Tecnologia e educação: entenda 5 vantagens dessa união!

Mas só fica nesse celular” – todo mundo já falou isso para os filhos em algum momento da vida. Porém, mal sabem eles que a tecnologia pode ser uma alavanca para o conhecimento. Por isso, nós trouxemos aqui as vantagens dessa combinação. Com essa lista vocês conseguem apresentar aos pais dos alunos os benefícios de manter os pequenos conectados até na sala de aula.

Aliás, as informações aqui são primordiais para entender porque investir na aliança entre tecnologia e educação. Algo muito utilizado durante a pandemia, não é mesmo? Afinal de contas, as vídeo-chamadas e os formulários ganharam um boom inesperado. Agora, precisamos entender as vantagens dessa modalidade de aprendizagem. Vamos juntos!

1. O processo de aprendizagem fica mais divertido

Conte para nós, quando você estava na escola, era interessante copiar três quadros de conteúdo no caderno? Ou grifar as partes mais importantes do parágrafo com o marca-texto? Imagine se fosse um tablet que te permite grifar com 5 cores diferentes e ainda fazer anotações nas partes mais importantes. Ah, e se tiver dúvidas com alguma coisa é só pesquisar o termo no Google, tudo isso com apenas um clique.

Inclusive, existe a possibilidade de gamificar o aprendizado – o que parece ainda mais interessante aos olhos dos aprendizes. Passar o dia inteiro jogando é o desejo de crianças, adolescentes e até adultos.

Isso acontece pois é mais interessante cumprir missões, receber recompensas e gastar dinheiro comprando elementos novos para os personagens do que ficar lendo parágrafo por parágrafo de um livro. O ambiente lúdico incentiva o aprendizado e os games são perfeitos para isso.

Não tiramos a necessidade de fazer essa atividade de leitura, porém, vez ou outra é interessante mudar de estratégia. É só dosar os dois exercícios. Dessa forma, todos conseguem desenvolver habilidades cognitivas em diferentes situações. Se nós, adultos, ficamos interessados, imagine crianças e adolescentes.

É esse interesse em estudar de forma divertida que deve ser incentivado. Por isso, se há oportunidade de investir nessa modalidade de ensino, faça! Não podemos dizer que é o futuro, pois essa forma de aprendizagem é o presente! Se você ainda não investiu, está na hora!

2. Transforma o aluno no agente ativo da construção de conhecimento

Frase grande, não é mesmo? Vamos entender o que ela quer dizer. Quando abordamos em agente ativo estamos falando da proatividade. É como se o aluno tomasse as rédeas do próprio conhecimento. Isso só acontece quando ele têm interesse em alguma coisa. É aí que a tecnologia entra!

A curiosidade precisa ser explorada ao máximo, e não podada. Por isso, a tecnologia é a melhor ferramenta para transformar as informações de mundo em conhecimento. A construção de conhecimento acontece aos poucos e, quanto mais cedo isso começa a ser desenvolvido, melhor para o futuro.

Quanto tempo demorou para o adulto aprender a mexer em um smartphone? E a criança? Compare esse tempo e veja o potencial de conhecimento que os pequenos possuem. Eles já nasceram em mundo tecnológico, logo, são adaptados para usar aparelhos eletrônicos. Basta dar as ferramentas necessárias para eles construírem conhecimento, invés de simplesmente se entreterem. Já te adiantamos que isso é benéfico para a vida como um todo!

3. Os prepara para o mundo corporativo

Como funciona a organização da empresa que você trabalha? Em algum momento os relatórios de papel deixaram de existir e tornaram-se documentos online, planilhas e slides. Mas se você ainda usa papéis para fazer apresentações, bom, saiba que hoje nós temos meios para tornar esses processos mais dinâmicos – graças à tecnologia. Mas onde isso entra no processo de educação?

Se as crianças, jovens e adolescentes são ensinados a usar aparelhos tecnológicos desde cedo, eles conseguem montar apresentações dinâmicas e interativas com muita facilidade. Mas não pense que a habilidade se limita apenas a esse ponto.

Pelo contrário. Tudo que envolve tecnologia é aprimorado, como digitação, utilização de aplicações, desenvolvimento de sistemas, fazer integração ente o online e offline (fluxo de caixa, por exemplo) e muitos outros pontos. Por consequência, esses alunos terão mais facilidade para se tornar profissionais de alto nível.

Ter conhecimento do universo online é fundamental para qualquer coisa. Afinal de contas, é nesse ambiente que a empresa funciona e a vida também!

4. Ensina o aluno a se comunicar no universo online

Essa habilidade é imprescindível para qualquer profissão. Afinal de contas, todos precisamos saber nos comunicar bem pela internet. E interpretar corretamente as intenções e o nível de compreensão do interlocutor é essencial em qualquer nível de comunicação escrita. Com o uso da tecnologia, não há limites para desenvolver essa habilidade.

Além, é claro, de conseguir transmitir informações importantes sem ruídos, em outras palavras, saber construir textos com coesão e coerência. Portanto, é mais um dos motivos para investir na ciência e tecnologia. Essa habilidade comunicativa que é desenvolvida com a união do estudo da língua, aliado à experiências práticas e divertidas. É o match perfeito!

5. Facilita a metrificação da evolução

A mão cansa de tanto fazer o sinal de “certo” nas provas? Pois é. Elas já não funcionam muito bem depois da prova número 50. É ainda mais difícil contar a quantidade de respostas corretas e marcar a nota. Essa parte mecânica do trabalho do professor é muito cansativa.

É ainda mais difícil conseguir ter noção da evolução dos alunos. É claro que o professor desenvolve a intuição do tipo: “essa questão poucos acertaram” , “nossa, essa todos deviam ter acertado!“, etc. Entende que a mensuração da evolução dos alunos fica mais difícil e muito dependente da intuição do professor?

Exigir que o professor diga em números como está o processo evolutivo do conhecimento dos alunos é bem complicado. Afinal de contas, desprender um tempo para contar quantas pessoas acertaram e quantas erraram uma questão é quase infactível, bem como estabelecer métricas e KPIs comparativos.

Agora, com atividades, provas, trabalhos e outros formas de avaliação sendo feitas online, é muito mais fácil metrificar. Pense no google forms, ele entrega os gráficos prontos! Com porcentagem, quantidade de acertos e erros, é tudo que um professor precisa para entender de forma holística a evolução dos alunos.

Se interessou por esse ramo de negócio? Bom, como vimos ao longo do texto só tem vantagens! Inclusive, uma das melhores formas para entrar nesse ramo investindo menos, é alugando equipamento eletrônicos. Afinal de contas, fazendo dessa forma, não é necessidade de comprar peças novas e montar equipamentos completos.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Fizemos um post completo para explicar quais são os melhores motivos para alugar equipamentos eletrônicos. É só alugar um notebook, por exemplo, e ficar sossegado com o restante. A empresa locadora dá conta do que você precisa. Leia mais sobre isso em nosso blog.

Nos vemos até o próximo post!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket