Locação de equipamentos: vantagens x desvantagens!

A estratégia da locação de máquinas e equipamentos vem ganhando cada vez mais espaço na folha de pagamentos de empresas atuantes em diversos nichos do mercado. Desde máquinas pesadas para o setor da construção civil até equipamentos eletrônicos essenciais no funcionamento de qualquer escritório como computadores e impressoras, as empresas de locação de máquinas oferecem soluções nas mais variadas tecnologias.

Com a possibilidade de alugar ou invés de comprar maquinário, os empreendedores passaram a ter mais opções para administrar as propriedades da empresa e investir no tempo certo. Contudo, antes de aderir a essa tendência do mercado, é preciso entender detalhadamente os possíveis benefícios e prejuízos que esse tipo de prática pode trazer para o seu negócio!

Vamos juntos descobrir as vantagens e desvantagens da locação de máquinas e equipamentos? Confira a lista de informações que o blog da ibyte reuniu para você decidir se essa prática pode contribuir para o crescimento saudável da sua empresa!

Quais são as vantagens da locação de máquinas e equipamentos?

A locação de equipamentos está diretamente ligada a vários departamentos de uma empresa, seja a nível econômico, administrativo ou jurídico. A solução de pagar aluguel por equipamentos geralmente é uma estratégia de sucesso para negócios de porte grande, contudo há diversas vantagens que também a tornam um caminho viável para outros tipos de empresas.

Continue a leitura e veja as principais vantagens que a locação de máquinas e equipamentos pode trazer para o bom funcionamento dos processos internos do seu empreendimento, demonstrando-se um ótimo custo-benefício!

1) Redução de gastos previstos em orçamento

A questão da economia financeira é a primeira vantagem que o empreendedor percebe ao ver que é possível ter acesso a certo tipo de maquinário sem desembolsar uma quantia maior do que tem disponível em caixa. O contrato de aluguel se apresenta como uma metodologia de reduzir gastos pelo fato de estar no orçamento mensal da empresa com valor fixo geralmente mais baixo do que seria o custo de uma compra efetiva.

Obter a licença de uso evita a necessidade de fazer um financiamento de alto valor e até mesmo sofrer com a depreciação do material que acontece com o passar do tempo conforme a máquina é usada. Dessa forma, você terá acesso a equipamentos novos e de qualidade sem precisar pagar valores altíssimos por isso, o que nos leva à próxima vantagem da nossa lista!

2) Equipamentos atualizados e diversificados

Tecnologias evoluem em uma velocidade que é difícil acompanhar, certo? Pois o aluguel de equipamentos é uma das melhores maneiras de garantir que a sua empresa trabalhe sempre com maquinários novos e atualizados por um preço acessível.

Ao negociar com o empreendimento de locação, é possível programar e reajustar o aluguel e o tipo de máquina de acordo com a sua demanda por um parque tecnológico mais diversificado. Desse modo, assegura-se a utilização de equipamentos mais especializados que darão conta do trabalho a ser realizado.

3) Otimização da logística dos equipamentos

A compra de maquinário que tem utilidade sazonal pode facilmente se tornar um grande problema na hora de armazenar. Materiais ociosos são sinônimos de recursos que despendem espaço físico e outros gastos sem dar o retorno financeiro desejado. Com a locação, elimina-se esse prejuízo do orçamento, pois basta devolver a peça para o contratante quando ela não for mais necessária e liberar espaço na sede para outro maquinário mais requisitado no momento.

Além disso, as empresas de aluguel de máquinas e equipamentos ofertam produtos a pronta-entrega. Portanto, evita-se a espera desnecessária da expedição e chegada do produto, o que poderia causar atrasos nos projetos do seu negócio.

4) Crescimento da produtividade

Considerando que a disponibilidade de máquinas atualizadas e específicas para as demandas de trabalho estará assegurada pela locação, a produtividade da sua empresa será um dos fatores mais impactados positivamente por essa prática. O alto desempenho dos equipamentos reflete na agilidade dos funcionários para executar tarefas e, consequentemente, otimizam-se processos para entrega de alta qualidade e eficiência!

5) Atuação rápida do suporte técnico

Os empreendimentos que oferecem serviços de aluguel também incluem no contrato o benefício da assistência técnica sempre que necessário. Se a manutenção terceirizada dos seus equipamentos é feita regularmente, diminuem-se as chances de parar a produção devido a problemas de mal funcionamento do maquinário. Além disso, o serviço feito pela locadora dispensa a contratação de uma equipe própria na sua empresa que seja voltada ao suporte técnico.

6) Deduções fiscais no Imposto de Renda

Um detalhe que passa despercebido por muita gente: a possibilidade de abater certa quantia ao declarar a contratação de empréstimo de maquinário no Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ)!

Pelo fato da locação de máquinas e equipamentos ser considerada uma despesa mensal, seja voltada para atividade-fim ou em atividades secundárias da empresa, você pode conseguir dedução fiscal como um incentivo financeiro.

Quando a locação de máquinas e equipamentos não é uma boa opção?

Se por um lado a locação de equipamentos traz diversos benefícios para organização de um empreendimento, por outro lado há algumas questões que merecem uma atenção especial na hora de avaliar se essa tática deve ser aplicada na sua gestão ou não. Fique por dentro dos aspectos que tornam a compra efetiva mais atrativa que o aluguel de maquinário!

1) Uso dos equipamentos é condicionado pela locadora

O princípio da locação parte da condição de que os equipamentos são emprestados à sua empresa conforme as regras estabelecidas pela empresa proprietária dos recursos materiais.

Ou seja, é preciso estar atento a todas as regras de utilização declaradas em contrato! O uso indevido ou qualquer outra violação dos limites impostos pode gerar multas e prejuízos financeiros para sua empresa.

2) Valor do aluguel a longo prazo maior que o valor de compra

Dependendo do material a ser alugado e das condições previstas em contrato, é possível que a locação de equipamentos não seja tão vantajosa assim quando analisamos o cenário a longo prazo do empreendimento. Geralmente isso acontece nos casos de máquinas que são essenciais no trabalho cotidiano e o seu valor de compra no mercado vale a pena devido a sua alta durabilidade.

3) A propriedade das máquinas não será da empresa

Importante lembrar que a aquisição de bens como máquinas e outros equipamentos é um investimento nos ativos da empresa. Isso significa que você aumenta automaticamente o valor monetário do seu negócio de forma geral. Além disso, ao optar pela compra, você detém o conhecimento técnico sobre aquele recurso ao montar uma equipe de especialistas para garantir a manutenção do aparelho.

4) Produção prejudicada pela falta de suporte da locadora

Ao mesmo tempo que uma empresa de locação respeitável pode alavancar a produtividade da sua empresa com equipamentos e assistência técnica de excelente padrão de qualidade, o efeito contrário também pode ocorrer quando se tem uma experiência ruim de aluguel. A sua produção pode ser gravemente afetada quando a locadora demora a prestar o serviço de suporte técnico. Ou ainda, oferece produtos de má qualidade que não operam conforme o esperado.

É melhor comprar ou alugar máquinas e equipamentos?

Depende! A decisão de alugar ou comprar equipamentos deve ser baseada principalmente na realidade do seu negócio. Levando em consideração os tópicos citados, reveja o escopo do seu plano de negócios e confronte com a disponibilidade financeira do seu caixa atual. Ao realizar esse exercício, estude também os seguintes pontos:

  • O seu quadro de funcionários contempla a demanda técnica para manutenção dos novos equipamentos?
  • O valor do aluguel é vantajoso frente aos possíveis gastos que você terá em casos de reposição de peças da máquina?
  • Como funciona a disponibilidade de máquinas reservas previsto pelo contrato de aluguel?
  • Qual é a idade do maquinário a ser alugado e o seu estado de conservação?
  • A imagem da empresa locadora no mercado é positiva ou negativa ?

Entender as vantagens e desvantagens da locação de máquinas e equipamentos é uma atividade que exige conhecimento de todas as áreas da empresa. Assim, você tem maior facilidade e autonomia para escolher a opção mais assertiva e benéfica para o progresso do seu negócio!

Gostou do conteúdo? Continue a aprender mais sobre o mundo da tecnologia e do empreendedorismo com a leitura do post “A crise chegou no seu negócio? Confira 10 dicas de como superá-la!“. Nós do blog ibyte buscamos informações atualizadas para que você continue evoluindo e inovando no seu ramo de negócio. Aproveite!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket