Você, empreendedor de pequeno e médio porte, já pensou em entrar em um mercado que possui previsão de movimentar mais de US$ 200 bilhões somente no ano de 2023?
Segundo a consultoria da Newzoo, que pode ser verificada abaixo, este é o cenário da indústria global de games, o qual pode ser lucrativo para empreendedores por meio das tendências que envolvem o Cyber Café.
A partir da leitura a seguir, você entenderá o que é, quais as tendências, como faturar com elas e, principalmente, como dar os primeiros passos neste mercado promissor.
O que é Cyber Café?
Antes de falarmos sobre o mercado de Cyber Café, é importante que você entenda bem o que é. Trata-se de estabelecimentos que fornecem acesso a computadores com Internet, além de outros dispositivos, como:
- impressoras;
- scanners;
- consoles de jogos.
Conheça as tendências do mercado de Cyber Café para 2023
Entender as tendências relacionadas ao Cyber Café é imprescindível para você saber como direcionar o seu negócio de acordo com o tipo de cliente ideal.
Coworking
Os espaços de trabalho compartilhados em que a empresa fornece salas, equipamentos e conexão continuam sendo bastante procurados, por conta da flexibilização dos modelos de trabalho.
Para complementar, você também pode investir no oferecimento de lanches, bebidas e até mesmo refeições.
Espaços para jogos
Como você viu no início da leitura, o mercado de jogos é um dos que mais cresce. Além disso, muitos Cyber Cafés passaram a focar nesse público mais jovem que busca qualidade de equipamentos, como computadores, teclados, e também de internet.
O espaço compartilhado se torna uma oportunidade de atrair pessoas que querem jogar por diversão e até mesmo profissionais da áreas que desejam um espaço confortável para se aperfeiçoar.
Com previsão de crescimento consistente para os próximos anos, o mercado de jogos eletrônicos é considerado o mais lucrativo. Não somente no meio online, mas também através das oportunidades de empreender em espaços físicos atrativos, como o Cyber Café.
Como abrir um Cyber Café: confira dicas práticas
Após avaliar o objetivo e segmento, é hora de colocar em prática a ideia de otimizar o espaço do seu Cyber Café, ou até mesmo, abrir como negócio! Para isso, atente-se a:
1- Tamanho e equipamentos para cyber café:
Fique atento à localização do estabelecimento, isso é importante para entender qual o fluxo de pessoas, os horários de maior movimento. Outro ponto é: será um pequeno cyber café ou um espaço maior? Precisará de quais e quantos equipamentos?
- Computadores tradicionais ou gamers;
- Acessórios, como fones de ouvido;
- Teclados;
- Equipamentos de energia;
- Cadeiras.
2- Diferencial de negócio
A conexão e o espaço físico podem não ser suficientes para conquistar seus clientes. O ideal é que você invista em diferenciais, ou seja, o oferecimento de serviços e/ou produtos complementares. Por exemplo, disponibilize carregadores de celulares aos clientes enquanto utilizam o espaço para trabalhar ou jogar.
3- Licenças de software
Mais uma questão importante é garantir que todos os seus computadores estejam equipados com o software licenciado. Isso garantirá rápido acesso para os clientes, aumentando a satisfação com o serviço prestado.
Para evitar pagamentos em atraso e multas, a nossa dica é incluir esta despesa na administração do cyber café, que o ajudará a controlar o processo de pagamento de licenças e taxas.
Esperamos que este conteúdo seja útil para expandir seu negócio em 2023. Como dica bônus, convidamos você a conhecer os produtos do Ibyte Atacado, seu distribuidor de eletrônicos online. Acesse aqui e confira produtos com condições especiais para potencializar seu futuro Cyber Café!