso logo sente no primeiro mês.

Mas chega de papo! Vem com a gente e entenda o que é o ar-condicionado inverter e como ele funciona:

Afinal, como funciona o ar-condicionado inverter?

Para entender como essa tecnologia funciona, primeiro precisamos entender o ar-condicionado tradicional. Esse modelo inicia sua função de resfriar o ambiente e para assim que a temperatura chega no que foi requisitado. Quando o espaço começa a esquentar, o ar-condicionado volta a trabalhar.

O problema é que esse liga e desliga acaba gerando picos de energia que refletem na conta de luz. Sem contar que o ambiente não permanece com temperatura ideal, tendo possíveis oscilações que, com o tempo, tendem ocorrer com maior frequência. É aí que a a tecnologia inverter entra em campo.

 

Imagem de um ar-condicionado inverter ligado

 

Ares-condicionados com função inverter conseguem controlar o compressor e continuar funcionando mesmo quando a temperatura desejada é alcançada. Dessa forma, seu equipamento vai continuar funcionando e mantendo o ambiente geladinho.

O nome inverter se dá pelo fato do aparelho fazer a inversão do fluxo de energia, controlando também a potencia da máquina. Assim os picos de energia são evitados e a temperatura se mantêm constante! Confira mais algumas vantagens que essa tecnologia consegue oferecer:

Baixo nível de ruído

Como a força do compressor diminui, o ar-condicionado faz menos barulho durante o funcionamento. Por esse motivo, os aparelhos com tecnologias invertes são ótimos para o quarto. Escolher um aparelho para resfriar o quarto não é uma tarefa fácil, mas com algumas observações você faz a melhor escolha. Acesse nosso conteúdo sobre e entenda!

Gela mais rápido

Isso mesmo, o ar-condicionado inverter gela o espaço com maior eficiência. Isso porque os modelos tradicionais possuem uma oscilação muito grande e acabam demorando para chegar em uma temperatura agradável.

O ar-condicionado inverter, além de manter o ambiente agradável, chega na temperatura ideal mais rapidamente. Nada de ter que esperar muito tempo depois de chegar em casa para se sentir mais confortável. Obtenha um modelo com a tecnologia inverter e garanta o conforto na sua residência!

Economia de energia

Essa é sem dúvida uma das vantagens mais buscadas nesse tipo de ar-condicionado. Em um país tropical como o nosso, é comum que o ar-condicionado fique ligado por bastante tempo. É claro que isso impacta diretamente na conta de luz.

 

Imagem de uma luz sobre notas de R$100,00

 

Saiba que os fabricantes da tecnologia inverter garantem que esse aparelho pode economizar até 60% de energia durante o funcionamento. Isso se deve principalmente ao funcionamento em baixa potencia e também a diminuição drástica nos picos de energia.

Uso de gás ecológico

A maioria dos ares-condicionados inverter utilizam o gás R410a, que é um gás ecológico. Isso quer dizer que o funcionamento desse equipamento na sua casa não vai impactar o meio ambiente e, principalmente, a camada de ozônio. Escolha o modelo inverter e fique refrescado enquanto protege a natureza!

Qual a desvantagem do ar condicionado inverter?

Como nem tudo são flores, o ar-condicionado inverter acaba sendo um pouco mais caro do que o modelo tradicional. Mas vale lembrar que o valor extra é um investimento com ótimo retorno. Quem precisa utilizar o ar-condicionado por muito tempo, vai recuperar esse valor em poucos meses através da conta de luz!

E o que é o ar-condicionado split inverter?

Agora que você já sabe o que é a tecnologia inverter, entender o ar condicionado split inverter fica ainda mais fácil. O nome split quer dizer separado e se refere a duas partes do equipamento: a condensadora e a evaporadora. A unidade condensadora fica do lado de fora da casa e garante ainda mais silêncio durante o funcionamento!

A tecnologia inverter agrega ainda mais ao processo. Quando a temperatura chegar no número indicado, o aparelho começa a trabalhar na manutenção dela. Assim o espaço ficará geladinho e sem todo aquele barulho.

Como utilizar o ar-condicionado inverter com mais eficiência!

Esse modelo de ar-condicionado já é extremamente econômico. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a utilizá-lo da melhor maneira, garantindo que suas funções serão bem desempenhadas e usando apenas a energia necessária. Continue a leitura e confira!

Calcule a quantidade correta de BTUs

Essa sigla vem do inglês e é utilizada para metrificar a potencia do ar-condicionado. Uma sala muito grande por exemplo, vai precisar de uma potência maior para ser resfriada do que um pequeno quarto. É comum escolher o aparelho pelo preço e não pelo BTU, mas isso não está correto.

Mesmo que você economize na compra, o ar-condicionado vai fazer um esforço muito grande para resfriar o ambiente. Além de não fazê-lo com eficiência, ele vai aumentar consideravelmente o gasto com energia. Por isso, escolha o modelo adequado para o espaço e reduza os gastos no final do mês. Veja na sequência como descobrir a quantidade certa de BTUs para um cômodo:

  1. Multiplique a quantidade de metros quadrados por 600.
  2. Adicione mais 600 para cada pessoa que utiliza o espaço.
  3. Adicione mais 600 para cada aparelho eletrônico disposto no local.

Observe possíveis brechas no espaço

Se existirem rachaduras ou brechas nas parede e no teto, a eficiência do ar-condicionado será comprometida. Por isso, observe se não há alguma fissura no local que dê direto para o lado de fora. Normalmente, esse é o problema quando há uma queda brusca na eficiência do aparelho.

Fique de olho na manutenção

A manutenção preventiva é a melhor forma de impedir contratempos com trocas de peças e grandes concertos. Mantenha seu calendário de manutenções sempre atualizado e evite futuras dores de cabeça. Trocas de filtros e limpeza das saídas também são muito importantes e devem estar na sua lista de tarefas.

 

Homem realizando a manutenção do ar-condicionado Inverter

 

Escolha um aparelho com selo de qualidade

O selo Procel é uma identificação que permite ao consumidor encontrar um aparelho eletrodoméstico com qualidade e economia garantidas. Esse selo é obrigatório pelo Inmetro, sendo emitido após uma série de testes rigorosos. Observe atentamente esse selo quando for adquirir seu novo ar-condicionado inverter!

Já deu para perceber que ares condicionados com essa tecnologia são realmente interessantes para driblar o calor sem levar um susto no final do mês. Ainda não possui um? Acesse nosso post com 5 opções de ares-condicionados econômicos e eficientes para o seu lar. Lá você vai encontrar ótimos modelos com a tecnologia inverter!

Continue acompanhando o Descomplik para receber outros conteúdos como esse. Estamos sempre trazendo posts relevantes e com informações práticas para você aproveitar o melhor da tecnologia. Obrigado e até a próxima!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket