Atendimento ao cliente: as melhores dicas para provedores de internet!

Ter um bom relacionamento com o cliente vai muito além de oportunizar ótimos produtos e serviços. Assim, investir em um bom provedor de internet é algo que tem se tornado cada vez mais necessário, considerando que – diferente dos anos 90 – eles têm vindo com recursos muito mais interessantes e tecnológicos, que quando aplicados na empresa, podem gerar ainda mais satisfação ao seu cliente.

Em uma era que vender e ofertar serviços pela internet têm se tornado trivial, alternativas mais tecnológicas e digitais – como um provedor robusto – além de serem ótimos recursos para otimizar o trabalho, também ajudam a fortalecer o contato que você possui com seu clientes, demonstrando mais agilidade no atendimento e demais processos.

A ibyte, sempre preocupada em trazer conteúdos verdadeiramente relevantes para seus leitores, elaborou um conteúdo completo sobre a necessidade de adotar um provedor de internet que garanta o melhor atendimento ao consumidor.

Quer saber mais do que preparamos especialmente para você? Continue rolando a página e se prepare ainda mais para estabelecer um padrão mais alto de qualidade no setor de atendimento do seu negócio!

O que é provedor de internet?

De maneira objetiva, um provedor de internet permite acesso à web! Ele é um recurso ofertado por empresas – especializadas nesse tipo de tecnologia. Nos dias de hoje, é possível ver um avanço muito grande na qualidade dos serviços oferecidos.

Há, por exemplo, a inclusão de funções como mecanismos de busca, a hospedagem em sites, o armazenamento na nuvem, os servidores de e-mails, e muito mais! Assim, de acordo com a banda escolhida pelo cliente, a empresa fornece essa conexão de maneira segura e eficiente.

É importante observar no momento de adotar um provedor quais são as opções de bandas ofertadas. Como assim? Bem, de maneira mais simples, existem dois tipos de conexão com a internet, que leva em consideração – como principal – a velocidade. Ou seja, quanto maior a banda do seu servidor, melhor será a velocidade.

Dessa forma, dial-up – internet discada – que possui como característica o uso de linhas telefônicas para conexão com a web. Já as de banda larga não estão sujeitas a necessidade de uso de cabos ou fios, sendo fornecida por modem, via satélite ou ethernet.

É importante salientar que a conexão de banda larga sempre estará ligada, já a velocidade pode variar de acordo com uma infinidade de fatores, como problemas com o roteador, por exemplo!

Quais são os tipos de provedores?

Assim, como nos tipos banda, existem também dois tipos de provedores nomeados por: provedores de acesso à internet e provedores de hospedagem na internet. Cada um deles possui certas especificidades, que podem ser determinantes no momento da escolha, já que é necessário considerar qual a real necessidade do empresário ao procurar o serviço.

Dessa forma, um provedor de acesso à internet é aquele que disponibiliza acesso à web fazendo uso de recursos tecnológicos em transmissão. O carro chefe da proposta é a estabilidade na rede. Basicamente, esse tipo de provedor atua como uma ponte entre usuário e web, já que permite às pessoas o acesso mediante a contratação de pacotes e planos.

Contrapartida, os provedores de hospedagem na internet são aqueles que trabalham para hospedar sites e blogs, por exemplo. Nessa opção, você contrata uma empresa que fornece o serviço e ela cuidará do armazenamento de dados em servidores – estruturas físicas – remotos.

Ah, com elas também é possível ter acesso a plataformas prontas, com possibilidade de edição – de acordo com o contexto do cliente. Um ótimo exemplo é o WordPress, que oportuniza criação de sites e blogs, ou o YouTube, que oportuniza a hospedagem de vídeos.

Pronto, agora que você já compreendeu a parte técnica que permeia um provedor de internet, pode focar seus esforços em compreender como escolher o melhor pode impulsionar um atendimento mais eficiente com seus clientes! Acompanhe na sequência!

Como o provedor pode melhorar meu atendimento com o cliente?

Ficou evidente que ter um bom provedor é essencial para manter um bom padrão de atendimento, concorda? Além disso, se você deseja oferecer seus serviços por meio de um e-commerce, por exemplo, é extremamente necessário que seu provedor seja capaz de suportar a plataforma com desenvoltura, bem como fazer o armazenamento dos dados de maneira segura e sem falhas.

Envio de e-mails, telefonemas e disponibilização de informações por blog e site são outros fatores que precisam de atenção ao escolher o seu provedor, afinal de contas, esses poucos exemplos já demonstram como um bom modelo é essencial, se seu objetivo for ter um laço de confiança e prestígio com seus clientes!

Agregar a isso boas práticas de gestão podem te colocar à frente dos concorrentes! Assim, além de escolher o melhor exemplar é preciso que haja um certo engajamento e treino de sua equipe de funcionários, bem como adoção de práticas mais promissoras, para evidenciar que seu produto ou serviço possui um diferencial.

Como já falamos, mesmo que você ofereça um produto de altissima qualidade ou um serviço super necessário, se o seu cliente não se sentir bem acolhido e informado, a tendência é que ele desista da sua empresa e procure outra – talvez até mesmo com valor mais alto – justamente por julgar o atendimento de baixa qualidade.

Aqui no blog da ibyte nós temos um conteúdo que pode nortear você para uma escolha assertiva. Leia nosso post sobre o que as grandes empresas estão considerando ao escolher um bom provedor de internet. Dê um pulinho lá e confira!

Dessa forma, nós separamos para você 6 dicas de como unir ao servidor de internet – que você escolheu ou irá escolher – atitudes de gestão que fazem a diferença no contato com o cliente e pode agregar ainda mais valor a imagem do seu negócio. Quer saber quais são elas? Continue a leitura logo abaixo.

Atendimento ao cliente no provedor de internet: 6 dicas para melhorar!

Para oferecer o melhor atendimento ao seu clientes é preciso atenção ao escolher o provedor de internet ideal, isso ficou bem claro, concorda? Contudo, além disso, existem outras práticas que podem ser adotadas para garantir ainda mais eficiência no serviço, como um atendimento personalizado e um pós-venda humanizado.

Quer saber mais? Vem conferir com a ibyte as outras dicas que nosso time de especialistas elaborou com carinho, atenção e conhecimento, para que você e sua empresa tenham sucesso e sejam reconhecidos por um atendimento realmente impecável.

1 – Comunicação humanizada

Comunicação humanizada significa estabelecer um contato com seu cliente que realmente esteja embasado em empatia e colaboração mútua, mas acima de tudo que trate-o como um ser – por trás de uma tela ou telefone – que sente e pensa.

Por isso, muitas empresas têm deixado de lado, por exemplo, aquela prática bastante comum de fazer uso de mensagens automáticas, e tentado elaborar gravações – quando não há outra solução – com uma voz mais humana e acolhedora.

O ideal é que você invista em pessoas, afinal, mesmo diante de tanta tecnologia, tem situações que é impossível substituir o contato humano, concorda? Caso você já tenha um time de atendimento, trabalhe de maneira alinhada para que o atendimento não fique o robótico e mecânico.

2 – Treinamento de colaboradores

Essa dica está completamente alinhada à anterior. Na verdade, todas aqui possuem certa relação umas com as outras, já que não se trata de adotar somente uma delas, mas sim usá-las juntas, pois assim será possível realmente fortalecer seu atendimento com o cliente.

Conseguir com que nossos clientes sintam-se confortáveis e bem atendidos requer também que sua equipe seja treinada para tal. Dessa forma, fornecer treinamentos especializados para que seus funcionários tenham condições de atender a todos de forma justa e cuidadosa é o primeiro passo.

Assim, vale a pena também, alinhar com o gestor responsável pelo time de atendimento, um certo padrão de qualidade e motivá-los diariamente. Há empresas que motivam os funcionários dando premiações e bônus, o que tem mostrado ter um ótimo impacto de desempenho.

3 – Defina o “tom” da sua empresa

O que significa definir o “tom” da empresa? Essa dica tem muito a ver com a linguagem que é usada para atender seus clientes. Há empresários que preferem o formal, que demonstra uma certa imparcialidade e formalidade. Outros gostam de personalizar o serviço, usando um tom mais convidativo e próximo, o que tem se mostrado cada vez mais eficiente.

Assim, alinhar entre todos os seus funcionários a maneira como eles se comunicam com o cliente é muito importante, pois assim é possível determinar um padrão. Esse estilo também precisa ser visto nas suas redes sociais, sites e blogs, o que nos leva para o próximo passo.

4 – Seja encontrável

Seja encontrável é o mesmo que “esteja disponível”. Seu cliente precisa ter acesso fácil a você. Por isso, estar em todos os canais disponíveis pode ser um diferencial, já que assim ele terá mais possibilidades de tirar possíveis dúvidas ou até mesmo solicitar um orçamento.

Uma ferramenta super legal e que você pode deixar disponível no próprio site da empresa é o chat. Claro que, nesse caso, torna-se ainda mais imprescindível que seu servidor de internet seja realmente forte, já que ele será o responsável por garantir que esse canal esteja disponível e sem falhas de comunicação.

5 – Tenha o cliente como aliado

Ter o cliente como aliado não é algo acessório, mas sim um fator essencial. Por isso, tratá-lo com respeito e dignidade é a base principal para tê-lo sempre ao seu lado. Ademais, é possível investir em práticas para mantê-lo sempre lembrando dos seus produtos ou serviços.

Um ótimo exemplo de ferramenta para mantê-lo pertinho são os e-mails marketing. Eles também funcionam como um sistema de comunicação com seu consumidor. Por ele, é possível disponibilizar descontos, informar sobre campanhas, além de fornecer inúmeros dados para campanhas de vendas que sejam mais interessantes e otimizadas.

6 – Invista em um pós-venda eficiente

Eis que chegamos na dica final, porém super necessária. Investir em um pós-venda eficiente é trabalhar para que seu cliente, mesmo após algum tempo sem comprar com você ou solicitar seus serviços, lembre-se como foi bem atendido e faça indicações para conhecidos.

Existem diversas formas de conseguir isso. A mais comum delas ainda é por meio de ligação telefônica, porém esse tipo de serviço tem caído em desuso, considerando que as pessoas têm deixado de efetuar ligações.

No entanto, você pode investir em um sistema mais tecnológico, enviando para o e-mail do cliente um botão para que ele faça uma avaliação do produto – ou serviço – e atendimento. Porém, esse tipo de ferramenta só é possível com eficácia se o seu provedor realmente comportar a estratégia.

Adotar boas práticas de atendimento ao cliente, unindo-as a um provedor de internet que realmente te dê suporte e não dores de cabeça é um ponto fundamental no processo de construção de uma boa reputação com o consumidor. Por isso, informe-se sempre e procure equipar-se com tecnologias que sejam adequadas ao contexto do seu negócio.

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no site da iIbyte nós sempre estamos postando texto interessantes sobre o mundo empresarial. Continue aprendendo conosco e aproveite para ler nosso material sobre a importância do mix de produtos para provedores de internet.

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