Sem dúvidas, os negócios digitais seguem em uma perfeita expansão. Eles são a tradução do que chamamos de “bons negócios”, especialmente na Era Digital. Afinal, até mesmo as grandes corporações físicas precisaram se reinventar e criar estratégias digitais para adaptar-se ao contexto virtual.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, 82,7% dos brasileiros possuem acesso a Internet e dispositivos móveis. Isso significa que a oportunidade de abrir um Negócio Digital em nosso país é grande, sendo uma ação geradora de empregos.
Se interessou em saber mais sobre o assunto? Então hoje é o seu dia de sorte! A Ibyte preparou um conteúdo completo sobre o que é e como fazer uma boa gestão de negócios digitais para que você tenha sucesso ao investir na carreira. Que tal? Acompanhe a leitura e fique por dentro!
Afinal, o que são os negócios digitais?
Os negócios digitais, como o nome já apresenta, são aqueles que utilizam dispositivos digitais e a Internet para disponibilizar produtos e serviços. Neste tipo de empresa, voltada totalmente para o âmbito virtual, os gerentes, fornecedores e consumidores estão cada vez mais próximos.
Para ilustrar de forma completa, pense em um restaurante. Há tempos atrás os pedidos eram realizados de maneira tradicional, ou seja, a pessoa solicitava o cardápio de papel e fazia o pedido para o atendente. Hoje, nós vamos ao local e logo em cima da mesa já possui um dispositivo eletrônico que serve como “menu”.
Não há mais a necessidade de chamar um garçom, por exemplo. O próprio aparelho finaliza o seu pedido e envia para a cozinha começar a prepará-lo. Essa é uma forma mista de trabalho digital, uma vez que ainda existem pessoas em operação, mas não totalmente.
Lojas 100% online também são consideradas bons negócios digitais. E não pense que apenas itens físicos são vendidos por elas. Serviços em geral são possibilidades e para lucrar e fazer uma corporação girar capital. As ferramentas de gestão Home Office fornecidas online são exemplos disso.
Qual é a importância de investir em um negócio digital?
Atualmente, a importância de investir em um negócio digital é altíssima, pois estamos vivenciando a Era Online. Tanto para os consumidores, quanto para os donos das empresas, esse é um passo extremamente significativo. Os clientes saem ganhando pelo fato de ter comodidade em pedir um produto em sua loja favorita e recebê-lo em casa. Já as corporações, tendem a aumentar o lucro por conta da demanda ser maior.
O fato é: essa é uma maneira de sair na frente e inovar. Vamos pensar no renomado Airbnb, uma empresa digital para locações de residências voltadas a estadias curtas. É um serviço oferecido para que possamos usufruir de praticidade no momento de viajar e permanecer em lugares diferentes.
É moderno e completamente útil para os apaixonados por aventurar-se por aí mundo afora. E acredite se quiser, é um aplicativo com imensa potencialidade financeira. Então, porque não começar a investir em negócios digitais que podem se tornar febre entre os indivíduos?
Dispor de um bom lucro ao final do mês, gerir seu próprio negócio e promover emprego são só algumas das possibilidades que envolvem esse assunto. Na Era Digital, trazer para o ambiente virtual o que antes era físico é importantíssimo. Afinal, tudo aponta para que o futuro seja totalmente baseado em eletrônicos – o Metaverso é um alarde disso.
Quais são as principais características e diferenciais dos negócios digitais?
Os negócios digitais possuem características singulares que evidenciam a potência desses instrumentos tecnológicos. Se companhias tradicionais já necessitavam de um pouquinho de ousadia para chamar atenção dos consumidores, esse fato se torna ainda mais evidente no contexto digital. Algumas das nuances mais importantes são:
- Atualização Permanente: para que um negócio digital tenha sucesso é necessário dispor de atualizações permanentes. Isto é, conhecimento nunca é demais e precisa ser uma parte importante dos empreendedores para que a companhia não fique atrás dos concorrentes;
- Conectividade: manter-se conectado com o mundo é simplesmente essencial, as redes sociais são um exemplo disso. A partir delas é possível conhecer pessoas e criar um Networking – rede de contatos – interessante. Além de que é uma ótima oportunidade para vender produtos e serviços;
- Tecnologia: o computador não deve ser a única ferramenta de trabalho de quem ingressa em negócios digitais. Smartphones, tablets, mesas digitalizadoras e tanto outras novas tecnologias são fundamentais para o triunfo da corporação. Quem está no universo do design sabe bem disso!;
- Competitividade: sua empresa precisa ser lembrada. Ou seja, é necessário ter um diferencial para que os olhos dos clientes sejam movidos ao seu produto;
- Marketing de Qualidade: o marketing é a alma das estratégias no ambiente digital. Para vender e alcançar bons resultados, manter-se ativo e conectado com seu público é indispensável.
Quais são os tipos de negócios digitais?
Existem vários tipos de negócios digitais, inclusive há muitos cases de sucesso espalhados por aí. Lojas e pessoas que começaram sem muitos recursos, hoje em dia faturam milhões.
Programadores podem desenvolver software e aplicativos com os mais diversos intuitos e vendê-los em plataformas digitais. Assim como, professores de língua estrangeira têm a oportunidade de ensinar de forma remota e cobrar pela aula.
Quem aprecia o ramo da publicidade também consegue desenvolver peças audiovisuais para empresas sem sair de casa ou do escritório e lucrar a partir da abertura de um MEI (Microempreendedor individual), por exemplo. Já aqueles que se inclinam para a área de vendas podem conquistar clientes por meio de Marketplace, por exemplo.
Isso tudo faz parte de um contexto da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), que podem ser utilizadas como forma de negócio digital. Microempreendedores vêm benefícios neste tipo de atuação e começam, aos poucos, a investir na internet como uma ferramenta de negócio bastante rentável a longo prazo.
Viu só como a variedade é grande? Basta planejar e executar ideias inovadoras que irão fazer a diferença no mercado. Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre o universo dos negócios digitais. Nosso desejo é que o conteúdo seja fonte de inspiração para que você comece ou alavanque sua empresa, seja ela grande, média ou pequena.
Se gostou desse assunto, vai amar saber um pouco mais sobre as 5 tendências para pequenas e médias empresas em 2022. Vale a pena conferir nosso blogpost sobre o assunto, viu? Fique antenado nessa nova Era!
Add a Comment