A ideia de sazonalidade nas vendas é basicamente quando a demanda cresce ou diminui de acordo com fatores externos. Por um lado, tais acontecimentos são a chance que muitos esperam para solidificar seu negócio e aumentar as vendas. Mas atenção: a sazonalidade negativa também deve ser observada a fim de minimizar – e até neutralizar – seus impactos.
Quer saber como fazer isso? Então, continue acompanhando tudo que a Ibyte preparou para você aproveitar a sazonalidade de vendas em seu negócio. Lembrando que, tanto as grandes empresas quanto aquelas que estão começando agora, devem ficar de olho nesse fator de mercado, confira!
O que é a sazonalidade nas vendas?
Como o próprio termo já explicita, sazonalidade de vendas é quando há uma variação fora do comum em uma determinada época do ano. Não é apenas a diferença entre um dia mais agitado e talvez as datas mais próximas do fim do mês, mas uma diferença gritante na margem de buscas e pedidos.
Tudo isso pode contribuir de forma positiva ou negativa para um negócio. Se uma indústria de roupas deixa para reabastecer seu estoque de tecido amarelo muito perto da copa do mundo, pode ser bem mais difícil encontrar um fornecedor disponível. Já os supermercados, quando vêem grandes datas comemorativas se aproximando, precisam contratar funcionários temporários.
Tudo isso reflete na retenção de clientes em potencial e na formação de laços com os já conquistados. Um bom planejamento aliado a atitudes no tempo é a chave para se obter os melhores resultados com a sazonalidade das vendas!
Como lidar com a sazonalidade nas vendas?
Como já dissemos anteriormente, a sazonalidade é uma ótima oportunidade para dar aquele “up” nas vendas e retirar a empresa de qualquer tipo de estagnação. Seus efeitos negativos também devem ser acompanhados para não haver surpresas. Confira as dicas que preparamos na sequência e otimize sua estratégia:
1 – Saiba qual é a sazonalidade do seu negócio
O primeiro passo para se preparar para a sazonalidade é descobrir quando ela acontece e por qual motivo. Realize uma análise cuidadosa dos últimos 12 meses, observando fatores como receita, tráfego e procura para entender quais meses mais aumentaram ou diminuíram. Em seguida, veja o que aconteceu de diferente nos meses com maior diferença.
Caso sua empresa seja recente, ainda é possível analisar a concorrência para se ter uma visão do mercado. As ferramentas de análise podem ser grandes aliadas nesse momento, ainda mais para os e-commerces. Com todas essas informações em mãos você já poderá se preparar para as datas comerciais com mais assertividade.
2 – Avalie se sua estrutura atual é suficiente
Lembre-se de que as vendas em períodos de sazonalidade positivos tendem a aumentar de forma diferenciada. Dessa forma, é preciso estar atento para não deixar nenhum cliente sem o produto. A gestão do quadro de funcionários é mais um fator essencial nesse momento.
Aqui, não estamos falando apenas daqueles ligados aos processos de venda e logística, mas também aos gestores e supervisores que devem garantir a eficiência da operação. Uma gestão cuidadosa é ainda mais importante quando a demanda aumenta de forma considerável, o que impacta todos os outros setores.
Mais um ponto que deve ser observado é a projeção correta dessa sazonalidade. Caso o planejamento não seja feito com base em dados verídicos, pode haver um aumento descomunal no estoque que não é nem um pouco interessante. Resultado? Investimento sem retorno.
3 – Utilize o marketing a seu favor
As promoções são ideais para captar novos clientes e se aproximar dos antigos, como a promoção nos dias das mães. Mas de nada adianta se não for bem divulgada nos canais certos e com antecedência. Podemos citar as redes sociais como os melhores espaços para essa divulgação nos últimos anos. Eis algumas dicas para obter ótimos resultados nesses espaços:
- Defina seu público;
- Saiba em qual rede ele se encontra;
- Tenha uma linguagem adequada com a estratégia;
- Cumpra o que está prometendo.
Esse último ponto deve ser bem observado na aplicação da estratégia nas redes sociais. Não estamos falando apenas de cumprir o prometido, mas mostrar que cumpriu. Assim você garante a integridade do seu negócio em um espaço tão importante e não abre margem para más interpretações!
Como diminuir a sazonalidade negativa?
Agora vamos falar sobre o aspecto menos interessante da sazonalidade, mas que também deve estar no seu radar: a sazonalidade negativa. Esse é um período em que as vendas estão em baixa e a procura por seu produto é a menor em todo ano. Um bom exemplo dessa sazonalidade pode ser visto em lojas de roupa para eventos formais.
Os meses que sucedem Janeiro são os que registram menor quantidade de casamento, por exemplo. Ainda assim, a quantidade de formaturas está em alta durante o período. Mas o que fazer quando meio do ano chega e a sazonalidade negativa bate à porta? O primeiro passo é aproveitar os períodos de alta com boas estratégias.
No exemplo que estamos utilizando, uma estratégia para cativar o cliente fará com que ele se lembre da loja quando surgir algum evento em sua agenda. Promoções e concursos também são ótimas ações para fortalecer as vendas em queda. Alguns negócios podem optar ainda pela criação de planos anuais para minimizar os impactos da sazonalidade.
Com a criação de um plano eficiente e com prazo hábil é possível aproveitar o aumento nas buscas e não sofrer com a queda. A tecnologia deve estar presente em seus planos, visto que ela oferece vantagens únicas e que podem te posicionar à frente da concorrência. Confira nosso post sobre softwares de inteligência artificial para entender melhor.
Te vejo lá em!
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