Ar-condicionado inverter é mais econômico? Descubra agora!

Na hora de adquirir um ar-condicionado para casa ou comércio, é preciso ter a certeza de estar levando um equipamento eficiente e econômico. Durante as buscas por opções, nos deparamos com o modelo inverter, que em alguns casos promete economia de até 60% no uso da energia. Mas será que o ar-condicionado inverter é tão econômico assim?

A resposta é sim, essa opção é a mais interessante quando o assunto é utilizar a energia da melhor forma possível. Quer saber como? Então continue a leitura na sequência:

Por que o ar-condicionado inverter é mais econômico?

Para entender o motivo de o ar-condicionado inverter ser o mais econômico, antes precisamos compreender como o modelo convencional funciona. De forma simples, quando o aparelho é ligado, há um pico de energia e ela começa a trabalhar para chegar no clima ideal. Assim que chega no clima ideal para o usuário, o compressor é desligado, e acionado novamente quando a temperatura começar a mudar.

 

O problema desse funcionamento, é que está sempre gerando picos no uso da energia, além de ser menos eficiente. A tecnologia inverter, ao invés de simplesmente desligar, apenas diminui a potência do compressor e o deixa trabalhando em baixa rotação. Essa diferença é muito interessante para o usuário.

Como não está desligado, o compressor consegue manter a temperatura ideal sem dificuldades. Além disso, quando o usuário quiser trocar essa temperatura, o compressor vai aumentar gradualmente até chegar no novo número indicado. Isso também impacta positivamente na conta de luz ao final do mês!

Quais as outras vantagens do ar-condicionado inverter?

Achou que tinha parado por aí? Pois saiba que, além de mais econômico, esse modelo também é mais silencioso. Como o compressor trabalha em baixa rotatividade, a produção de ruídos cai drasticamente. Quando for procurar um modelo econômico de ar-condicionado, dê uma conferida nas opções com tecnologia inverter.!

Para quem ainda não está convencido de que o condicionador de ar inverter é o certo, ainda temos mais uma vantagem que vale a pena citar: a utilização do gás R410a. Esse é o gás presente na grande maioria dos modelos com tecnologia inverter, que possui ótima eficiência e não agride a camada de ozônio.

O que é o inverter no ar-condicionado split?

De maneira geral, podemos dizer que o ar-condicionado inverter possui duas partes distintas – a condensadora e a evaporadora – que vão em diferentes locais no ambiente. Daí o nome split, que vem do inglês e quer dizer “separar/dividir”. A vantagem desse modelo é que além de ser mais estético, a condensadora fica fora da casa. Ela é a principal produtora de ruído do equipamento.

Vale a pena ter um ar-condicionado split inverter?

Sem dúvidas! A tecnologia inverter, aliada as vantagens do modelo split, não poderia resultar em coisa melhor para quem deseja um ambiente mais aconchegante. Como já dissemos anteriormente, o visual do split é bem mais minimalista e garante ao aparelho um ar discreto que combina com todos os ambientes.

A economia oferecida pela tecnologia inverter completa o combo, e torna esse ar-condicionado ainda mais interessante para quem não quer mais sofrer com o calor. Lembre-se de escolher uma opção com a quantidade certa de BTUs para não perder eficiência no uso.

O que é o selo PROCEL no ar-condicionado inverter?

Também conhecido pela sigla PROCEl, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica é uma iniciativa do governo lançada em 1985. Ele propõe o uso correto da energia, evitando desperdício e garantindo informação de qualidade para usuários de ares-condicionados inverter.

Você pode encontrar o selo PROCEL de qualidade em equipamentos eletrodomésticos, que foram submetidos a uma série de testes rigorosos para comprovação da qualidade. Essa iniciativa também influencia o desenvolvimento consciente do mercado interno, o que traz ainda mais vantagens para o consumidor final!

Procure um modelo de ar-condicionado inverter com esse selo e acerte na escolha para climatizar o ambiente. Gostou do conteúdo? Aqui no Descomplik estamos sempre trazendo informações interessantes para quem deseja automatizar o lar e obter ainda mais conforto com o uso de seus aparelhos.

E falando em automação residencial, que tal conferir 10 aparelhos para deixar sua casa ainda mais eficiente? Confira a lista aqui mesmo no blog e entenda como esses itens irão fazer a diferença no seu dia a dia. Te vejo lá, hein!

Tags: Sem tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket