ruptura de estoque

Ruptura de Estoque: como evitar na sua loja de informática

O cliente chega na sua loja à procura de um determinado item, mas não o encontra disponível para venda. Neste momento, ocorre o que chamamos de ruptura de estoque.

Esse é o tipo de problema que você pode e deve evitar, para isso continue a leitura e veja:

  • quais seus principais prejuízos que sua empresa pode ter;
  • como identificar uma ruptura de estoque;
  • como evitar esse problema na sua loja de informática.

Quais os prejuízos da ruptura no estoque?

Quando o cliente não encontra o produto que deseja na sua loja de informática, não é somente a venda que foi perdida. Há diversos outros problemas que podem vir como consequência dessa ruptura de estoque.

O primeiro prejuízo é que, em ação imediata, ele buscará a concorrência para suprir essa falta, ou seja, mesmo o cliente indo até você, o seu concorrente acaba faturando a venda e ganhando o cliente.

Além disso, após uma experiência negativa com a empresa, dificilmente esse cliente retornará à loja. Um prejuízo que pode refletir, inclusive, nos seus futuros clientes, uma vez que a imagem da sua marca pode ser afetada por situações como esta.

 

O que pode causar a ruptura no estoque?

A ruptura de estoque pode ocorrer de diversas maneiras. Aqui, já é uma dica bônus de como evitá-la, pois ao saber como identificar tais formas, você conseguirá rever processos, ajustar erros e, principalmente, prevenir prejuízos.

 

Falhas na reposição: quando o produto está presente no estoque, mas não está no inventário ou a situação contrária.

Equívocos na análise do relatório de vendas: muitas vezes, o produto que possuía um alto volume de venda começa a despencar no número de pedidos. Se esta queda brusca não é avaliada corretamente nos relatórios gerados, a ruptura de estoque pode estar ocorrendo há várias semanas sem você perceber.

Atrasos dos fornecedores: parceiros que atrasam as entregas podem prejudicar a sua venda, já que o produto que você solicitou reposição ficará em falta por mais tempo.

 

Todas essas formas impactam na ruptura de vendas e consequentemente no faturamento da loja de informática. Esses erros básicos de reposição de produtos podem gerar prejuízos de milhões de reais a longo prazo.

Saiba como evitar a ruptura de estoque na sua loja de informática

1- Fazer uma previsão adequada da demanda

É fundamental que você mapeie o ciclo de vida dos produtos. Normalmente, as etapas desse processo são:

 

  • colocação no mercado (novidade);
  • crescimento;
  • maturidade;
  • declive.

 

Com isso, você terá um panorama mais claro para fazer uma previsão da demanda de cada produto. Não esqueça de considerar os picos de atividade em datas comemorativas e também a sazonalidade do setor.

 

2- Automatizar processos

Em qualquer inventário podem ocorrer perdas de mercadoria por deterioração, conservação inadequada ou erros no manuseio. Além disso, seus produtos também estão expostos a furtos ou roubos que talvez não sejam mapeados corretamente. E isso é grave!

Ao contar com sistemas de gerenciamento automatizados, todo o acesso passa a ter um controle maior, prevenindo, inclusive, manuseios indesejados.

3- Contar com fornecedores referências no mercado

Este é um dos principais pontos que podem te ajudar a evitar a ruptura de estoque. Isso porque quando o fornecedor conta um vasto estoque de abastecimento, rápida entrega e condições de negociação facilitadas, o processo de reposição de produtos se torna mais ágil e prático.

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