5 tendências de mercado: médios e pequenos empreendedores

Que o futuro está batendo em nossas portas nós já sabemos, mas como será que ele é? Quais são os serviços predominantes nesta nova época? E melhor, quais são as tendências futuras? São tantas perguntas que precisamos parar e analisar suas respostas.

Foi pensando nisso que hoje, nós da Ibyte trouxemos um conteúdo completo sobre as 5 maiores tendências de mercado. Precisamos estar preparados para o que vem em seguida, uma vez que o mundo não é mais o VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo –, agora estamos vivenciando o mundo BANI – frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

Portanto, as mudanças ocorrem a todo momento. Ou seja, em um piscar de olhos as tendências se modificam e o foco muda completamente. Manter-se atualizado é a melhor maneira de superar essas modificações ágeis.

Continue lendo para saber mais e ficar por dentro das tendências de mercado, em especial do ano de 2021.

O que é uma tendência de mercado?

A sociedade como um todo possui uma ânsia intrínseca por inovação, principalmente nos dias atuais. Dessa forma, uma tendência de mercado nada mais é que novas práticas de consumo que emergem em determinado período e possuem a potencialidade de delinear o surgimento de nichos de mercado que crescem exponencialmente.

Essas novas tendências aparecem a partir de alguns sinais sociais, econômicos, culturais e políticos de uma determinada sociedade. Sendo assim, é possível antecipar as possíveis tendências de mercado e adaptar o seu negócio para os âmbitos que terão mais atenção.

Quais são as tendências de mercado para 2021 e 2022?

Estamos vivendo um período de expansão digital. Devido a isso, a tecnologia está gerando brilho nos olhos de muitos empreendedores, principalmente de médio e pequeno porte. À vista disso, não é difícil imaginar que as tendências de mercado para o final de 2021 e começo de 2022 são digitais e altamente tecnológicas, não é?

Confira agora quais são 5 dessas predisposições, coloque no radar da sua corporação e não fique atrás da concorrência!

1 – Negócios Digitais

Não tem como deixar de fora os negócios digitais, um setor que trouxe grande crescimento à economia mundial. As vendas por canais eletrônicos, como redes sociais, aplicativos e marketplace cresceram mais do que o esperado dentro de um curto período.

Com a chegada da pandemia do Coronavírus, isso ficou ainda mais visível, uma vez que compras de todos os tipos eram feitas por meio da internet. Dessa forma, as empresas necessitaram se adaptar a modalidade delivery para conseguir sobreviver em meio a um cenário realmente caótico.

2 – Aluguel de Equipamentos Tecnológicos

Outra tendência que ganhou destaque por conta dos acontecimentos que emergiram no final de 2019 foi o aluguel de equipamentos tecnológicos. Isso porque muitas companhias precisaram adotar o sistema de trabalho Home Office, então os colaboradores necessitavam utilizar em casa equipamentos tecnológicos que, por vezes, as organizações não tinham.

Por esse motivo, essa é uma área bastante propícia para investir atualmente. Grande parte das profissões utilizam a inovação tecnológica e qual a melhor maneira de ter acesso a ela senão por um preço mais baixo e pelo período exato de utilização? Por meio do aluguel de equipamentos.

3 – Comunicação

A comunicação sempre foi imprescindível para as mais diversas áreas, mas atualmente ela tem sido ainda mais requisitada nas organizações. Isso acontece, especialmente, devido ao fato do cliente estar cada vez mais crítico e analítico. Isto é, o atendimento é um dos fatores chaves no momento da realização de uma compra.

Sendo assim, o profissional precisa estar preparado não só para vender, mas também se comunicar de forma assertiva com o seu consumidor. Sendo assim, a melhor opção é investir no sucesso do cliente.

4 – Consumo Sustentável

Em decorrência do isolamento social, muitas pessoas passaram a perceber a importância do cuidado com o meio ambiente em que vivemos. E, em consequência disso, tivemos grandes mudanças no que diz respeito a questões de consumo sustentável.

Agora, os compradores analisam se os produtos adquiridos tendem a agredir ou não o nosso planeta, principalmente porque tiveram mais contato com a realidade e enxergaram a necessidade de cuidar do local em que moram para que lá na frente não tenhamos mais problemas.

5 – Universo Gamer

Já passou da época em que os games eram vistos somente como itens voltados ao entretenimento. Hoje em dia há muitas pessoas que levam a sério o universo dos jogos, até mesmo como carreira profissional. Por isso, o mundo gamer é, sem dúvidas, uma das principais tendências de 2021 e 2022.

As pessoas não jogam mais por jogar ou somente para se divertir. Pelo contrário, existem grandes sistemas financeiros envolvendo os jogos. Então, se deseja optar por investir nesse tipo de negócio, vai fundo, mas tenha em mente que a inovação precisa ser a base para se manter no mercado.

Viu só como existem várias tendências de mercado que estão se expandindo pouco a pouco por resultados sociais, econômicos, culturais e políticos?

O que achou do nosso post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e comece a discutir questões relacionadas ao que pode surgir de novo no mundo.

Continue nos acompanhando para se manter atualizado e nos vemos no próximo conteúdo!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket