cabos de rede estruturada

Rede Estruturada: como montar um ambiente conectado

O sistema de redes estruturadas é responsável por fornecer uma infraestrutura de cabeamento completa para uma empresa, proporcionando um desempenho previsível, desde que tenha sido planejado e instalado adequadamente.

Para saber mais sobre a rede estruturada e como implementar uma em empresas de forma assertiva, siga lendo.

 

O que é uma rede estruturada?

Assim como os sistemas hidráulico e elétrico, a infraestrutura de um imóvel também precisa estar preparada para receber o cabeamento necessário para prover conexão.

Desta forma, a rede estruturada organiza todo o cabeamento existente no local, como cabos metálicos, fibra óptica e sem fio, por exemplo. 

Com objetivo de garantir a todos os usuários uma sistematização adequada e facilidade ao processo de funcionamento da empresa, bem como o fluxo de informação, além de oferecer suporte para futuras instalações e a qualquer equipamento de telecomunicações. 

Por que implantar uma rede estruturada? 

Em consequência dos pontos falados anteriormente, uma rede estruturada bem instalada, impacta diretamente na redução de despesas de manutenção e operacionais. 

Além disso, investir em uma rede estruturada auxilia no uso das redes, assim os colaboradores não terão mais problemas para acessar dados fundamentais para as suas atividades.

Outro ponto importante é a questão da segurança, já que em um momento onde ciberataques são cada vez mais recorrentes, ao contar com uma infraestrutura qualificada, as ações de segurança se tornam mais fáceis de serem aplicadas na organização.

Como instalar uma rede estruturada?

Para implantar uma rede estruturada em empresas  é preciso de muita atenção e cuidado, além de contar com profissionais capacitados e de confiança.

Confira alguns do passos que precisam ser seguidos:

1. Infraestrutura

Antes de qualquer ação, é preciso conhecer o espaço disponível para mensurar a quantidade de equipamentos que será necessário.

Para isso, conte com a planta baixa do ambiente que pretende montar a rede, assim você tem a visão geral de todo o espaço. 

Com ela é possível calcular o início e o fim da estrutura, medir as dimensões para a instalação de cada equipamento e avaliar quanto de material será utilizado para montar a rede estruturada.

2. Equipamentos

A partir da análise da planta e da criação de um projeto de instalação, é possível calcular a quantidade de insumos necessários para a obra.

Assim, será possível fazer um orçamento assertivo, sem comprar equipamentos a mais ou a menos. E saber exatamente quantos metros de cabo de rede e quantos switches serão necessários, por exemplo.

3. Instalação elétrica

O projeto deve contemplar também a etapa de instalação elétrica, pois é uma condição para fazer a rede funcionar. 

O ideal é que esse processo seja executado por uma empresa especializada. Economiza tempo e minimiza os riscos.

Além disso, é preciso prever uma instalação elétrica de qualidade, com geradores exclusivos para os servidores, independentes do resto da empresa.

4.  Provedor de Internet

Hoje não é mais uma opção estar online ou não, então ter um provedor de internet de qualidade é necessário para garantir a estabilidade da rede e o status online da empresa em tempo integral.

5. Segurança

Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é preciso garantir a segurança das informações que passam pela rede estruturada. 

Por isso, é fundamental que, dentre os serviços de segurança, se tenha um ótimo firewall para a aplicação de políticas de acesso e controle de consumo de banda. Além, é claro, da proteção contra vírus e ataques massivos.

Outro ponto essencial para o bom funcionamento da rede estruturada é a atenção ao monitoramento. Ter pessoas alocadas para esse fim é essencial para verificar constantemente os serviços e sua funcionalidade como, por exemplo, a estabilidade da rede. 

 

No ibyte atacado você encontra os equipamentos necessários para montar a sua rede estruturada. Clique aqui e acesse o nosso e-commerce com vantagens exclusivas para empresas.

Tags: Sem tags

Comments are closed.

Shopping Basket